Menu

Pesquisar
Close this search box.

Historiador contesta aniversário de Rio Branco e diz que cidade foi fundada em junho de 1909

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale


O historiador José Wilson Aguiar declarou em entrevista ao ac24horas na manhã desta terça-feira, 28, que a cidade de Rio Branco não foi fundada em 28 de dezembro de 1882, mas sim em 13 de junho de 1909.

Anúncios


Na opinião do especialista em história, a data precisa ser alterada e, já no próximo ano, está prevista uma discussão na Câmara Municipal de Rio Branco sobre o assunto polêmico. “Essa data foi inventada, quem inventou foi o senhor Mustafa Ribeiro que inventou junto com o ex-governador Kalume em 1969. O Neutel Maia chegou ao Acre em janeiro de 1881”, argumentou.


Aguiar, contou que o erro histórico ocorreu na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim. “Foi o ex-prefeito Angelim que mudou a data de fundação da cidade de Rio Branco. Ele fez isso baseado em histórias de outros historiadores”, explicou.


Aniversário da Fundação de Rio Branco


Em 28 de dezembro de 1882, atraído pela beleza e imponência da árvore Gameleira, às margens do rio Acre, o cearense Neutel Maia decidiu fundar o seringal Volta da Empreza, na margem direita do rio, onde hoje fica o segundo distrito da cidade de Rio Branco. À margem esquerda, o cearense criou o Seringal Empreza, onde hoje fica o Palácio Rio Branco, sede administrativa do governo do Acre. Dos seringais, surgiu a Vila Rio Branco, que mais tarde tornaria-se capital do Acre. Quase 139 anos depois, a Gameleira, que atraiu Neutel Maia, segue de pé e é um dos símbolos da soberania e identidade acreana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido