O que o acreano pensa sobre o coronavírus?
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi as ruas de Rio Branco e perguntou a várias pessoas sobre o que elas achavam do Coronavírus (Covid), infecção que já registrou até o momento 11 casos no Acre. Além da opinião popular, o ac24horas ouviu também o médico infectologista Thor Dantas, que tirou dúvidas sobre os cuidados que as pessoas devem tomar a respeito do vírus. Assista!


Quando os rins falham por completo, a tarefa de filtrar as impurezas do sangue cabe à diálise. O procedimento de hemodiálise é realizado em Rio Branco, no Centro de Nefrologia do Acre, anexo ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia (Into-AC).
Pelo menos 120 pessoas, de 15 a 80 anos, são atendidas diariamente no espaço, que cuida do tratamento das doenças renais.
Em um dos ‘vai e vem’ no espaço, está a servidora publica, Hortência Santos, que teve sua vida mudada há dois anos, quando foi diagnosticada com Covid-19.
Casada, mãe de três filhos e formada em radiologia, a paciente passa em média 15h no hospital. “Mudou a rotina da minha casa, do meu trabalho, porque eu tive que me afastar de tudo por conta disso”, disse.
Assim como outros pacientes, a aposentada Francisca Bernardo espera há muito tempo por um transplante, a demora já dura mais de 6 anos. Para ela, muitas vezes já perdeu a esperança.
“Já faz seis anos que eu estou lutando, a esperança é a última que morre, mas eu acho que não tenho chance. Não sei se é o governo que não se interessa ou se é falta de gente também”, apontou.
O videomaker Kennedy Santos foi até o Centro de Nefrologia para contar a história de algumas dessas duras rotinas de quem precisa passar pelo procedimento de hemodiálise. Além disso, abordou o trabalho de enfermeiros e trabalhadores que ajudam na recuperação e buscam amenizar a triste realidade.
Assista ao vídeo completo:


Xapuri é conhecido por suas personalidades. O ambientalista Chico Mendes, o jornalista Armando Nogueira e o médico Adib Jatene, que foi Ministro da Saúde, são alguns dos nomes famosos da Princesinha do Acre.
Atualmente, a personalidade mais famosa quando se chega em Xapuri é conhecida como Flamenguista.
Isso mesmo, Flamenguista é como é conhecido em toda a cidade José Ribeiro da Silva. Não é difícil reconhecê-lo, basta procurar pela pequena cidade um vendedor de picolé vestido dos pés à cabeça com a camisa e as cores do Flamengo.
Nascido em um seringal, Flamenguista andava duas horas até a casa mais próxima para conseguir ouvir os jogos já que não possuía rádio. Aliás, o primeiro aparelho foi conseguido de forma inusitada. Flamenguista trocou o couro de uma onça pelo rádio para conseguir ouvir as partidas do time do coração.
O torcedor fanático tem mais de 100 camisas do Flamengo e na sua humilde casa o que não falta são produtos com as cores rubro-negras.
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até o município, que fica a 189 quilômetros da capital, mostrar o homem que dizem hoje ser mais conhecido do que o próprio prefeito da cidade.
ASSISTA AO VÍDEO:

Essa semana o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi conhecer a prática esportiva do Ultimate Frisbee. A modalidade de esporte praticada com um disco é pouco conhecida no Acre, mas é mania nos grandes centros.
O ponto de encontro para a gravação do vídeo foi a quadra do Juventus, nas proximidades do Bairro Vila Ivonete, em Rio Branco, onde duas vezes por semana, mais de cinquenta atletas, entre meninos e meninas, se encontram.
Os treinos são mediados pelo professor Fabiano, que conheceu as regras do jogo por influência de um colega professor de educação física. “Júnior, apresentou o esporte pela primeira vez na escola pública, e eu tive a ideia de apresentar as pessoas que passavam pela rua”, disse Fabiano.
Assista ao vídeo e conheça a dinâmica das partidas que tem como principal objetivo, diversão e inclusão social.
ASSISTA AO VÍDEO DESTA SEMANA


O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostrou em mais uma produção audiovisual, a homenagem de Natal recebida por servidores de saúde em seus locais de trabalho – no caso, no Pronto-Socorro de Rio Branco.
A ideia do grupo é levar por meio da música, mensagens positivas aos pacientes e servidores que ficam de plantão nas unidades hospitalares. “A ideia é contagiar”, explicou Weverton, servidor de saúde.
Jonnytha Lima, coordenadora do movimento, revelou que a música melhora a vida das pessoas. “Isso dá um up nas pessoas e é comprovado que a música auxilia no tratamento das pessoas”, declarou a enfermeira.
ASSISTA AO VÍDEO:

-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para o Rio de Janeiro e Fortaleza por apenas R$ 199 (ida e volta); confira
-
Acre 01
Ciclistas de Tarauacá são alvos de Blitz da Polícia Militar e cena chama atenção
-
CUMPRIU PROMESSA
Australiano faz tatuagem “O Acre existe” em seu último dia no Estado
-
Notícias
Ônibus que seguia de Cruzeiro do Sul para Rio Branco é assaltado por faccionados na BR-364
-
Acre
Vídeo mostra a ação de assaltantes em ônibus na BR-364
-
Acre
Júri absolve policial federal pela morte de estudante em boate
-
Destaque 4
Concurso: IAPEN define etapas do Psicotécnico, Aptidão Física, Exame Médico e Toxicológico
-
NOVA CHANCE
Caixa Economica Federal abre 18 vagas de estágios no Acre