Menu

Vídeomaker mostra a falta de conhecimento dos homens sobre o câncer de próstata

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os números assustam, mas as reações contra o câncer de próstata não alcançam o grau de preocupação que deveria entre os homens. Eles ainda subestimam a doença e deixam de ter cuidados básicos e veem no sedentarismo a maior barreira. A falta de atitude e preconceito trazem ao cotidiano de uma realidade que até os mais desatentos percebem.


O vídeomaker do ac24horas, Kennedy Santos, escancara de uma vez por todas o nível baixo de informação sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte entre os homens. Mostra a forma de como os mais velhos encaram a dura realidade de depender do diagnóstico para um fim de vida digna.

Publicidade

As estimativas de novos casos aumentam. Quando comparada a 2017, onde morreram mais de 15 mil homens, e a possibilidade de descobrir quase 70 mil novos casos, percebe-se a gravidade e o quanto ainda tem o que fazer, alerta Joice Souza que é da Secretaria de Saúde do Estado, e coordena o Programa de Saúde do Homem.


Nos últimos quinze anos o número de mortes por conta da doença aumentou 31%. Os tipos de tumores mais comuns são: câncer de pele; câncer de próstata; câncer de mama; câncer de cólon no reto.


No mês de novembro, período escolhido para chamar atenção dos homens, as unidades de saúde do município se preparam distribuindo folhetos informativos, decorando ambiente e aumentando o número de profissionais médicos. Nessa época, o número de atendimento aumentam em 30%.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido