Menu

Pesquisar
Close this search box.

O direito de espernear

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Há uma máxima no meio da estatística que “para se saber o sabor de um bolo não é necessário comê-lo todo”. Desde que todos os ingredientes usados na receita tenham sido colocados na medida exata e batidos no ponto certo, uma “provinha” dele é o suficiente para se certificar ou não da gostosura da guloseima.


Este mesmo raciocínio vale para uma pesquisa quantitativa: se o universo dela for bem definido e representativo, uma pequena talhada deste expressará com fidelidade o pensamento majoritário da população naquele intervalo de tempo.

Anúncios


Nada garante, no entanto, que na próxima fotografia os sorrisos e lágrimas sejam os mesmos: quem está em cima pode despencar e quem está embaixo pode escalar.


É apenas um indicativo momentâneo e, ao que parece, a pesquisa divulgada atendeu às exigências da culinária matemática.


Pesquisa, no entanto, tem algo em comum: quem não aparece bem na fita sempre arranja um meio de questioná-la.


A pesquisa feita pela Federação da Indústria do Acre revela que, se a eleição fosse hoje, o governador Gladson Cameli daria uma lavada em seus concorrentes.


Isso foi o estopim para o disparo de diversas declarações acerca da credibilidade do Instituto e dos métodos utilizados.


O inusitado é que os resultados da aprovação do presidente Bolsonaro, na mesma pesquisa, não foram questionados.


No meu entendimento, o X dessa equação é que o personagem Gladson ainda se revela maior que os resultados de seu governo e os adversários dele não despertam qualquer empolgação nos eleitores.


Sua empatia com a população é inquestionável. O povo não enxerga nele alguém mal intencionado e de má vontade. Ao contrário: acredita que ele pode realizar.


Do meu conhecimento, poucos foram os governadores do Acre com capacidade de reconhecer os próprios erros, sem receio.


O comportamento solidário dele na gestão da pandemia e o respeito à ciência o formataram como alguém cujo desejo era salvar vidas.


Óbvio que a gestão de Gladson precisa melhorar e melhorar muito. Seus secretários precisam ser mais eficientes e ousados.


O setor mais empacado é exatamente o que tem como patrono o senador Márcio Bittar. Os projetos das obras não saem do papel. Aliás, boa parte ainda não está sequer no papel.


Alocar emendas no orçamento e sair cantando de galo nas redes sociais é algo que se faz no “piloto automático”.

Anúncios


A suadeira é elaborar, sem ter equipes de profissionais técnicos em números razoáveis, os projetos básicos bem feitos, orçamentos das obras, obter licenciamentos, licitar e toda espécie da burocracia legal etc.


Os possíveis adversários na reeleição devem muito mais explicações que necessariamente a credibilidade para apontar o dedo para cobranças.


E isso se deve aos seguintes motivos: o PT carrega, amarrado no tornozelo, a bola de ferro forjada durante os 20 anos de perseguição, corrupção e intolerância. Os ex-aliados de Gladson tiveram o privilégio de indicar nomes para ocupar setores estratégicos na administração e os resultados apresentados são vergonhosos.


No mais, as reclamações fazem parte daquilo que os juristas chamam, data venia, de “ o jus sperniandi”, ou seja: o direito de espernear.



Luiz Calixto escreve todas às quartas-feiras no ac24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido