Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com Rio Acre em 13 metros, transbordamento é iminente, alerta Major Falcão

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira, 8, em medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, o Rio Acre registra 13,02 metros, ou seja, falta apenas 0,48 cm para atingir a cota de alerta. A cota de transbordamento é 14 metros.


Ao ac24horas, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão, afirmou que o Rio Acre em medição realizada, às 9 horas, desta segunda-feira, teve uma alta de 0,8 cm, em comparação com a medição realizada às 6 horas, ou seja, em apenas três horas. Segundo ele, o Rio Acre deverá atingir a cota de transbordamento de 14 metros no decorrer desta semana.

Anúncios


“Na medição das 9h, nós já estávamos 13,10m. Estamos com uma velocidade de subida de aproximadamente três centímetros por hora, a permanecer essa velocidade, nós bateremos a cota de alerta no dia de hoje ainda, na expectativa, talvez, no máximo de amanhã. Infelizmente, é uma notícia não boa, mas é o que nós temos pro momento. Então, a expectativa do transbordamento é iminente. Pode ser que aconteça ainda nesta semana. Nós estamos preparados e nos preparando para todas as ações emergenciais”, afirmou o Major.


Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), choveu nas últimas 24 horas, 30mm. No domingo, 07, o Rio media 12,40 metros, ou seja, em comparação com esta segunda-feira, 8, houve um aumento de 0,62 cm.


De acordo com os dados, choveu mais de 140 milímetros nas últimas 96h em Rio Branco. Segundo a Defesa Civil, a quantidade de chuva é quase a metade do esperado para todo o mês de fevereiro, que é um acumulado de 292 milímetros.


A enxurrada que atingiu a capital entre a noite de quinta, 4, e sábado, 6, causou o transbordamento de pelo menos quatro igarapés. Até este domingo,07, mais de duas mil famílias foram atingidas pelos transbordamentos dos córregos e igarapés.


Segundo o site Climatempo, a previsão para os próximos 15 dias é de 140 milímetros de chuva. A temperatura mínima prevista é de 21º e a máxima 31º.


Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com (todos os direitos reservados).

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido