Menu

Com 40 milímetros de chuva, nível do Rio Acre pode passar os 10 metros nesta segunda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do Rio Acre localizado na capital acreana chegou aos 9,76 metros nesta segunda-feira, 6, após Rio Branco receber cerca de 40 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. A informação foi repassada pela Defesa Civil do município na manhã de hoje.


De acordo com os dados, o manancial subiu quase um metro em apenas um dia devido à incidência das chuvas. Nesse domingo (5) o rio estava com 8,82 metros. A previsão ainda é de que esta segunda seja de chuvas passageiras e pontuais, conforme o portal O Tempo Aqui.


De acordo com Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital acreana, a expectativa é que o Rio Acre ultrapasse os 10 metros nas próximas 24 horas. “A expectativa é que o nível chegue a 10 metros ainda hoje e nas próximas 24 horas ultrapasse essa cota. Tivemos alterações significativas em Capixaba e Xapuri que são municípios próximos e devem influenciar aqui na capital acreana”, afirma.

Publicidade

Falcão conta ainda que fevereiro é um mês preocupante, já que em janeiro, apesar de muita chuva, a quantidade foi menor do que a esperada. “Em janeiro choveu 92% do previsto. Infelizmente, o padrão que tem ocorrido é que quando em um mês não chove 100% do esperado, no mês seguinte a quantidade de chuvas dobra. Estamos atentos, acompanhando o nível diariamente e sempre preparados para não sermos surpreendidos”, diz o coordenador da Defesa Civil.


A cota de alerta na capital acreana é de 13,50m e a cota de transbordamento é de 14m. O plano de contingência da prefeitura de Rio Branco prevê a preparação de abrigos a partir do nível do rio atingir 12m, que é quando escolas e o Parque de Exposições começam a ser preparados para receber possíveis desabrigados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido