Conecte-se agora

Petecão diz que 12 mil pessoas aguardam por cirurgias no Acre

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 26, o candidato da “Coligação com a Força do Povo”, senador licenciado, Sérgio Petecão (PSD), esteve reunido com funcionários da empresa Roda Viva, no Segundo Distrito de Rio Branco, onde conversou com apoiadores e fez reclamações na área de saúde e segurança.

De acordo com o parlamentar, na área da saúde constantemente, diversas pessoas lhe procuram alegando uma longa espera para realização de cirurgias. Segundo ele, mais de 12 mil pessoas estão na fila. “Alguém tem que enfrentar esse cara, são muitas pessoas na espera de cirurgias, então nós temos que fazer alguma coisa. Todos os dias pessoas estão na porta de minha casa pedindo até pelo amor de Deus”, declarou.

Petecão contou ainda que as pessoas não se sentem mais seguras no Acre e, por conta disso, pediu voto para mudar a situação. “Hoje não temos mais segurança, antigamente a gente colocava cadeira na calçada e passava horas conversando, agora, se fizermos isso, os cabra leva até a cadeira, imagina você”, reclamou.

A vereadora Lene Petecão, candidata à Câmara Federal, disse que no próximo domingo as pessoas terão a oportunidade de mudar a realidade do Acre.

Acre

Acre tem novo caso suspeito de Varíola dos Macacos

Publicado

em

Um novo caso suspeito de Monkeypox (varíola dos macacos) foi notificado no Estado, nesta quinta-feira, 1°, pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Sendo assim, o número de casos chegam a 34, sendo um confirmado, 31 descartados, um suspeito e um com perda de seguimento.

Os sintomas comuns da doença são, erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos (ínguas), dores nas costas, dores musculares e fadiga.

Em situações suspeitas, os atendimentos estão sendo disponibilizados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de pronto atendimento (UPAs). A rede conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas para análise laboratorial.

Continuar lendo

Acre

Lene se lança candidata a vice e decide apoiar Raimundo Neném

Publicado

em

Foto: DELL PINHEIRO

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão deliberativa desta sexta-feira, 1, a vereadora Lene Petecão (PSD), se lançou candidata a vice-presidente na chapa do vereador Raimundo Neném (PSB) – retirando assim, a candidatura a vice do vereador Hildegard Pascoal do União Brasil.

Com o voto de Lene na chapa, às eleições seguem indefinidas, haja vista que, poucas horas antes do pleito, as articulações ocorrem a todo vapor no Poder Legislativo. *Hoje Lene Petecão é candidata a vice de Raimundo Neném. Sou uma vereadora de resultado, aprendi e chorei nessa casa”, declarou.

A eleição da Mesa Diretora ocorre com duas candidaturas: o vereador Samir Bestene (Progressistas) contra o concorrente, vereador Raimundo Neném (PSB).

Continuar lendo

Acre

Justiça condena Iapen a pagar R$ 20 mil por morte de detento

Publicado

em

O Juízo da 1ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco condenou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) a pagar R$ 20 mil, a título de danos morais, pela morte de um reeducando no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde.

De acordo com as investigações, Normando Gomes de Bregencio Junior, de 38 anos, foi brutalmente espancado por outros presos. Informações no laudo cadavérico apontam que ele faleceu em 9 de novembro de 2020, em razão de um traumatismo cranioencefálico.

Nos autos, o Iapen respondeu que a vítima foi agredida por sujeitos não identificados, em represália a agressão cometida anteriormente.

“Conforme processo disciplinar, em agosto daquele ano, a autarquia descobriu um estoque de facas após revistas nas celas e o detento afirmou ser o proprietário. Ou seja, o Iapen já sabia ou deveria saber de briga anterior e da periculosidade dos seus internos, mas não tomou providências suficientes para evitar o resultado fatal”, assinalou o juiz Anastácio Menezes.

O magistrado concluiu que o evento danoso adveio de uma omissão estatal e a negligência foi decisiva para a morte do apenado, assim invocou a Teoria da Responsabilidade Subjetiva para o arbitramento da indenização, que será paga a irmã da vítima.

A decisão foi publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico na última quarta-feira, 30 de novembro.

Continuar lendo

Acre

Projetos do Ministério Público do Acre são premiados em Brasília

Publicado

em

Dois projetos do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foram premiados, na última quarta-feira, 30, na 10ª edição do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ocorreu em Brasília.

Concorrendo entre mais de 530 iniciativas inscritas de todo o Brasil, as ações do programa do MPAC “Ecos do Silêncio: reverberações do traumatismo sexual infantil” conquistou o primeiro lugar na categoria Persecução Cível e Penal.

De acordo com o promotor de Justiça, Júlio César Medeiros, que coordena o projeto, o principal objetivo é prevenir e combater o abuso sexual infantil e, ao mesmo tempo, tratar problemas de saúde mental das vítimas.

“O Ecos do Silêncio funciona como um verdadeiro instrumento de preservação da vida das vítimas de abuso sexual infantil que aparentam qualquer indício de automutilação e tentativas de suicídio”, disse.

Já o OBSgênero conquistou a terceira colocação, na categoria Investigação e Inteligência. A iniciativa foi desenvolvida com o propósito de estudar o fenômeno da violência de gênero no Acre e suprir a ausência de dados sobre o tema.

“A partir da necessidade de se traçar uma estratégia para combater a violência de gênero no estado, surgiu a ideia do Observatório de Gênero para, a partir disso, pensar em políticas públicas de enfrentamento, tanto no âmbito da prevenção quanto no âmbito da repressão”, afirmou a procuradora Patrícia Rêgo, que gerência o programa.

Além da presença dos representantes de cada trabalho, também participou da cerimônia de premiação o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.