Presidente do STF fará visita de comarca em Cruzeiro do Sul

A presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministra Rosa Weber, fará visita institucional á Comarca de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na próxima terça-feira, 21. Ela será recepcionada pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, de quem receberá o Colar do Mérito Judiciário, a maior honraria da Justiça do Acre.
As outras atividades da agenda da ministra em Cruzeiro do Sul não foram divulgada. Depois do Acre, Weber, deverá seguir para Tabatinga, no Amazonas.
De acordo com o chefe da Casa Civil do governo, Jonathan Donadoni, o governador Gladson Cameli, não deverá participar do evento.
A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Acre, não confirmou a agenda da ministra Rosa Weber no interior do Acre. Mas afirma que a presidente do Tribunal de Justiça do Acre , desembargadora Regina Ferrari, estará em Cruzeiro do Sul para a primeira visita desde que assumiu titularidade do judiciário acreano, onde ficará na segunda e terça-feira, 21.
Em 2018, a então presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, também cumpriu agenda em Cruzeiro do Sul e em seguida ,foi para Tabatinga. Conheceu a primeira Vara de Proteção à Mulher em Situação de Risco da região e ouviu relatos de dez desembargadores e juízes do Acre sobre o crescimento da violência no Estado e como consequência, o aumento da população carcerária. Á época, ela deu declarações, que receberam protestos em Carta Aberta, do ex governador Sebastião Viana.
Agora a ministra Cármen Lúcia, será a relatora da ação de reclamação constitucional movida por advogados de alvos da Operação Ptolomeu, que teve a sua terceira fase desencadeada na semana passada, envolvendo o governador Gladson Cameli.
Atual cenário
O cenário encontrado pela atual presidente do STF, Rosa Weber não será diferente do que viu Carmem Lúcia, com relação ao aumento do crescimento da violência no Acre. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Brasiléia e Cruzeiro do Sul, a guerra entre facções pelo controle de território, explodiu e os homicídios se multiplicam. A disputa é pelo comando da fronteira com os países produtores de cocaína e maconha, como Peru e Bolívia.

Nesta quarta-feira, 29, um homem de 39 anos foi preso em flagrante na casa dele em Cruzeiro do Sul com um revólver. Segundo a Polícia Civil , a ação seria para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, mas o homem, que seria conhecidamente traficante, foi preso em flagrante pelo porte ilegal da arma. Não foram encontradas drogas no local.
Ele, que não teve o nome divulgado, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, em Cruzeiro do Sul, juntamente com o material apreendido para as providências legais.
A ação ocorreu em cumprimento à operação Hórus, Programa Guardiões das Fronteiras, que visa combater os crimes transfronteiriços.

Dois homens foram presos e 70 quilos de cocaína e maconha foram apreendidos pelas polícias Federal e Militar de Cruzeiro do Sul e o Gefron, nesta terça-feira, 28, no Rio Juruá, próximo ao município de Rodrigues Alves.
A ação aconteceu durante patrulhamento fluvial no Rio. Durante abordagem a uma embarcação suspeita que navegava próximo ao município de Rodrigues Alves, os policiais viram dois homens conduzindo uma embarcação de alumínio, que passaram a agir de modo suspeito. Durante a abordagem encontraram 44 quilos de cocaína e de 25 quilos de maconha, escondidos dentro dos bancos da embarcação.
Os homens foram presos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, junto com a embarcação e as drogas, para os procedimentos legais cabíveis. Os nomes não foram divulgados.
VEJA VÍDEO:

No município de Marechal Thaumaturgo, na fronteira com o Peru, as fortes chuvas dos últimos dias, tem causado problemas de desbarrancamento em alguns pontos da cidade. A Defesa Civil monitora as áreas.
Na manhã desta terça-feira, 28, na Rua Francisco Bezerra, na Baixada da Rial, três casas foram abaixo e os moradores tiveram que deixar o local. A prefeita em exercício Rosimeire lima, garantiu suporte às famílias.
“As famílias serão levadas para imóveis de aluguel social até que a situação tenha solução definitiva. Seguimos monitorando as áreas de risco”, concluiu ela.

O futebol feminino na região do Vale do Juruá, tem uma atração a mais: uma freira da Congregação das irmãs Dominicanas de Santa Maria Madalena, nascida em Porto Walter, que joga futebol desde criança. Agora, com 23 anos, a freira Isabela da Cunha Ribeiro, vive em Rodrigues Alves e joga futebol no time Jovem Missionárias – JM, da Paróquia São José, e é a artilheira da equipe.
“Jogo desde criança. Gosto demais e vejo o esporte como algo que faz parte da minha vida. Em 2015 joguei nos jogos escolares e depois também na seleção feminina do município de Porto Walter”, destaca.
Isabela, que é atacante, na noite desta segunda-feira, 28, na quadra poliesportiva do município fez 2 dos 5 gols do time dela em uma competição beneficente contra a Escolinha Solidária Auto Peças Neto.
“Conseguimos a vitória de 5 a 1 para o nosso time. Foi ótimo!”, comemorou ela, que já havia feito sucesso nos jogos do Novenário de São José na semana passada.
E o exemplo da irmã Isabela no futebol já é seguido por outras jovens que se preparam para a vida religiosa. “Na minha companhia também participam jogando, 5 formandas que estão se preparando para a vida religiosa”, pontua.
Ela afirma não enfrentar preconceitos por ser mulher e freira no futebol. “Na verdade é novidade aqui em nosso município, porém as pessoas me incentivam”, concluiu a freira artilheira.
VEJA A FREIRA JOGANDO:
-
atingidos pela enchente na capital
Bocalom anuncia PL que deve destinar R$ 10 milhões para famílias e comerciantes
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
Notícias
Na China, diretoria da Frisacre diz que Acre deve entrar no mapa da Exportação com ajuda de Jorge Viana
-
RODOU O MUNDO
Atriz americana compartilha vídeo de resgate em alagação no Acre
-
POUCA GRANA
Cheia no Acre : Governo Lula só repassa R$ 1,4 milhão para custear necessidades básicas
-
COMOÇÃO NACIONAL
Cantor João Gomes faz apelo por ajuda ao Acre devido às enchentes
-
Na rede
No Acre, criança de 4 anos morre afogada durante batismo de igreja
-
Acre
Diversão em lanchas no Rio Acre revolta empresária da capital