Conecte-se agora

Acre tem maior alta na devastação da Amazônia em fevereiro

Publicado

em

Após uma queda em janeiro, o desmatamento na Amazônia voltou a crescer em fevereiro. Conforme dados do Imazon, foram derrubados 325 km² de floresta no mês passado. Apesar de apresentarem áreas desmatadas menores do que outros estados, por serem o 7º e 8º em extensão territorial na Amazônia, Roraima e Acre apresentaram altas superiores a 100% no desmatamento em fevereiro.

No Acre, a derrubada passou de 3 km² em fevereiro de 2022 para 7 km² no mês passado, um crescimento de 133%, a maior alta entre os Estados.

A destruição avançou pela metade leste, inclusive dentro da Resex Chico Mendes. Esse território protegido foi a terceira unidade de conservação mais desmatada da Amazônia, com uma área devastada equivalente a 40 campos de futebol.

Com isso, o acumulado do ano ficou como o segundo maior desde 2008, atrás apenas de 2022. Em janeiro e fevereiro deste ano, a Amazônia perdeu 523 km² de floresta, o equivalente a quase 900 campos de futebol por dia.

SAD Janeiro e Fevereiro 2008 a 2023 – Desmatamento na Amazônia cresce 7% e tem o pior fevereiro em 16 anos

Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon, o pesquisador Carlos Souza Jr. afirma que esse aumento evidencia a necessidade das políticas de combate ao desmatamento anunciadas pelo governo federal serem colocadas em prática de forma urgente e em parceria com os estados nas florestas sob maior risco de derrubada. “Através da ciência e da tecnologia, inclusive da inteligência artificial, conseguimos identificar em cada estado quais são as áreas sob maior ameaça de devastação e disponibilizamos essas informações à toda a sociedade por meio do site da plataforma PrevisIA. Os governos podem intensificar e direcionar os esforços de fiscalização para salvar essas florestas”, explica.

Quase metade (48%) do desmatamento registrado em fevereiro ocorreu apenas em Mato Grosso. No estado, a destruição passou de 96 km² em fevereiro de 2022 para 157 km² no mesmo mês de 2023, um aumento de 64%. Com isso, Mato Grosso ficou pelo segundo mês consecutivo no topo do ranking de devastação entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal. (Com Imazon).

Acesse os dados do SAD do Imazon: https://imazon.org.br/publicacoes/sistema-de-alerta-de-desmatamento-sad-fevereiro-de-2023/

Acre

Enchente causa erosão de quase 200 metros em bairro de Tarauacá

Publicado

em

O bairro do Triângulo, em Tarauacá, tem sofrido com a erosão causada pelo Rio Tarauacá e perdeu quase 200 metros de barranco, de acordo com imagens de satélite.

O rio Tarauacá, que nos últimos 3 meses transbordou cinco vezes, tem cooperado para quebra do barranco no bairro do Triângulo, que há décadas sofre com a ação humana. Sem a conservação do solo – assim como barreiras e coberturas de plantas – a estrutura acaba cedendo à força da correnteza.

De acordo com o Gerente Administrativo da Defesa Civil de Tarauacá, Daniel Silva, o problema deve continuar causando transtornos a longo prazo. “O rio quebra o barranco e causa um aterramento dentro das águas, então o rio vai ficando mais raso”, diz.

Imagens de satélite confirmam o avanço do rio no bairro Triângulo. Em comparação com 2004, imagens de satélite de 2022 já mostram que o rio Tarauacá avançou 180 metros em direção à rua R. Lopes Gonçalves. “O que podemos fazer é mudar o curso do rio ou fazermos uma orla, mas isso exige estudos complexos”, disse Daniel Silva.

Continuar lendo

Acre

Em Xapuri, Rio Acre ameaça tomar a rua principal do comércio

Publicado

em

Com 15,36 na manhã desta quarta-feira, 29, o Rio Acre se aproxima da cota da enchente de 2012 e já ameaça tomar a via principal do comércio, a Rua 6 de Agosto.

Pontos muito frequentados da região central da cidade, como os tradicionais Forró do Juvenal e o Bar do Severino, já foram tomados pelas águas.

Também pela manhã, um carro forte e um guincho estacionados em frente ao posto do Banco do Brasil na cidade indicavam a iminência da retirada de valores e equipamentos.

A ponte sobre o Igarapé Santa Rosa, que liga o centro da cidade ao bairro Braga Sobrinho, também conhecido como Bolívia, foi completamente encoberta deixando a comunidade isolada.

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o rio deve continuar subindo pelas próximas horas e a marca da enchente histórica de 2012, que foi de 15,57 metros, deve ser superada neste ano.

Continuar lendo

Acre

Com cheia do rio, taxistas temem perder ponto na Gameleira

Publicado

em

Há quatro anos, o taxista Adalto Pereira, possui um ponto localizado no Calçadão da Gameleira, no Centro Histórico da capital acreana.

O trabalhador teme agora perder a área de embarque de muitos de seus passageiros que partem para vários municípios do Estado, devido o transbordamento do Rio Acre.

O manancial atualmente atingiu 17,02 metros, ultrapassando muito a cota designada para a situação, que é de 14 metros, trazendo diversos prejuízos e preocupação para a cidade.

Segundo o motorista de 42 anos, esta é a primeira vez, em todo o tempo que atua na profissão, que vê algo dessa magnitude acontecendo na região.

“É preocupante, porque cada dia que passa as águas estão chegando mais perto e nós taxistas precisamos desse ponto aqui. Isso nos preocupa muito. Que Deus tenha misericórdia e tome de conta de todos nós”, destacou.

Desde o fim da tarde da última terça-feira, 28, as águas do Rio Acre já davam sinal de transbordamento na Gameleira. Mesmo com o agravante da situação, o local se tornou ponto de atração para a população.

Continuar lendo

Acre

Socorro Neri é eleita vice-presidente da Comissão de Educação

Publicado

em

A escolha foi feita a partir de indicação do Partido Progressistas e acatada pelos demais parlamentares

A deputada federal do Acre, Socorro Neri, foi eleita nesta quarta-feira, 29, como a primeira vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. A parlamentar foi indicada pelo seu partido, Progressistas, por meio do líder André Fufuca, e teve sua eleição aprovada pelos demais deputados.

Ao seu lado, preside a mesa o deputado Moses Rodrigues (União – CE), o segundo vice-presidente, Rafael Brito (MDB – AL), e o terceiro, Diego Garcia (Republicanos – PR).

Durante discurso, Socorro Neri destacou quais são as agendas que precisam ser debatidas de forma prioritária, para as soluções que a educação brasileira hoje requer: “Temos aqui com urgência, no meu ponto de vista, a questão do Novo Ensino Médio, a atualização do FUNDEB que deve ser feita ainda neste ano, o Sistema Nacional de Educação, o Piso Nacional dos Professores, e a revisão do Plano Nacional de Educação, dentre outras questões fundamentais”, pontuou.

Perfil

Socorro Neri é formada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi vice-reitora e pró-reitora de Graduação na Universidade Federal do Acre (UFAC). Também atuou no Sistema de Educação Básica, como secretária de Educação do Acre.

Em um curto período de 2 anos e 8 meses, após assumir a titularidade e se tornar a primeira prefeita de Rio Branco, conseguiu elevar o IDEB do município para a segunda posição entre as capitais brasileiras e efetivou em 100% o quadro de professores.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas