Conecte-se agora

Escanteada no PP, Mailza pode disputar vaga ao Senado pelo PSC com direito a jejum espiritual

Publicado

em

A senadora Mailza Gomes (Progressistas), que na semana passada sinalizou em abrir mão da disputa a reeleição em nome da unidade do partido para disputar uma vaga na Câmara Federal, deverá receber nesta terça-feira, 29, um convite formal do Partido Social Cristão (PSC) do Acre para ser candidata ao senado ou até mesmo o governo do Estado. No início do mês de março, o partido lançou a pré-candidatura do advogado Robson Aguiar como nome ao governo com a presença de Mailza, mas esta vaga também estaria disponível para a parlamentar.

Por meio de sua assessoria, o PSC, que defende o nome de Mailza, afirmou que o atual governo não defende e nem representa os ideais cristãos. “Além de desonrar o melhor Mandato do Acre no Senado Federal, agride de maneira abjeta a uma mulher de conduta moral ilibada, notória cristã fiel a Deus e ao povo acreano”, disse a assessoria da Aliança Cristã, que tem o apoio do presidente da Assembleia de Deus, Luiz Gonzaga.

O PSC informou que na próxima quarta-feira, 30, reunirá apoiadores para realizar jejum em todo o Acre, sacrificando o jantar, e entrará em oração por Mailza a partir das 22h, em favor da vida, família e do disposto chamado dela. Os cristãos esperam que seja revelado a Mailza o caminho que ela deve seguir “na guerra que trava” contra o inegável “caráter espiritual”.

O ac24horas procurou a assessoria da senadora para confirmar o convite e foi informado que uma reunião está marcada para ocorrer ainda hoje pela manhã para que Mailza se posicione a respeito do assunto.

Destaque 2

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Duas mulheres que foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, 27, estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município com suspeita de terem sido infectadas com a varíola do macaco. As duas apresentam lesões na pele e uma delas, que é vendedora, há cerca de duas semanas teve contato com um estrangeiro. A outra é irmã dela.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul, Rafaela Oliveira, cita que a coleta de material para exame de uma das mulheres foi feita na UPA e enviado para o Laboratório Central Regional do Juruá, que encaminha para Rio Branco. O material para exame da outra mulher, deverá ser coletado nesta terça,28, pela Vigilância Epidemiológica do Município.

“Neste período de 21 dias as duas pessoas serão monitoradas, os contatos sendo observados e faremos a notificação do caso suspeito ao Ministério da Saúde”, explica ela relatando que o médico que atendeu as mulheres na UPA, deu atestados médicos de 21 dias para que elas apresentem no local de trabalho.

Rafaela diz que não há motivo para pânico, mas o momento exige atenção e prevenção. “Os cuidados são parecidos com os da Covid-19, que é usar máscara e álcool em gel para evitar contato com saliva, fluidos corporais e objetos infectados”, frisa.

Além das erupções cutâneas, outros sintomas da varíola do macaco são febre e inchaço dos gânglios (linfonodos).

Continuar lendo

Destaque 2

Homens e mulheres são obrigados a dividir o mesmo banheiro na recepção do Pronto-Socorro

Publicado

em

Pacientes e acompanhantes que aguardam atendimento no Pronto-Socorro da capital acreana convivem com uma situação constrangedora.

Há muitos meses homens e mulheres são obrigados a dividir o mesmo banheiro na recepção da maior unidade de urgência e emergência do Acre.

A situação incomoda quem busca atendimento no local. “Eu acho desconfortável, se uma pessoa, por exemplo esquecer de fechar a porta a gente pode passar por uma situação constrangedora”, diz Maria Alice Silva que levou o filho para uma consulta.

O ac24horas procurou Dona Vitorino, gerente geral do Pronto-Socorro da capital acreana, ela confirmou a situação, mas disse que que um outro banheiro está sendo providenciado.

“Quando a gente assumiu a gerência quatro meses atrás nos deparamos com essa situação. O que a gente tá fazendo é resolver um outro banheiro que já existia, mas que precisava de reparos e dentro de pouco tempo a gente vai ter um banheiro exclusivamente para o uso das mulheres”, disse.

Continuar lendo

Destaque 2

Contrariando a Sefaz, STN diz que Acre ultrapassou em 0,16% o limite de gastos com pessoal

Publicado

em

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que Rio Grande do Norte, com 52,10%, e Acre, com 49,16%, ultrapassaram o limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF para Despesa Total com Pessoal sobre a Receita Corrente Líquida – RCL – no Poder Executivo que é de 49%.

Os dados acima, além de outros, estão no Relatório de Gestão Fiscal – Estados + Distrito Federal (RGF em Foco – Estados + DF) do 1º quadrimestre de 2022. O documento apresenta demonstrativos dos Estados e do DF relativos ao primeiro quadrimestre de 2022, permitindo visualizar a situação de cada Unidade Federativa em comparação às demais.

Em relação ao limite da Dívida Consolidada Líquida – DCL – sobre a Receita Corrente Líquida, o Acre e todos os demais estados estão dentro do limite de duas vezes o valor da RCL. Os quatro estados que têm as maiores relações DCL/RCL apresentaram queda entre o valor da DCL/RCL no fim de 2021(31/12/2021) e o 1º quadrimestre de 2022: Rio de Janeiro reduziu de 199% para 174%, Rio Grande do Sul de 183% para 163%, Minas Gerais de 169% para 153% e São Paulo de 127% para 120%.

O documento traz, ainda, a relação do volume de precatórios sobre a RCL. No 1º quadrimestre de 2022, três estados apresentaram um volume de precatórios sobre a RCL acima de 20%: Rio Grande do Sul (22%), Distrito Federal (21%) e Rondônia (20%). Na outra ponta, dois estados não possuem precatórios: Alagoas e Amazonas.

Por fim, o relatório apresenta o volume de operações de crédito em relação à RCL. Esse dado se refere ao fluxo de ingresso do recurso ocorrido no quadrimestre e não necessariamente à assinatura do contrato. Nesse recorte, o estado do Amazonas se destaca com 5,6% do valor da sua RCL sendo utilizada em operações de crédito, seguido de Espírito Santo com 0,9% e Ceará com 0,8%.

Com a divulgação do RFG em Foco – Estados e DF, o Tesouro reforça seu compromisso com a transparência dos dados fiscais e com a divulgação de informações, tanto da União quanto dos entes da Federação, que venham a contribuir para a realização de um debate qualificado em torno da importância de se buscar a solidez das contas públicas.

“Esse foi o percentual informado tanto para o TCE quanto para a STN, embora esteja acima, nos encontramos em decrescente. Isso mesmo contratando na Segurança, Educação e pagando prêmios e promoções, inclusive anteriores a esta gestão. Neste percentual já consta valores pagos com reajuste e auxílio alimentação aprovado pela Aleac e sancionado pelo governador. Ontem (22/6) foi aprovado no senado a exclusão dos gastos com Organizações Sociais no cômputo do gasto com pessoal, assim podemos em breve sair deste patamar e ficar dentro do limite prudencial. Vale ressaltar que fatores econômicos e de arrecadação, como redução de alíquotas e essencialidade de alguns produtos que estão em trâmite no Congresso podem afetar este cenário”, disse Amarísio Freitas, titular da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre.

Continuar lendo

Destaque 2

Taxa de inadimplência do Acre está entre as 10 maiores entre estados brasileiros

Publicado

em

Dados divulgados pela Serasa Experian na terceira semana de junho, mas referentes ao mês de abril deste ano, indicam que o Acre está entre os estados com população mais endividada do Brasil.

Apesar de outros órgãos já terem divulgado dados mais atuais sobre o tema, a Serasa traz alguns números que chamam a atenção na última edição do Mapa da Inadimplência: o endividamento no Acre é maior que em 18 estados brasileiros.

Com 45% da população adulta com alguma dívida, o Acre só tem menos devedores que Amazonas, Distrito Federal, Amapá, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Roraima. Sobretudo, diz o Mapa, a inadimplência do Acre em abril é 0,57% maior que em março, dando sinais que voltou a crescer após queda em comparação a fevereiro, quando 45,35% da população adulta estava devendo.

Além disso, a inadimplência acreana é 3,99% superior à média brasileira – 41,01% em abril. O estado que atualmente mais devedores possui entre seus habitantes é o vizinho Amazonas, onde 52,55% da população está enterrada em contas não pagas.

Contudo, a inadimplência não cresceu só no Acre, segundo o Mapa. O levantamento da Serasa indica que o número de inadimplentes no Brasil cresceu 0,67% em relação a março, apresentando crescimento no endividamento pelo quarto mês consecutivo. Com relação ao perfil dos inadimplentes, os brasileiros de 26 a 40 anos se destacam na faixa etária, representando 35,5% do total dos inadimplentes.

No período, a soma total dos descontos concedidos no Serasa Limpa Nome chegou a mais de 4 bilhões em total de descontos, evitando que o volume de endividados no país crescesse ainda mais. O valor médio de cada acordo ficou em R$ 679,42 e a região que se destacou no total de acordos foi o estado de São Paulo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!