Conecte-se agora

Gladson foi um dos principais arquitetos políticos da Ponte do Madeira

Publicado

em

Desde quando se elegeu deputado federal pela primeira vez, em 2006, Gladson Cameli, sempre teve como uma das suas principais bandeiras de mandato a construção da Ponte do Madeira, na região da Ponta do Abunã, em Rondônia. Na realidade o sonho de ver o Acre definitivamente ligado por estrada com o resto do Brasil era também uma pretensão do seu tio, o ex-governador Orleir Cameli. Gladson, como deputado e senador, mobilizou-se durante 12 anos junto ao Governo Federal para transformar o sonho em realidade. Posteriormente, como governador, não cessou as tratativas junto ao presidente Jair Bolsonaro para viabilizar a conclusão da Ponte, que será inaugurada neste dia 7 de maio.

A epopeia dessa obra, que pode ser considerada uma das principais da Amazônia, atravessou os governos de três presidentes brasileiros, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. A ordem de serviço foi dada em 2013 e a construção iniciou-se em 2014. Mas o alto custo da ponte, em torno de R$ 150 milhões aos cofres públicos, e a complexidade da obra, com quase dois quilômetros de extensão, eram obstáculos a serem superados. Construir uma ponte magnitude numa região de solo arenoso com grande fluxo de águas dos rios Madeira e Abunã durante os invernos amazônicos, precisava da constante criatividade da engenharia, sempre com reflexos na política.

 EM 29 DE JULHO DE 2015 – INSPENÇÃO NA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO MADEIRA, JUNTAMENTE COM OS ENGENEHIROS CIVIS- FOTO: REPRODUÇÃO

A engenharia política da obra

Para enfrentar os desafios Gladson participou de inúmeras reuniões com presidentes e ministros dos sucessivos governos para viabilizar o orçamento da Ponte do Madeira. Também empreendeu várias visitas técnicas aos canteiros de obras levando empresários e políticos para conhecerem o trabalho que era realizado. Sem falar nas crises econômicas que sugiram no país ao longo desses sete anos que demandavam sempre a necessidade de convencer as autoridades federais da enorme importância econômica e social da empreitada para as populações do Acre e de Rondônia. Um esforço continuo para que as obras não parassem diante dos obstáculos que iam surgindo.

15 DE SETEMBRO DE 2015 – DNIT ASSEGURA QUE NÃO HAVERÁ CORTES NAS OBRAS DAS BRs 364 e 317 E DA PONTE DO MADEIRA – FOTO: REPRODUÇÃO

Tudo isso demandou uma articulação política constante das bancadas federais do Acre e de Rondônia durante quatro legislaturas para que a obra não fosse relegada a um segundo plano. E Gladson foi um dos principais atores para manter vivo nas mesas de negociações o sonho de libertar o Acre do isolamento geográfico e econômico.

Abertura de novos caminhos econômicos ao Acre

A Ponte do Madeira representa um passo gigantesco no processo de integração de toda a Amazônia com o resto do Brasil. Possibilitará o acesso terrestre entre os Oceanos Atlântico e Pacífico abrindo um novo corredor para exportações dos estados amazônicos aos países Andinos, à Costa Leste Norte Americana e ao Continente Asiático.

DIA 3 DE OUTUBRO DE 2020 – GLADSON VISITA OBRA COM COMITIVA DO GOVERNO FEDERAL, BANDACADA DO ACRE E ATUAL GOVERNADOR DO RONDÔNIA, MARCOS ROCHA – FOTO: REPRODUÇÃO

Não há dúvidas que todo esse esforço político para garantir a conclusão da obra da Ponte do Madeira beneficia principalmente a economia do Acre. Isso irá se refletir na agilidade do trânsito de mercadorias que chegam e saem do estado e num substancial economia dos fretes. Segundo dados da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agricola do Acre (Acisa) os empresários acreanos deverão ter uma redução de despesas com transportes em torno de R$ 3 milhões por mês depois da Ponte inaugurada. Outro aspecto importante é que a sua construção propiciou a elevação do leito da BR-364 naquela região suscetível as inundações durante as cheias dos rios. Isso evitará o isolamento do Acre nas estações mais chuvosas e o consequente aumento vertiginoso dos preços das mercadorias para a população.

DIA 28 DE ABRIL DE 2021 – São 1.520 metros de extensão e 14,45 metros de largura, com duas pistas, dois acostamentos e passarela para pedestres – Foto: Reprodução

Assim apesar da obra estar em território rondoniense são os acreanos que serão contemplados com novas perspectivas econômicas e sociais a partir da inauguração da Ponte do Madeira. O Acre se tornará mais atrativo para empresas que queiram investir no seu território podendo gerar novas oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas. Abrem-se possibilidades de rotas terrestres de transporte de produtos para os portos do Atlântico através da BR-364. Somando-se a uma outra opção pela Estrada do Pacifico com as mercadorias podendo alcançar os portos peruanos e chilenos para a exportação.

Recordar é viver

Ainda como deputado federal, em 2014, Gladson Cameli visitou as obras recém iniciadas da Ponte do Madeira acompanhado do vice-governador de Rondônia, Airton Gurgacz. Naquele momento declarou para a imprensa rondoniense que a conclusão da obra abriria uma nova perspectiva econômica para o Acre e Rondônia através da ligação direta com a Estrada do Pacífico para alavancar novos empreendimentos aos dois estados.

DIA 6 DE DEZEMBRO DE 2014 – VISITA A OBRA DA PONTE SOBRE O RIO MADEIRA COM O VICE-GOVERNADOR DE RONDÔNIA AIRTON GURGACZ – FOTO: REPRODUÇÃO

Quando eleito o senador mais jovem da história do país, em 2014, Gladson Cameli declarou para a imprensa nacional.

“A construção da Ponte do Madeira será a prioridade de todos os meus esforços como senador junto ao Governo Federal. Essa obra representa a libertação da população do Acre. Através do acesso terrestre, sem precisarmos de balsa, estaremos mais perto da tão sonhada integração com o resto do país”.

DIA 9 DE JUNHO DE 2016 – AUDIÊNCIA PARA GARANTIR RECURSOS COM ACRE COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES MAURICÍO QUINTELLA – FOTO: REPRODUÇÃO

Entrevistado pela Revista Veja, logo depois da sua eleição ao Senado, Gladson avaliou a Ponte do Madeira como essencial para o desenvolvimento do agronegócio no Acre.

“Defendo o desenvolvimento do Acre e um dos pontos mais importantes para isso acontecer é conclusão da Ponte sobre o Rio Madeira que ficou doze anos no papel. No passado, ficamos isolados por causa das cheias do Rio Madeira, e essa é a principal obra que vou defender e lutar no Senado”.

DIA 24 DE ABRIL DE 2016 – CHEIA DO RIO MADEIRA QUASE COMPROMETEU A ESTRUTURA DA PONTE – FOTO: AC24HORAS.COM

Durante o ano de 2016, quando os pilares da Ponte em construção sofreram abalos por conta da vibração de inúmeros balseiros devido a cheia do rio, Gladson se uniu à bancada federal acreana para uma visita ao local. Entregou um relatório técnico ao Governo Federal através do DNIT e recebeu a resposta de que a obra continuaria sem a diminuição de operários e com medidas para sanar os problemas.

Ainda em 2016, o então senador Gladson Cameli, participou de uma reunião com o ex-presidente Michel Temer e as bancadas federais do Acre e Rondônia. Na ocasião ele declarou:

“Tivemos toda a garantia do presidente de que essa obra vai continuar e que não irão faltar recursos para a sua conclusão. Esse é o empenho do nosso mandato e da nossa bancada para unidos fazermos do Acre um lugar atrativo para investimentos econômicos que alavanquem o nosso desenvolvimento”.

DIA 28 DE DEZEMBRO de 2018 – CONCLUSÃO VÃO CENTRAL DA PONTE – FOTO: REPRODUÇÃO

Em 2018, Gladson organizou uma caravana de empresários acreanos para uma nova visita aos canteiros de obras da Ponte. Com a construção adiantada o senador declarou, ao lado dos empresários, que o sonho da integração do Acre estava perto de se realizar.

Como governador, Gladson Cameli, tratou da aceleração das obras da Ponte do Madeira, por diversas vezes, diretamente com o presidente Bolsonaro. Sempre na perspectiva de promover uma revolução econômica no estado incentivando o aumento da produção através do agronegócio. A Ponte do Madeira é essencial por permitir que os produtos acreanos alcancem os portos do Atlântico e do Pacífico por via terrestre. Um incentivo para que o Acre possa entrar de maneira relevante no mapa dos produtores de grãos para a exportação a outros países.

Acre

Tribunal de Justiça faz nova convocação de acadêmicos para estágio

Publicado

em

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tornou pública, na página 150 da edição n. 6.849, do Diário da Justiça eletrônico, de sexta-feira, 11, Edital n. 20/2021 para a convocação dos acadêmicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, realizado em 2018.

Foram convocados dezenove estudantes do curso de Direito, sendo oito para estagiarem no período matutino e onze no período vespertino. Dois estudantes do curso de Administração foram chamados para estágio no período da manhã.

O edital de convocação, assinado pela desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, consta no anexo único, a lista de documentos que os candidatos deverão enviar para o e-mail da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (gedep@tjac.jus.br), sob pena de perda da vaga da função a ser exercida no processo seletivo, no prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação do referido edital.

Para mais informações, entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Pessoa nos telefones 68 3302-0380 ou 68 3302-0374.

Veja abaixo os documentos necessários:

CPF e RG (Original);
Declaração ou Atestado de Frequência da Instituição de Ensino Superior (atualizada);
Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, disponibilizada no site www.tjac.jus.br;
Comprovante de residência contendo o CEP da rua (original);
Uma foto 3X4;
PIS/PASEP/NIT;
Aos portadores de necessidades especiais será necessária a apresentação do atestado médico;
Declaração Pessoal de que não possui outro vínculo DE ESTÁGIO e que dispõe de horário compatível com o expediente forense;
Título de eleitor;
Conta Salário na Caixa Econômica Federal (Ofício expedido pela GECAD)

DIREITO – MANHÃ
CANDIDATO
FILIPE SOUZA MACHADO
REBECA ARAÚJO GAMA
VÍTOR TEIXEIRA LAMAS
ANA BÁRBARA DOS SANTOS LIMA VERDE
PHILIPPE UCHÔA DA CONCEIÇÃO
ALLAN SOARES DE SOUZA
JULYANE SILVA YARZON
EVELYN DAMARIS LIMA DE OLIVEIRA

DIREITO – TARDE
CANDIDATO
BRUNA AMINE LIMA MACEDO COUTINHO
IVAEL PEREIRA MOREIRA
THALISON MATHEUS DA SILVA
LUCAS MARTINS DE BRITO
ISABEL CÍCERA DA SILVA BENÍCIO
ANDRIELLY DE OLIVEIRA SANTOS
GIOVANA FERREIRA RIBEIRO
ANNA CAROLINE NASCIMENTO BASTOS
NILTON MESSIAS CAHÚ DE OLVEIRA
REJANE CAMPOS RIBEIRO
MARCUS VENÍCIUS PACHECO JÚNIOR

ADMINISTRAÇÃO – MANHÃ
CANDIDATO
GABRIEL SOUSA LIMA
SANIELE DE LIMA CAETANO AZEVEDO

Continuar lendo

Acre

Acre registra seis óbitos em decorrência da covid-19 e mais 65 novos casos da doença

Publicado

em

Em boletim divulgado neste sábado, 12, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou o registro de 65 novos casos de infecção por coronavírus, sendo todos confirmados por exames RT-PCR. O número de infectados saltou de 84.039 para 84.104 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 224.330 notificações de contaminação pela doença, sendo que 140.068 casos foram descartados e 158 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 78.886 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 127 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Mais seis notificações de óbitos foram registradas neste sábado, 12, sendo quatro do sexo masculino e dois do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.707 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

Motociclista derrapa em óleo espalhado na estrada e vai parar no Pronto-Socorro  

Publicado

em

O motociclista João Paulo Marreiros Vilasboas, 29 anos, sofreu um acidente na rodovia AC-40, na curva do Tucumã na região da Vila Acre, em Rio Branco, e foi parar em estado grave no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), na manhã deste sábado (12). 

Segundo informações dos Policiais de Trânsito, João Paulo trafegava em sua motocicleta modelo MT 03-300 cilindradas, de cor azul na rodovia quando ao fazer a curva passou cima de óleo que vazou de uma máquina do Deracre, perdeu o controle da moto e escorregou vindo a bater o corpo e cabeça contra a estrutura metálica da mureta de proteção da pista.

Populares que passavam pelo local, ao verem João Paulo desmaiado, acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o motociclista ao pronto-socorro em estado de saúde grave.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para os trabalhos de perícia e em seguida juntamente com os policiais do Corpo de Bombeiros espalharam serragem para secar o óleo e evitar novos acidentes. 

A máquina que apresentou defeito e derramou o óleo na pista foi encontrada em uma chácara nas proximidades da curva do Tucumã. A moto do motociclista foi removida por familiares após a perícia

Continuar lendo

Acre

“Homofobia é crime”, diz Ministério Público em apoio ao Junho LGBTQI+

Publicado

em

Em apoio ao mês do orgulho LGBTQIA+, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instalou na fachada da sede localizada na Marechal Deodoro, a frase “Homofobia é crime”, em Rio Branco (AC).

Ao ac24horas, a procuradora de Justiça, Patrícia Rêgo, afirmou que a fachada é para marcar a posição do Ministério Público do Acre (MPAC) no combate a esse tipo de violência, que configura crime de ódio e que deve ser combatido pelas instituições públicas e por toda sociedade. 

“A orientação de sexual e a identidade de gênero são direitos de personalidade ligados à dignidade humana, direito fundamental e pedra angular do Estado Democrático Direito, no qual não se admite, nem se tolera qualquer discriminação”, afirmou. 

Nesses últimos sete dias, os noticiários foram marcados por um caso envolvendo a transexual Jullyana Correia, 36 anos, que acusou funcionários da Prefeitura de Rio Branco de transfobia por usar banheiro feminino do órgão na manhã de terça-feira (8). Jullyana saía do banheiro quando foi abordada por um segurança e orientada a usar o banheiro de deficientes da próxima vez.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas