Menu

Pesquisar
Close this search box.

Japão vira sobre Espanha, avança em primeiro do grupo e pode ficar no caminho do Brasil

DOHA, QATAR - DECEMBER 1: Kaoru Mitoma of Japan celebrates victory with Shogo Taniguchi of Japan during the World Cup match between Japan v Spain at the Khalifa International Stadium on December 1, 2022 in Doha Qatar (Photo by David S Bustamante/Soccrates/Getty Images)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Japão venceu a Espanha por 2 a 1 de virada nesta quinta-feira (1°), no estádio Internacional Khalifa, pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo. A derrota custou aos espanhóis a primeira posição da chave, que ficou com o Japão, e teria eliminado-os caso a Costa Rica vencesse a Alemanha, o que não aconteceu.


Nas oitavas de final, o Japão enfrentará a Croácia, segunda colocada do Grupo F, na próxima segunda-feira (5), no estádio Al Janoub, às 12h (de Brasília). Já a Espanha enfrenta o Marrocos, primeiro colocado do Grupo F, na terça-feira (6), no estádio Cidade da Educação, também às 12h (de Brasília).

Anúncios


O caminho da chave que estão Croácia e Japão pode ser o mesmo do Brasil, caso a Canarinho confirme a primeira colocação do Grupo G na sexta-feira (2), diante de Camarões. Nesse cenário, o vencedor desta partida enfrenta o Brasil ou o segundo colocado do Grupo H nas quartas.


A configuração do Grupo E mudou diversas vezes de acordo com os placares das duas partidas simultâneas. Em um certo momento, o Japão estava passando em primeiro e a Costa Rica em segundo. Os costarriquenhos chegaram a ter a vitória parcial, mas a Alemanha venceu o jogo por 4 a 2.


Ao final das partidas, Japão ficou com seis pontos, Espanha quatro, com saldo de gols maior, Alemanha quatro e Costa Rica três, nessa ordem de classificação. Pela segunda vez seguida, a Alemanha é eliminada da Copa do Mundo ainda na fase de grupos.


O jogo

A partida começou como se esperava: a Espanha trabalhando mais a bola, e o Japão apostando em descidas rápidas. A estratégia espanhola deu certo logo de início e a equipe chegou ao primeiro gol aos 10 minutos. Morata, que começou no banco diante da Alemanha, entrou e marcou, foi titular desta vez e cabeceou a bola para as redes depois de bom cruzamento de Azpilicueta.


Mesmo com o gol espanhol, o cenário seguiu o mesmo, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros, na linha do meio campo, procurando brechas na zaga japonesa. Com essa dinâmica entre os times, o jogo ficou morno. A Espanha tentou se aproximar do gol em bolas cruzadas e chutes de longe, enquanto o Japão encaixou alguns contra-ataques, mas nenhum com grande perigo.


O Japão voltou com disposição completamente diferente para a segunda etapa, já que precisava pontuar para ter chances de classificação. Logo aos dois minutos, depois de pressionar a saída de jogo espanhola, o atacante japonês Doan, que entrou no intervalo, arriscou de fora da área, de esquerda e forte, e o goleiro Simón aceitou.


Assim como na estreia diante da Alemanha, o Japão conseguiu virar o jogo rapidamente. Aos cinco, os japoneses encaixaram um rápido contra-ataque e cruzaram na área. Depois de a bola passar sobre a linha de fundo, Mitoma cruzou novamente, e Tanaka empurrou para as redes. Inicialmente, o árbitro deu a saída da bola, mas o VAR validou o gol. 2 a 1 para o Japão em menos de seis minutos.


A tarefa japonesa estava feita, e a equipe voltou a marcar em seu campo de defesa, com a Espanha tocando a bola entre os zagueiros. Com a derrota espanhola, bastava uma vitória da Costa Rica sobre a Alemanha para a Roja ficar fora das oitavas de final da Copa, além de decretar a possibilidade apenas da segunda colocação.


Sabendo disso, o técnico Luis Enrique prontamente mudou o time e colocou Carvajal, Asensio e Ferrán Torres. As mexidas forçaram o comandante japonês, Hajime Moriyasu, fechou a casa totalmente e tirou o um atacante para reforçar o sistema defensivo.


A partir dos 35 minutos, a Espanha tocou a bola na intermediária japonesa, que compactou seus 11 jogadores em menos de 30 metros. Depois de muito rondar a área japonesa, a Espanha terminou o jogo sem conseguir empatar – o que a faria garantir o primeiro lugar do grupo e daria o segundo lugar à Alemanha.


VEJA OS MELHORES MOMENTOS:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido