Conecte-se agora

Governo deve distribuir 20 mil CNHs sociais até 2026, revela presidente do Detran

Publicado

em

A presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), sargento Taynara Martins, foi a convidada nesta terça-feira, 7, do Programa Bar do Vaz, e deu detalhes do projeto do governo do estado que concederá 5 mil vagas da carteira nacional de habilitação a pessoas de baixa renda, tanto na zona urbana quanto rural de todo o estado em 2023.

Martins destacou que o programa oferece gratuidade em todo o processo de primeira habilitação de motorista, assim como para adição e mudança de categoria para quem já é habilitado. A gestora destacou que caso as pessoas não consigam obter êxito em passar na prova de primeira, ainda terá mais duas chances. “Sobre quem não passa de primeira, tem direito a três retestes. O desafio dos 100 dias o governador Gladson Cameli lançou 5 vagas somente esse ano e cerca de 20 mil estão previstas para os próximos anos, 5 mil em 2024, 5 mil em 2025 e 5 mil em 2026”, explicou.

A CNH Social é direcionada a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, além de moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Taynara contou também que o projeto é uma referência aos outros estados da federação. “Muitos estados estão nos procurando para saber do projeto. O critério para a CNH principal é a pessoa ser de baixa renda, saber ler e escrever”, comentou.

Ainda sobre o programa, a presidente salientou que as pessoas que não sabem ler e escrever participam de um projeto de alfabetização que facilita na hora de adquirir a habilitação. “Temos também o programa onde a gente ensina as pessoas que têm dificuldade até a pessoa aprender. As pessoas que são de baixa renda ainda podem escolher a Auto Escola mais próxima de sua residência”, disse.

A mandatária do Detran lamentou o alto índice de acidentes de trânsito no Acre. Segundo ela, boa parte é por negligência dos condutores. “90% dos acidentes de trânsito ocorrem por negligência, ontem, eu estava no carro e uma mulher estava ao celular. Quando uma pessoa utiliza seu veículo, elas têm que ter consciência de que outras pessoas estão transitando. O número de acidentes com motociclistas é muito alto e o excesso de velocidade é uma das causas”, ressaltou.

A gestora do Detran citou sobre as blitz fiscalizadoras na cidade, reforçando que elas são rotineiras e ajudam a salvar vidas. “As fiscalizações nunca pararam e não vamos parar por ser uma forma de preservar vidas”, pontuou.

Sendo o Acre um estado onde se registra muitos acidentes, Martins lembrou que o órgão já disponibilizou mais de R$ 85 milhões para ações de saúde e segurança. “Os hospitais estão cheios de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Uma pessoa custa em média R$ 14 mil ao poder público. A gestão Gladson Cameli pensa nas pessoas. Nós investimos muito nos últimos anos “, garantiu.

Assista o programa na integra: 

video
play-rounded-fill

Acre

Enchente causa erosão de quase 200 metros em bairro de Tarauacá

Publicado

em

O bairro do Triângulo, em Tarauacá, tem sofrido com a erosão causada pelo Rio Tarauacá e perdeu quase 200 metros de barranco, de acordo com imagens de satélite.

O rio Tarauacá, que nos últimos 3 meses transbordou cinco vezes, tem cooperado para quebra do barranco no bairro do Triângulo, que há décadas sofre com a ação humana. Sem a conservação do solo – assim como barreiras e coberturas de plantas – a estrutura acaba cedendo à força da correnteza.

De acordo com o Gerente Administrativo da Defesa Civil de Tarauacá, Daniel Silva, o problema deve continuar causando transtornos a longo prazo. “O rio quebra o barranco e causa um aterramento dentro das águas, então o rio vai ficando mais raso”, diz.

Imagens de satélite confirmam o avanço do rio no bairro Triângulo. Em comparação com 2004, imagens de satélite de 2022 já mostram que o rio Tarauacá avançou 180 metros em direção à rua R. Lopes Gonçalves. “O que podemos fazer é mudar o curso do rio ou fazermos uma orla, mas isso exige estudos complexos”, disse Daniel Silva.

Continuar lendo

Acre

Em Xapuri, Rio Acre ameaça tomar a rua principal do comércio

Publicado

em

Com 15,36 na manhã desta quarta-feira, 29, o Rio Acre se aproxima da cota da enchente de 2012 e já ameaça tomar a via principal do comércio, a Rua 6 de Agosto.

Pontos muito frequentados da região central da cidade, como os tradicionais Forró do Juvenal e o Bar do Severino, já foram tomados pelas águas.

Também pela manhã, um carro forte e um guincho estacionados em frente ao posto do Banco do Brasil na cidade indicavam a iminência da retirada de valores e equipamentos.

A ponte sobre o Igarapé Santa Rosa, que liga o centro da cidade ao bairro Braga Sobrinho, também conhecido como Bolívia, foi completamente encoberta deixando a comunidade isolada.

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o rio deve continuar subindo pelas próximas horas e a marca da enchente histórica de 2012, que foi de 15,57 metros, deve ser superada neste ano.

Continuar lendo

Acre

Com cheia do rio, taxistas temem perder ponto na Gameleira

Publicado

em

Há quatro anos, o taxista Adalto Pereira, possui um ponto localizado no Calçadão da Gameleira, no Centro Histórico da capital acreana.

O trabalhador teme agora perder a área de embarque de muitos de seus passageiros que partem para vários municípios do Estado, devido o transbordamento do Rio Acre.

O manancial atualmente atingiu 17,02 metros, ultrapassando muito a cota designada para a situação, que é de 14 metros, trazendo diversos prejuízos e preocupação para a cidade.

Segundo o motorista de 42 anos, esta é a primeira vez, em todo o tempo que atua na profissão, que vê algo dessa magnitude acontecendo na região.

“É preocupante, porque cada dia que passa as águas estão chegando mais perto e nós taxistas precisamos desse ponto aqui. Isso nos preocupa muito. Que Deus tenha misericórdia e tome de conta de todos nós”, destacou.

Desde o fim da tarde da última terça-feira, 28, as águas do Rio Acre já davam sinal de transbordamento na Gameleira. Mesmo com o agravante da situação, o local se tornou ponto de atração para a população.

Continuar lendo

Acre

Socorro Neri é eleita vice-presidente da Comissão de Educação

Publicado

em

A escolha foi feita a partir de indicação do Partido Progressistas e acatada pelos demais parlamentares

A deputada federal do Acre, Socorro Neri, foi eleita nesta quarta-feira, 29, como a primeira vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. A parlamentar foi indicada pelo seu partido, Progressistas, por meio do líder André Fufuca, e teve sua eleição aprovada pelos demais deputados.

Ao seu lado, preside a mesa o deputado Moses Rodrigues (União – CE), o segundo vice-presidente, Rafael Brito (MDB – AL), e o terceiro, Diego Garcia (Republicanos – PR).

Durante discurso, Socorro Neri destacou quais são as agendas que precisam ser debatidas de forma prioritária, para as soluções que a educação brasileira hoje requer: “Temos aqui com urgência, no meu ponto de vista, a questão do Novo Ensino Médio, a atualização do FUNDEB que deve ser feita ainda neste ano, o Sistema Nacional de Educação, o Piso Nacional dos Professores, e a revisão do Plano Nacional de Educação, dentre outras questões fundamentais”, pontuou.

Perfil

Socorro Neri é formada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi vice-reitora e pró-reitora de Graduação na Universidade Federal do Acre (UFAC). Também atuou no Sistema de Educação Básica, como secretária de Educação do Acre.

Em um curto período de 2 anos e 8 meses, após assumir a titularidade e se tornar a primeira prefeita de Rio Branco, conseguiu elevar o IDEB do município para a segunda posição entre as capitais brasileiras e efetivou em 100% o quadro de professores.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas