Menu

Queiroga diz que não há previsão para que Brasil declare emergência a varíola dos macacos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse à CNN Brasil nesta quinta-feira (4) que, por enquanto, não vai declarar emergência de saúde pública para a varíola dos macacos.


“Não há configuração de emergência de saúde pública nacional por causa da questão da letalidade que é considerada baixa no Brasil. Esse é um dos pontos, mas o nosso sistema de saúde tem plenas condições de atender os casos, os quais em sua grande maioria não são graves”, afirmou.

Publicidade

Os Estados Unidos declararam, nesta quinta-feira (4), a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública, com casos aumentando nos EUA. O anúncio foi feito durante um briefing com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês).


O governo de Joe Biden tem sido criticado pela maneira como tem lidado com o surto, e alguns pediram à administração que declarasse uma emergência nacional o mais rápido possível.


O governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (4), o lançamento de iniciativas de combate à varíola dos macacos, causada pelo vírus Monkeypox. O plano de enfrentamento inclui a criação de um centro de controle e de uma rede integrada para o diagnóstico laboratorial e atendimento a pacientes com a doença.


O Ministério da Saúde espera que o primeiro lote com 20 mil doses do imunizante contra a varíola dos macacos chegue no final do mês de agosto. O segundo lote, com 30 mil doses, deve chegar no começo de setembro. As vacinas foram encomendadas junto à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e à Organização Mundial de Saúde (OMS)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido