Adolescentes doam cabelo a pacientes em tratamento de câncer
O ac24horas apresenta neste domingo, 9, duas histórias de personagens diferentes, mas com finalidades semelhantes e surpreendentes de duas adolescentes de 13 e 15 anos de idade, com sonhos e realidades distintas.
A primeira personagem do vídeo se chama Bruna, que desde os 9 anos tinha o sonho de que, ao chegar aos 15 anos, doaria os cabelos para serem transformados em peruca O objetivo era que, dessa forma, levasse alegria a quem, por motivo de doença, quisesse aproveitar o cabelo.
O grande dia chegou! O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostra como se deu ambas as histórias e acompanhou os bastidores de como foi a preparação para a transformação tão desejada.
Em momentos bem diferentes, o videomaker também mostra a jovem Jácila, que vive de favores na casa administrada pela associação Amigos do Peito. O espaço recebe homens e mulheres do interior do estado que vêm para a capital em busca de tratamento do câncer.
O que há de semelhança nas histórias das jovens? O sonho de criança: ambas deixaram o cabelo crescer para doar.
Assista ao vídeo na íntegra:


Quando os rins falham por completo, a tarefa de filtrar as impurezas do sangue cabe à diálise. O procedimento de hemodiálise é realizado em Rio Branco, no Centro de Nefrologia do Acre, anexo ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia (Into-AC).
Pelo menos 120 pessoas, de 15 a 80 anos, são atendidas diariamente no espaço, que cuida do tratamento das doenças renais.
Em um dos ‘vai e vem’ no espaço, está a servidora publica, Hortência Santos, que teve sua vida mudada há dois anos, quando foi diagnosticada com Covid-19.
Casada, mãe de três filhos e formada em radiologia, a paciente passa em média 15h no hospital. “Mudou a rotina da minha casa, do meu trabalho, porque eu tive que me afastar de tudo por conta disso”, disse.
Assim como outros pacientes, a aposentada Francisca Bernardo espera há muito tempo por um transplante, a demora já dura mais de 6 anos. Para ela, muitas vezes já perdeu a esperança.
“Já faz seis anos que eu estou lutando, a esperança é a última que morre, mas eu acho que não tenho chance. Não sei se é o governo que não se interessa ou se é falta de gente também”, apontou.
O videomaker Kennedy Santos foi até o Centro de Nefrologia para contar a história de algumas dessas duras rotinas de quem precisa passar pelo procedimento de hemodiálise. Além disso, abordou o trabalho de enfermeiros e trabalhadores que ajudam na recuperação e buscam amenizar a triste realidade.
Assista ao vídeo completo:


Xapuri é conhecido por suas personalidades. O ambientalista Chico Mendes, o jornalista Armando Nogueira e o médico Adib Jatene, que foi Ministro da Saúde, são alguns dos nomes famosos da Princesinha do Acre.
Atualmente, a personalidade mais famosa quando se chega em Xapuri é conhecida como Flamenguista.
Isso mesmo, Flamenguista é como é conhecido em toda a cidade José Ribeiro da Silva. Não é difícil reconhecê-lo, basta procurar pela pequena cidade um vendedor de picolé vestido dos pés à cabeça com a camisa e as cores do Flamengo.
Nascido em um seringal, Flamenguista andava duas horas até a casa mais próxima para conseguir ouvir os jogos já que não possuía rádio. Aliás, o primeiro aparelho foi conseguido de forma inusitada. Flamenguista trocou o couro de uma onça pelo rádio para conseguir ouvir as partidas do time do coração.
O torcedor fanático tem mais de 100 camisas do Flamengo e na sua humilde casa o que não falta são produtos com as cores rubro-negras.
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até o município, que fica a 189 quilômetros da capital, mostrar o homem que dizem hoje ser mais conhecido do que o próprio prefeito da cidade.
ASSISTA AO VÍDEO:

Essa semana o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi conhecer a prática esportiva do Ultimate Frisbee. A modalidade de esporte praticada com um disco é pouco conhecida no Acre, mas é mania nos grandes centros.
O ponto de encontro para a gravação do vídeo foi a quadra do Juventus, nas proximidades do Bairro Vila Ivonete, em Rio Branco, onde duas vezes por semana, mais de cinquenta atletas, entre meninos e meninas, se encontram.
Os treinos são mediados pelo professor Fabiano, que conheceu as regras do jogo por influência de um colega professor de educação física. “Júnior, apresentou o esporte pela primeira vez na escola pública, e eu tive a ideia de apresentar as pessoas que passavam pela rua”, disse Fabiano.
Assista ao vídeo e conheça a dinâmica das partidas que tem como principal objetivo, diversão e inclusão social.
ASSISTA AO VÍDEO DESTA SEMANA


O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostrou em mais uma produção audiovisual, a homenagem de Natal recebida por servidores de saúde em seus locais de trabalho – no caso, no Pronto-Socorro de Rio Branco.
A ideia do grupo é levar por meio da música, mensagens positivas aos pacientes e servidores que ficam de plantão nas unidades hospitalares. “A ideia é contagiar”, explicou Weverton, servidor de saúde.
Jonnytha Lima, coordenadora do movimento, revelou que a música melhora a vida das pessoas. “Isso dá um up nas pessoas e é comprovado que a música auxilia no tratamento das pessoas”, declarou a enfermeira.
ASSISTA AO VÍDEO:

-
INCLUSÃO
Cinema vai realizar sessão especial para público com Transtorno do Espectro Autista
-
VEJA COMO
Justiça ensina como mudar o nome no Título de Eleitor de forma simples
-
Destaque 4
Mãe de jovem morto teme que policial federal seja inocentado por legítima defesa
-
FIM DO MUNDO
Relógio do juízo final acelera e o mundo fica mais perto do apocalipse, dizem cientistas
-
QUE SITUAÇÃO
Sargento da Polícia Militar do Acre atira na própria cabeça
-
DO JEITO QUE TÁ
No Acre, adolescente bêbado dorme no meio da rua e vizinhos pensam que havia sido morto
-
Destaque 2
Funcionários do Shopping se revoltam ao serem obrigados a pagar estacionamento
-
CHORA, CORAÇÃO
Sertanejos Henrique e Juliano se apresentam em abril no Acre