Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quais os fatores que leva à dependência química?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagem: https://unsplash.com/photos/BxXgTQEw1M4


A dependência química é um problema global, pois todos os anos existem pessoas que morrem devido ao abuso de drogas. Esse é um assunto que precisa ser falado e discutido, pois por mais que todas as pessoas saibam todo o mal que o uso de drogas causa, muitas ainda são vítimas dessa doença.

Anúncios


Por mais que as drogas não escolhem suas vítimas, existem muitos fatores que ajudam a influenciar a dependência. E é exatamente sobre esses fatores que as pessoas precisam começar a falar mais, para que seja possível alertar um maior número de pessoas e elas possam dar a devida atenção às pessoas que possam desenvolver a dependência.


Neste artigo você verá quais são os principais fatores que levam à dependência química e qual o melhor tipo de tratamento para a dependência. Assim, caso você conheça alguém que precisa de ajuda, saberá melhor como ajudá-lo a vencer essa doença.


Convívio social

É muito comum que as pessoas tenham seu primeiro contato com as drogas já na infância ao observar adultos da própria família fumando ou consumindo bebidas alcoólicas. Por mais que sejam raras, às vezes pode haver o consumo de entorpecentes também.


Alguém que tenha contato desde cedo com substâncias químicas está mais propício a fazer o uso de drogas quando ficar mais velho.


Também é bastante comum que jovens tenham contato com drogas na fase da adolescência, seja por meio das amizades ou pelas inseguranças e medos desta fase da vida.


O fato é que, independentemente da idade, indivíduos que convivem com pessoas que fazem o uso de substâncias químicas estão mais propícios a utilizá-las também.


Trauma

O trauma é um dos principais fatores que levam uma pessoa a desenvolver a dependência química. A perda de um amigo ou de um parente muito querido, pode fazer com que a pessoa deseje buscar conforto nas drogas.


O estresse no trabalho, o bullying, uma separação muito difícil, todas as situações que podem ocasionar algum tipo de trauma em uma pessoa, pode fazer com que ela busque usar as drogas de forma direta, ou de forma indireta, com o uso demasiado de medicamentos como calmantes e antidepressivos.


Transtorno mental

O transtorno mental é o caso de abuso de substâncias que mais exige acompanhamento médico. Pois a pessoa pode fazer o uso das drogas para ajudar a regular algumas funções do organismo.


Em alguns desses casos, fazer o indivíduo abandonar o uso por completo pode agravar o seu quadro clínico, assim, é preciso o acompanhamento de médicos especializados para ajudar a pessoa a se tratar da forma correta.


Claro que todos os casos exigem acompanhamento médico, mas quando uma pessoa possui transtornos mentais, é preciso que o acompanhamento seja feito de forma regular, para que seja possível tratar o vício sem que o quadro clínico da pessoa piore. Tratando assim, o transtorno mental do indivíduo da forma correta.


Condição social

Algumas vezes a situação social de uma pessoa também pode influenciar no uso das drogas. Visto que pessoas mais vulneráveis e próximas a regiões onde o consumo dessas substâncias é maior, pode facilitar o contato do indivíduo com as drogas.


Qual o melhor tratamento para dependentes químicos?

Claro que “cada caso é um caso” e o tratamento para um dependente químico pode não ser o mesmo para outro, pois tudo depende da condição de cada indivíduo. Porém, existe um tratamento que vem mostrando ser muito mais eficaz do que qualquer outro. É o tratamento com Ibogaína.

Anúncios


Este tratamento é um dos que mais está ajudando dependentes químicos no Brasil e no mundo, além de ser um tratamento que não faz mal para o organismo do paciente e tem um tempo de internação muito curto.


É um tratamento ministrado através de comprimidos e que deve ser realizado por uma clínica com tratamento de Ibogaína especializada, com acompanhamento médico e terapia.


Por mais que seja um tipo de tratamento novo, vem demonstrando resultados rápidos, eficazes e permanentes, basta que o dependente químico tenha ajuda e queira realmente se tratar.


Portanto, se você conhece alguém assim e que realmente deseja melhorar, não existe em falar com ele sobre o tratamento com Ibogaína e ajude-o a se integrar novamente na sociedade por meio deste tratamento correto e eficiente.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido