Conecte-se agora

Com Rio Acre em 13 metros, transbordamento é iminente, alerta Major Falcão

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 8, em medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, o Rio Acre registra 13,02 metros, ou seja, falta apenas 0,48 cm para atingir a cota de alerta. A cota de transbordamento é 14 metros.

Ao ac24horas, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão, afirmou que o Rio Acre em medição realizada, às 9 horas, desta segunda-feira, teve uma alta de 0,8 cm, em comparação com a medição realizada às 6 horas, ou seja, em apenas três horas. Segundo ele, o Rio Acre deverá atingir a cota de transbordamento de 14 metros no decorrer desta semana.

“Na medição das 9h, nós já estávamos 13,10m. Estamos com uma velocidade de subida de aproximadamente três centímetros por hora, a permanecer essa velocidade, nós bateremos a cota de alerta no dia de hoje ainda, na expectativa, talvez, no máximo de amanhã. Infelizmente, é uma notícia não boa, mas é o que nós temos pro momento. Então, a expectativa do transbordamento é iminente. Pode ser que aconteça ainda nesta semana. Nós estamos preparados e nos preparando para todas as ações emergenciais”, afirmou o Major.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), choveu nas últimas 24 horas, 30mm. No domingo, 07, o Rio media 12,40 metros, ou seja, em comparação com esta segunda-feira, 8, houve um aumento de 0,62 cm.

De acordo com os dados, choveu mais de 140 milímetros nas últimas 96h em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil, a quantidade de chuva é quase a metade do esperado para todo o mês de fevereiro, que é um acumulado de 292 milímetros.

A enxurrada que atingiu a capital entre a noite de quinta, 4, e sábado, 6, causou o transbordamento de pelo menos quatro igarapés. Até este domingo,07, mais de duas mil famílias foram atingidas pelos transbordamentos dos córregos e igarapés.

Segundo o site Climatempo, a previsão para os próximos 15 dias é de 140 milímetros de chuva. A temperatura mínima prevista é de 21º e a máxima 31º.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com (todos os direitos reservados).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas