Conecte-se agora

Iphan abre licitação para reforma da Casa de Chico Mendes

Publicado

em

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, no último dia 29 de novembro, licitação na modalidade Tomada de Preço com o objetivo de contratar empresa especializada em engenharia e arquitetura para execução de serviços emergenciais de manutenção e reforma da Casa de Chico Mendes.

O aviso foi publicado no Diário Oficial da União e a sessão pública ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 11h (horário de Brasília), na sede da Superintendência do Iphan no Acre. A Casa de Chico Mendes é o único bem tombado pelo Iphan no estado e principal atração turística da cidade onde viveu e morreu o líder sindical.

Construída em 1960, a casa foi atingida pela enchente histórica de 2015, quando ficou parcialmente submersa. No ano seguinte, recebeu reforço estrutural, substituição das madeiras, pintura nova, microdrenagem e canalização das águas pluviais e rampa de acesso para acessibilidade, segundo o Iphan.

Atualmente, a casa precisa de novas reformas, principalmente em relação aos danos à madeira, que sofre com as intempéries. O patrimônio esteve aberto à visitação pública até 2018, desde quando permanece fechado após um impasse com o governo do estado, entre outros motivos alegados pela família.

Desde então, as negociações entre representantes das áreas de cultura e patrimônio histórico do governo com os familiares do líder sindical, que envolveram até a Ong SOS Amazônia, não resultaram em sucesso. Permanecendo a casa de memórias fechada e, consequentemente, sofrendo com a ação do tempo.

Em maio passado, o filho mais novo de Chico Mendes, Sandino, se manifestou mais uma vez sobre o assunto, após ser procurado pelo ac24horas. De acordo com ele, mesmo consciente da importância histórica da casa, a família considera que cabe a ela a decisão de reabrir ou não o patrimônio à visitação pública.

Dias antes, o Ministério Público Federal (MPF) no Acre havia aberto inquérito para apurar denúncias de descaso com a estrutura da casa. Sandino negou o descaso e disse que já havia recursos disponíveis para a reforma, depois de quando as discussões sobre a reabertura da casa seriam retomadas.

Tombada pelo Iphan em 2011, a Casa de Chico Mendes virou símbolo da luta socioambientalista, pois foi onde o líder seringueiro Chico Mendes morou durante seus últimos anos de vida e o local onde foi assassinado, em 1988. A casa é composta por quatro cômodos: sala, cozinha, dois quartos e um corredor.

Acre

Lista de alunos sorteados é divulgada pelo Instituto São José

Publicado

em

O Instituto São José divulgou na última sexta-feira, 27, a lista de candidatos sorteados e em espera, para o ingresso no ano letivo de 2023.

De acordo com o cronograma da instituição, as matrículas do 1° ano iniciam dia 31 de janeiro e para o 06° ano, acontecem dia 01 de fevereiro, com atendimento das 07 às 13h.

Os pais e responsáveis dos estudantes precisam apresentar cópia legível da certidão de nascimento, RG, CPF, NIS, comprovante de residência com CEP, declaração de conclusão ou histórico de transferência e uma foto 3X4 atualizada.

As inscrições ocorreram entre os dias 5 a 10 de janeiro e o sorteio aconteceu dia 23 do mesmo mês. Veja aqui a lista completa com os nomes dos contemplados.

Confira a lista

Continuar lendo

Acre

Ministério da Educação divulga editais do Sisu, Prouni e Fies

Publicado

em

O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar o material, os estudantes participantes desses certames devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, elas terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.

Veja as datas

Sisu

Inscrições – 16 a 24 de fevereiro

Resultado – 28 de fevereiro

Prouni

Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados – 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)

Fies

Inscrições – 7 a 10 de março

Resultado – 14 de março.

Continuar lendo

Acre

À contramão do País, empresários acreanos se dizem confiantes para o ano

Publicado

em

Se no resto do País, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado no último dia 27 de janeiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o empresário do comércio não mantém boas perspectivas quanto às vendas, no Acre, o fenômeno é oposto, pelo menos segundo avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC). No Estado, o Icec mantém-se estável desde janeiro de 2022, com uma variação positiva de 0,3%, atingindo, em dezembro de 2022, 139,6 pontos percentuais.

Segundo informações divulgadas pela CNC, o Icec atingiu 119 pontos em janeiro no País, apontando queda de 3,6% descontados os efeitos sazonais, sendo a segunda consecutiva. De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, com a redução mensal de todos os indicadores, a confiança do comércio chegou ao menor nível desde abril de 2022.

Ainda de acordo com o estudo, o empresário do comércio brasileiro não está otimista em relação às vendas, o que aponta para uma redução do volume negociado e a consequente redução dos investimentos.

“A ameaça de juros elevados até, ao menos, o terceiro trimestre, impacta de forma negativa no consumo de bens que dependem de crédito, especificamente os duráveis”, explicou Garó, acrescentando que aproximadamente 60% dos empresários do comércio esperam uma piora na economia. “O que interferirá sobremaneira nas operações regulares da empresa, levando à redução de investimentos, a diminuição da mão-de-obra e pouca contratação”, disse.

Em relação ao momento econômico acreano, o indicador atingiu 116 pontos, o maior desde dezembro de 2021. “O que indica perspectivas positivas notadamente aos produtos não duráveis e elevando a perspectiva para os produtos duráveis”, disse.

Além disso, em pesquisa realizada recentemente pela Fecomércio-AC divulgada nesta sexta-feira, dia 27, os empresários do comércio acreano apresentam uma expectativa de vendas positivas para o semestre, 61% dos entrevistados. “Muito próximo do indicador de 30 de junho de 2022, quando tal expectativa era de 62% com relação ao semestre seguinte”, refletiu o assessor.

Egídio finalizou dizendo que, quanto ao momento econômico, os empresários acreanos têm uma grande expectativa com a melhora da economia, o que remete a 79% dos entrevistados, a mais alta desde 23 de junho de 2021, quando atingiu 80,2 pontos.

Continuar lendo

Acre

Treze leilões judiciais serão realizados em fevereiro no Acre

Publicado

em

O primeiro leilão do mês de fevereiro é da Vara Única de Xapuri e será realizado no dia 2. Os bens disponíveis são um prédio comercial localizado na Rua 24 de Janeiro e três terrenos urbanos, situados na mesma rua, ao lado da unidade do Sesc no município.

No dia seguinte ocorrem mais três vendas públicas das Varas Cíveis de Brasiléia e Feijó, e da 3ª Vara Cível de Rio Branco. Portanto, já é possível enviar lances para a compra de uma fazenda com 127 hectares na BR 317, uma caminhonete, uma moto e um lote de seis cavalos, 50 galinhas e 17 porcos. Em Feijó, os itens são 60 bermudas para revenda e uma caminhonete. Por fim, há um terreno em Boca do Acre.

No dia 14, encerra a oportunidade de arrematar um apartamento no Edifício Madri, no Jardim Europa de Rio Branco. Na edição n° 7.223 do Diário da Justiça Eletrônico, desta sexta-feira, 13, foi publicado o edital referente ao leilão, da Comarca de Plácido de Castro com: dois Freezers horizontal, modelo com duas portas marca Gelopar, cor branca, bem conservado, cada um avaliado em R$ 2,5 mil. O leilão ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 10h, não havendo lance igual ou superior ao valor da avaliação, um segundo leilão será realizado no dia 1 de março de 2023.

No entanto, as Varas de Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Capixaba, Rio Branco e Senador Guiomard ainda estão concluindo a organização dos lotes para arrematação, mas as datas previstas já constam no site da leiloeira: clique aqui!

Os interessados devem fazer cadastro prévio, no prazo máximo de 24h antes do leilão, no site da empresa responsável por conduzir o processo. Além disso, os lances devem ser dados através desse mesmo endereço.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.