Conecte-se agora

32 anos sem Chico Mendes

Publicado

em

Hoje, há 32 anos, o Líder Seringueiro Chico Mendes era alvo daqueles que acreditavam ser os donos da floresta.

Neste dia, que deve sempre ser lembrado, me solidarizo com sua viúva Ilzamar, seus filhos Sandino, Elenira e Angela e com todos os seus companheiros e companheiras, que com ele caminharam nos empates.

Chico Mendes era um visionário. Ele percebia a importância da floresta para a manutenção da vida, para a geração de riqueza e de oportunidade para todos.

As balas que atingiram Chico Mendes, o mataram naquele 22 de dezembro, mas não mataram seus ideais. Pelo contrário, seus ideais ganharam o mundo e são fonte de várias lutas sociais.

Foi inspirado nesses ideais, que os governos do Partido dos Trabalhadores no Acre mostraram ser possível promover um desenvolvimento viável economicamente, justo socialmente e ambientalmente sustentável.

Mas mesmo com todos os avanços, vemos hoje um desmonte de várias das políticas socioambientais, tanto em âmbito estadual como federal.

Imaginem como se sentiria Chico Mendes ao ver a escalada do desmatamento na Amazônia e no Pantanal. Imaginem como se sentiria Chico Mendes ao ver as ameaças às terras indígenas, com a invasão de madeireiros e garimpeiros, sob as vistas grossas de um governo anti-ambiental.

Imaginem como se sentiria Chico Mendes, ao ver que parlamentares do Acre querem destruir a Reserva Extrativista Chico Mendes, um de seus maiores legados.

Imaginem como se sentiria Chico Mendes, ele que rodou o mundo em defesa da Amazônia, ao ver a vergonha que tem passado o Brasil sob o comando de Bolsonaro e Salles, depois de ser considerado um líder nas questões ambientais e hoje é tratado como um verdadeiro pária não só nessas área, mas em todas as áreas.

A Amazônia é um dos nossos maiores ativos, num mundo que hoje começa a sofrer as consequências das mudanças climáticas. Ontem aprovamos na Câmara dos Deputados a regulamentação do pagamento por serviços ambientais. Um grande avanço para a proteção de nossas riquezas naturais. Que sigamos trabalhando para fazer cumprir os ideais de Chico Mendes, promover justiça social sem destruição da natureza.

Como disse Chico Mendes: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.

Chico Mendes, vive!

Leo de Brito
Deputado federal (PT-AC)

Destaque 2

No Acre, Barroso descarta possibilidade de fraude nas eleições e alfineta Bolsonaro: “não me distraio com miudezas”

Publicado

em

Durante discurso na solenidade de inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, voltou a defender o voto eletrônico, as eleições limpas e sem citar o nome do presidente da república, Jair Bolsonaro, o alfinetou.

“Desde 1996, não existe nenhum indício de fraude. Nunca se documentou algo do tipo. Temos paixão não pela urna eletrônica, mas sim por eleições limpas e livres. Não há razão para se mexer em time que está ganhando”, disse.

Barroso lembrou que na época das eleições com voto impresso, “se comia votos, desaparecia cédulas e o coronelismo imperava”.

“Existem boas pessoas que afirmam que o voto impresso traria apenas um mecanismo de auditoria. Teoricamente é lógico, mas não é correto. O voto impresso é menos seguro. Ele precisa ser transportado, estamos falando de 150 milhões de votos, com os riscos. Vamos criar um mecanismo que vai trazer insegurança ao sistema. Sem contar sobre o risco da quebra de sigilo e também temos a auditoria dos votos comprados, comprovar que de fato o voto foi comprado. Essa é a mudança para pior. Essa é a única mudança que nos faz defender esse sistema, reforçou o ministro.

Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro, crítico de sua atuação na justiça eleitoral por ser contra o voto impresso, Barroso diz que é preciso desfazer a crença do voto impresso. “Quero desfazer a crença de que voto impresso e eletrônico são a mesma coisa. O voto eletrônico já é auditável. Eu não paro para bater boca. Eu não me distraio com miudezas”, disse o presidente da Corte Eleitoral ao citar trecho do hino acreano, “sem recuar, sem cair, sem temer”.

Após o discurso, o ministro foi aplaudido pelas autoridades presentes no ato.

Continuar lendo

Destaque 2

Polícia investiga Valdete Sousa por prática de rachadinha e Palácio determina exoneração da diretoria da Codisacre

Publicado

em

A diretora financeira da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Acre (Codisacre), Valdete Souza, virou alvo de uma investigação da Polícia Civil após uma funcionária acusá-la de praticar “rachadinha”, quando o servidor é obrigado a repassar parte do dinheiro para quem lhe indicou. A denuncia foi exposta pelo jornalista Adailson Oliveira, da TV Gazeta, na noite desta quarta-feira, 28.

Não há consenso entre os especialistas da área jurídica sobre o enquadramento do repasse no ordenamento jurídico brasileiro. Há juristas que entendem que o desvio somente se configura como ato de improbidade administrativa. Outros, no entanto, consideram que a conduta não só se considera ato de improbidade, como também estão tipificados no Código Penal. Todavia, estes últimos divergem sobre qual crime a conduta se encaixa, se em peculato, corrupção passiva ou concussão.

Valdete, que já foi presidente do partido PMN, supostamente exigia das pessoas que ela indicou para o cargo comissionado em outras secretárias um valor mensal que deveria ser entregue em espécie em sua casa ou mesmo no gabinete. Segundo a reportagem da TV Gazeta, ela nega as acusações e debitou as denúncias devido ao seu estilo de falar o que pensa e atribuiu o caso a “fogo-amigo”

As investigações vêm sendo conduzidas pelo delegado Pedro Rezende, na Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). O delegado não fala abertamente sobre a investigação, mas até o momento três pessoas teriam sido escutadas.

Pedro Rezende teria em mãos conversas de WhatsApp e áudios que mostram a diretora fazendo a cobrança do dinheiro todos os meses.

Segundo informações, o delegado está com uma lista de pessoas para prestarem depoimentos sobre o caso.

De acordo com a investigação, Valdete não tinha cargos apenas na Codisacre, mas também em outras secretarias como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). Inclusive, um dos cargos que está sendo investigado é a contratação de um contador que nunca compareceu ao local de trabalho ou prestou serviços para o estado.

O ac24horas apurou que Valdete será exonerada de seu cargo ainda esta semana por determinação do governador Gladson Cameli, que teria sido orientado por levar a Polícia o caso de rachadinha após tomar conhecimento.

À reportagem, Valdete negou as acusações e afirmou que independente de qualquer coisa ela é Gladson Cameli. “Quero deixar bem claro. Não tenho envolvimento com isso, jamais faria isso e independente dos desfecho, eu sou Gladson Cameli. Ele é meu governador em 2022 e jamais deixarei de apoia-lo. Sou uma mulher de causas e princípios”, disse.

Continuar lendo

Destaque 2

MP apura denúncia de cobrança da Pronto Clínica pelo uso de aparelhos respiradores do SUS

Publicado

em

A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Garcia Marques, abriu uma investigação após uma denúncia de que a Pronto Clínica teria supostamente cobrado pacientes pelo uso dos respiradores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento preparatório de investigação foi publicado no Diário Oficial do MPAC desta terça-feira (27).

Segundo Alessandra, a abertura da investigação ocorre após chegar ao ”conhecimento do Ministério Público notícia de que, no auge da pandemia, a unidade hospitalar privada, teria recebido, para uso, aparelhos respiradores provenientes do Sistema Único de Saúde – SUS, em razão da impossibilidade do sistema de saúde público suportar todas as internações de pacientes infectados pelo coronavírus e da pouca estrutura da indicada unidade privada para essa situação excepcional, quando, segundo foi informado ao Parquet, a despeito da origem dos aparelhos respiradores, consumidores podem ter sido compelidos a pagar pelo uso desses, o que deve ser apurado, para que se verifique a veracidade do fato”.

O MP determinou que seja expedido ofício à Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) para que informe quantos, quais e por quanto tempo aparelhos respiradores foram cedidos à Pronto Clínica, em contexto de pandemia, oportunidade em que deve informar, também, se houve ou não contraprestação em favor do SUS, quando a Sesacre deve, por fim, encaminhar documentos que comprovem a cessão de aparelhos minuciosamente.

Por fim, a promotora determinou que sejam tomadas todas as demais medidas necessárias à apuração dos fatos, realizando-se todas as diligências necessárias.

Ao ac24horas, a Pronto Clínica, por meio do seu advogado, Giliard Nobre, informou que a unidade privada possui 15 aparelhos respiradores (VNI) para disponibilização aos seus pacientes e descartou possuir qualquer aparelho que pertença ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“A empresa não possui qualquer aparelho que pertença ao SUS e também não possui convênio para o fornecimento por meio do Sistema. A investigação do MPE decorre de uma alegação de um paciente tratado na empresa, e que alega que o aparelho respirador por ele usado pertencia ao SUS. Essa informação foi surpreendente para a empresa, pois, como dito, ela apenas disponibiliza aparelhos próprios e não possui qualquer convênio com o SUS nesse sentido. De todo, como já esclarecido ao MPE em manifestação escrita, em apuração interna, constatou-se que o paciente simplesmente levou para seu apartamento o referido aparelho médico. Essa providência tomada exclusivamente pelo paciente foi feita à revelia da Pronto Clínica e sem conhecimento do seu corpo técnico”, destacou em nota.

Continuar lendo

Destaque 2

Gol vai reiniciar voos diretos de Rio Branco a Manaus e lança promoção de ida e volta por R$ 351

Publicado

em

A companhia Gol retomou neste mês os voos sem escalas de Rio Branco para Manaus. As decolagens do Acre e do Amazonas serão sempre às quartas-feiras. Quem for viajar no mês de setembro encontra passagens aéreas de ida e volta por apenas R$ 351,21, valor com todas as taxas incluídas.(Veja detalhes na imagem abaixo). Os voos de Rio Branco para Manaus foram suspensos no início deste ano por causa do aumento de casos de Covid-19 na região Norte do Brasil.

Quem está em Rio Branco também poderá viajar pela Gol em voo direto para a cidade de Cruzeiro do Sul pagando pela ia e volta o valor de R$ 343. Também pela Gol é possível embarcar na capital acreana com destino e Manaus pagando pelas passagens aéreas o valor de R$ 351. De Rio Branco para Brasília a nossa equipe encontrou passagens aéreas por R$ 763..
 
Nos voos sem escalas da LATAM Brasil de Rio Branco para São Paulo (Guarulhos) há opções de compra das passagens aéreas por R$ 891,56. Lembrando que a companhia é a única que oferece voos sem escalas para São Paulo da capital acreana. A LATAM também atende o mercado do Acre com um voo diário de Rio Branco para Brasília.

Voos promocionais saindo de Porto Velho

De Porto Velho para Manaus a nossa equipe encontrou passagens aéreas de ida e volta por apenas R$ 442,35, valor com todas as taxas incluídas. Essa promoção é de um voo direto da Gol. Os outros destaques são as passagens aéreas de Porto Velho para São Paulo por R$ 507. Nos voos para a cidade do Rio de Janeiro a nossa equipe encontrou passagens por R$ 615,06 saindo da capital de Rondônia.

Neste final de semana também é possível comprar as passagens aéreas de Porto Velho para Brasília por R$ 822 e para Vitória a viagem de avião poderá ser realizada por R$ 979. Todas as passagens aéreas são de ida e volta e incluem as taxas. Os valores da lista abaixo são para viagens nos meses de agosto, setembro e outubro, exceto os feriados. Se você pretende viajar em outras datas, basta usar o link que se encontra no final deste post para economizar.

Passagens aéreas de ida e volta com taxas incluídas
Passagens aéreas de ida e volta com taxas incluídas
Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas