Menu

Após um mês, açude é revitalizado e família de antas retorna ao Parque Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após quase um mês, a família de antas composta por Flor, Bruno e pelo filhote Juninho, retornou ao açude do Parque Ambiental Chico Mendes, localizado em Rio Branco. Segundo a prefeitura da capital acreana, o açude estava sendo revitalizado a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos animais. O retorno ocorreu na manhã dessa segunda-feira (19).


“Nós fizemos a liberação das antas porque iniciamos [a reforma] na metade do mês de agosto, para poder concluir agora. Em seguida estaremos levando as tartarugas e tracajás, que antes serão catalogados para que seja possível fazer a liberação no ambiente natural deles”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

Publicidade

Carlos afirma que os animais estavam sobrevivendo no meio da lama há mais de dez anos e que o açude nunca havia recebido um trabalho parecido. A bióloga Marta Lima trabalha no Parque há mais de 20 anos e contou que o açude, antes se mostrava um risco à vida dos animais, mas que hoje, após a entrega da primeira fase da reforma, é outro.


“O animal estando bem, nós também estamos. Porque a qualidade de vida em primeiro lugar. A ideia é manter o espaço agradável para estes animais. O importante é que elas já estão saboreando esse momento de nadar, pois estavam com saudade de estar nesse açude”.


Nessa primeira fase, apenas as antas voltaram para o açude. Após a biometria, tartarugas e tracajás também serão realocados. A previsão é que o açude fique totalmente pronto até o final do ano. A reforma incluiu a adesão de praias, com o objetivo de facilitar o momento de desova de répteis.


Com informações da Prefeitura de Rio Branco


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido