Conecte-se agora

Dia do gari: Zequinha exalta importância dos trabalhadores que mantém cidade limpa

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Gari, que aconteceu no último domingo, dia 16, a prefeitura de Cruzeiro do Sul promoveu um café da manhã no ponto de encontro dos garis em Cruzeiro do Sul, no bairro da Cobal.

O prefeito Zequinha Lima, o presidente da câmara, Franciney Freitas; a coordenadora do projeto Juruá solidário, Lurdinha Lima, além de vereadores e secretários do município, estiveram reunidos com a equipe de garis, margaridas e roçadores que, diariamente, cuidam da limpeza e manutenção da cidade de Cruzeiro do Sul.

Zequinha Lima comentou o Dia do Gari e falou da importância desses profissionais para sua gestão: ” Uma gestão não pode pensar em nada antes de cuidar da limpeza da cidade. O trabalho dos nossos garis é fundamental. Eles são nosso cartão de visitas, a imagem da nossa gestão. E cuidam da saúde da nossa população, limpam o que nós sujamos e, para mim, não existe maior demonstração de carinho e de cuidado”, disse o prefeito.

Após o encontro com os garis no bairro da Cobal, o prefeito foi ao encontro dos trabalhadores que reciclam lixo, na Associação dos Catadores, localizada no bairro do Formoso.

Dia do Gari

De acordo com o dicionário, gari é o empregado da limpeza pública. Essa denominação é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que foi o fundador da primeira empresa de coleta de lixo, na cidade do Rio de Janeiro, em 1876. Mas, os garis só tiveram sua categoria oficialmente reconhecida em 16 de maio de 1962. É por isso que a data ficou marcada como o Dia do Gari.

Na rede

Prefeito empossa 98 novos servidores na Educação de Porto Walter

Publicado

em

Nesta terça-feira, 24, o prefeito de Porto Walter, César Andrade, empossou 98 novos servidores provisórios na secretaria de Educação. Os profissionais, merendeiras e auxiliares de serviços diversos, desenvolverão suas atividades nas escolas das zonas urbana e rural do município.

Lucimar Santos, que vai trabalhar na Comunidade Iracema no Rio Ouro Preto, agradeceu pela oportunidade de emprego.

“Estou agradecida por ter conseguido essa oportunidade, e ao prefeito César Andrade pela convocação. Espero prestar um excelente serviço à população”, disse.

A gestão municipal tem investido na Educação, com construção reformadas e ampliação de escola, piso salarial reajustado para os professores e salário antecipado.

“Esse momento mostra o comprometimento do nosso prefeito César Andrade no projeto de fortalecimento da educação”, disse o secretário de Educação, Ericson Araújo.

O prefeito destaca que apesar das dificuldades econômicas, prioriza a Educação do município.

“Mesmo em tempos difíceis a gestão garante mais esse reforço na educação. Parabéns aos novos servidores e a gente segue servindo a população e trabalhando pelo bem do município”, destaca.

Continuar lendo

Na rede

Irmãos que comandavam tráfico de drogas no Acre e Pará são presos

Publicado

em

Os irmãos acusados de gerir boa parte do tráfico de drogas em regiões do estado do Acre e do Pará foram presos com diferença de apenas um dia nesta semana. J. da S. A. de 48 anos, conhecido como “Bodó”, foi preso nesta terça-feira, 24, em uma casa no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul. Já R. da S. A., o “Ramalho”, estava foragido da justiça há mais de cinco anos e que foi preso na segunda-feira, 23, pela Polícia Federal em Santarém, no Pará, durante por integrar organização criminosa.

O acusado preso no Acre estava com 1 quilo de maconha, 520 gramas de pasta à base de cocaína, balanças de precisão e material para embalo do entorpecente. Também foi apreendida uma motocicleta que ele utilizava para fazer a entrega do entorpecente.

De acordo com o delegado Everton Carvalho, “Bodó” traficava em vários bairros do município. A investigação da Polícia Civil apontou também que “Ramalho” tem forte ligação com o irmão no mundo do crime de tráfico de drogas e integra organização criminosa. Os dois teriam poder de decisão na facção, além de controlar o comércio de entorpecentes na região de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Na rede

Vídeo: Acusado de homicídio se entrega à polícia ao lado de pastor no Acre: “tive uma recaída”

Publicado

em

Charles Silva de Souza, acusado de no último sábado, 21, ter matado Pedro Paulo Lima Verde, no Bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, com dois tiros, se entregou à Polícia Civil do município nesta segunda-feira, 23, acompanhado do pastor Francisco Mota.
O homem confessou o crime e por meio de um vídeo gravado dentro da Delegacia Geral pediu desculpas ao grupo criminoso que a vítima pertencia.

No vídeo, o pastor conta que Charles estava se entregando arrependido. “O Charles não é fechado com ninguém, com nenhuma facção e está arrependido”, pontua o líder religioso.

O jovem reafirma que não faz parte de nenhum grupo criminoso, cita que estava na igreja e que cometeu o crime durante uma recaída.

“Eu não faço parte de nenhum facção. Eu já era da igreja tive uma recaída e aconteceu o que jamais deveria ter acontecido, mas aconteceu. Me perdoem, me desculpem. De coração eu estou arrependido. Eu não faço parte de nenhuma facção e não sou contra quem seja e quem não seja. Quero pagar o que devo e quando sair servir a Deus verdadeiramente”, afirmou.

No final do vídeo, o pastor Francisco diz que na saída da cadeia, Charles voltará para a igreja. “Quando ele sair, no automático vem pra igreja servir ao Senhor”, concluiu o vídeo.

Segundo testemunhas, Paulinho e Charles bebiam juntos e por causa de um jogo de baralho se desentenderam e Paulinho teria dado um tapa em Charles, que em resposta atirou duas vezes contra ele. Outra versão seria de que Charles já chegou ao local atirando no faccionado, que morreu no local. No vídeo gravado na delegacia, Charles não dá detalhes do crime.

Paulo Lima Verde, o Paulinho, tinha passagens pela polícia e pertencia a facção que atua em todo o Vale do Juruá. Na noite de domingo, 22, faccionados de vários bairros de Cruzeiro do Sul soltaram fogos em homenagem a ele e gravaram a ação. O caso é investigado pela Polícia Civil.

No presídio Manoel Neri, Charles Silva de Souza deverá ficar em um pavilhão onde ficam as pessoas ameaçadas de morte.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima comemorará 45 anos com inaugurações de obras, shows, cavalgada e rodeio

Publicado

em

O município de Mâncio Lima, o mais ocidental do Brasil, vai completar 45 anos de emancipação política no próximo dia 30. A programação que começa nesta quarta-feira, 25, inclui inaugurações nas áreas esportiva, de infraestrutura, social e de educação, além de rodeio, escolha da rainha e shows.

O prefeito Isaac Lima cita que além de inaugurar importantes obras, o aniversário será uma oportunidade dos moradores e das famílias voltarem a se encontrar depois de dois anos de atividades presenciais suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

“Será um grande reencontro da população de Mâncio Lima que sempre teve o hábito de participar das atividades do aniversário do município e teremos entretenimento e diversão. Com apoio do governo do estado estamos avançando em todas as áreas e vamos inaugurar essa semana quadras, escola e garantir  equipamentos e ações que melhoram a qualidade de vida da população de Mâncio Lima”, destaca Isaac Lima.

As obras e serviços executados e em execução com recursos próprios e em parceria com o governo do estado já garantem mudança no cenário do município para receber os visitantes. A pavimentação das vias da cidade começou pela rua Francisco Alves Ferreira.

“A parceria da prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado tem rendido bons frutos e ações para o desenvolvimento do município. Foram firmados vários convênios na área da Produção e outros, e Gladson e Isaac têm  mantido constantes reuniões de trabalho e vamos seguir avançando”, diz o secretário especial da prefeitura, Danilo Chagas

Inaugurações durante a semana de aniversário

Na quarta-feira, 25, às 9h, o prefeito Isaac Lima vai inaugurar o Centro de Multiuso Hildegardes Araújo Rodrigues, no bairro São Vidal. Às 16h será inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade dos Gerinos, no Ramal do Feijão Insosso.

Na quinta-feira, 26, às 15h, será a vez da inauguração da quadra poliesportiva Benício Alcântara de Souza, na Comunidade dos Virgíneos, e às 17h haverá Sessão Solene em comemoração aos 45 anos da cidade na Câmara de Vereadores

Sexta-feira, 27, será inaugurado, às 9h, o ginásio coberto Odilon Andrade Dias, no bairro Guarani. Às 20h haverá a abertura do Rodeio e às 22h00 a escolha da Rainha e Princesas do Rodeio, na Arena do  Bairro São Francisco

No sábado, 28, às 08h, Isaac Lima entrega a quadra poliesportiva Adailton Vieira de Vasconcelos, na comunidade Belo Monte, e às 10h entrega a reforma e ampliação da escola municipal rural Braulino Vieira de Alencar aos moradores da comunidade Pentecostes.

Domingo, 29, às  06h30 começa a concentração da XVII Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, em frente ao Teatro Márcia Alencar. No local também haverá corrida de cavalo, show do cantor Bruno Barros e Banda, prova de tambor e som automotivo. Às 21h terá início a última noite de rodeio.

Na segunda-feira, 30, às 06h30, terá início a corrida pedestre Governador Edmundo Pinto, masculina e feminina, na Estrada dos Virgíneos com chegada no mercado Hermecílio Barreto de Lima, no Bairro São Francisco.

Às 08h serão entregues kits de segurança para o segmento turístico e do Plano Estadual de Turismo. Às 09h haverá o amistoso de futebol master entre as equipes de Mâncio Lima e Porto Walter, no campo de futebol do Bairro São Francisco.

Às 16h00 será a vez do Desfile Cívico e Militar: secretarias municipais, escolas municipais e estaduais, 61 BIS, Polícia Militar e outros, na praça São Sebastião. Às 20h30 haverá o pré-show com o  grupo de dança Tucumã, os cantores Aderban Silva, Klysman Barros, Geinisson Rocha e Bruno Barros e Banda. E à meia-noite entra no palco a banda nacional Companhia do Calypso, que cantará até às 2 horas da manhã.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!