Conecte-se agora

Videomaker mostra os bastidores da Festa de São Sebastião

Publicado

em

Em mais um ano, a Festa de São Sebastião movimentou a economia e o turismo da cidade de Xapuri, também conhecida como ‘A Princesinha do Acre’. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostra todos os bastidores e acontecimentos mais marcantes da procissão que fechou os festejos e celebrações da 18ª edição do Novenário do Santo Padroeiro, no vídeo deste domingo (26).

Este ano, o slogan da festa foi “O esplendor da fé no coração de Xapuri”. O município, distante 188 quilômetros da capital acreana, Rio Branco, reuniu cerca de 15 mil pessoas, segundo a paróquia de Xapuri, que acompanharam o cortejo com a imagem do mártir cristão pelas principais ruas da cidade.

As celebrações do último dia 20 de janeiro retratam a devoção e fé dos fiéis, que chegara de todos os lados à cidade. O cortejo principal percorreu cerca de cinco quilômetros e retornou a igreja de São Sebastião, onde os romeiros foram abençoados pelo pároco Francisco das Chagas Monteiro. A festa religiosa foi encerrada com queima de fogos e muita música.

Assista:

video
play-rounded-fill

Acre 01

Vídeo: conheça a vida e a dura rotina dos pacientes que fazem hemodiálise no Acre

Publicado

em

Quando os rins falham por completo, a tarefa de filtrar as impurezas do sangue cabe à diálise. O procedimento de hemodiálise é realizado em Rio Branco, no Centro de Nefrologia do Acre, anexo ao Instituto de Ortopedia e Traumatologia (Into-AC).

Pelo menos 120 pessoas, de 15 a 80 anos, são atendidas diariamente no espaço, que cuida do tratamento das doenças renais.

Em um dos ‘vai e vem’ no espaço, está a servidora publica, Hortência Santos, que teve sua vida mudada há dois anos, quando foi diagnosticada com Covid-19.

Casada, mãe de três filhos e formada em radiologia, a paciente passa em média 15h no hospital. “Mudou a rotina da minha casa, do meu trabalho, porque eu tive que me afastar de tudo por conta disso”, disse.

Assim como outros pacientes, a aposentada Francisca Bernardo espera há muito tempo por um transplante, a demora já dura mais de 6 anos. Para ela, muitas vezes já perdeu a esperança.

“Já faz seis anos que eu estou lutando, a esperança é a última que morre, mas eu acho que não tenho chance. Não sei se é o governo que não se interessa ou se é falta de gente também”, apontou.

O videomaker Kennedy Santos foi até o Centro de Nefrologia para contar a história de algumas dessas duras rotinas de quem precisa passar pelo procedimento de hemodiálise. Além disso, abordou o trabalho de enfermeiros e trabalhadores que ajudam na recuperação e buscam amenizar a triste realidade.

Assista ao vídeo completo:

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Acre 01

Vendedor de picolé apaixonado pelo Flamengo tem mais de 120 camisas e sonha conhecer Zico

Publicado

em

Xapuri é conhecido por suas personalidades. O ambientalista Chico Mendes, o jornalista Armando Nogueira e o médico Adib Jatene, que foi Ministro da Saúde, são alguns dos nomes famosos da Princesinha do Acre.

Atualmente, a personalidade mais famosa quando se chega em Xapuri é conhecida como Flamenguista.

Isso mesmo, Flamenguista é como é conhecido em toda a cidade José Ribeiro da Silva. Não é difícil reconhecê-lo, basta procurar pela pequena cidade um vendedor de picolé vestido dos pés à cabeça com a camisa e as cores do Flamengo.

Nascido em um seringal, Flamenguista andava duas horas até a casa mais próxima para conseguir ouvir os jogos já que não possuía rádio. Aliás, o primeiro aparelho foi conseguido de forma inusitada. Flamenguista trocou o couro de uma onça pelo rádio para conseguir ouvir as partidas do time do coração.

O torcedor fanático tem mais de 100 camisas do Flamengo e na sua humilde casa o que não falta são produtos com as cores rubro-negras.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até o município, que fica a 189 quilômetros da capital, mostrar o homem que dizem hoje ser mais conhecido do que o próprio prefeito da cidade.

ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Destaque 4

Você sabe o que é Frisbee? Esse esporte é a nova mania entre jovens do Acre

Publicado

em

Essa semana o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi conhecer a prática esportiva do Ultimate Frisbee. A modalidade de esporte praticada com um disco é pouco conhecida no Acre, mas é mania nos grandes centros.

O ponto de encontro para a gravação do vídeo foi a quadra do Juventus, nas proximidades do Bairro Vila Ivonete, em Rio Branco, onde duas vezes por semana, mais de cinquenta atletas, entre meninos e meninas, se encontram.

Os treinos são mediados pelo professor Fabiano, que conheceu as regras do jogo por influência de um colega professor de educação física. “Júnior, apresentou o esporte pela primeira vez na escola pública, e eu tive a ideia de apresentar as pessoas que passavam pela rua”, disse Fabiano.

Assista ao vídeo e conheça a dinâmica das partidas que tem como principal objetivo, diversão e inclusão social.

ASSISTA AO VÍDEO DESTA SEMANA

video
play-rounded-fill

Continuar lendo

Acre

Servidores são homenageados com “cânticos” no Pronto-Socorro

Publicado

em

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, mostrou em mais uma produção audiovisual, a homenagem de Natal recebida por servidores de saúde em seus locais de trabalho – no caso, no Pronto-Socorro de Rio Branco.

A ideia do grupo é levar por meio da música, mensagens positivas aos pacientes e servidores que ficam de plantão nas unidades hospitalares. “A ideia é contagiar”, explicou Weverton, servidor de saúde.

Jonnytha Lima, coordenadora do movimento, revelou que a música melhora a vida das pessoas. “Isso dá um up nas pessoas e é comprovado que a música auxilia no tratamento das pessoas”, declarou a enfermeira.

ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-rounded-fill
Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.