Conecte-se agora

Mari Tavares mostra ambientes #instagramaveis em Rio Branco

Publicado

em

Mariana Tavares está no ar com mais um #inACREditavel em edição especial, mostrando as belezas e toda história do centro da capital acreana.

A moda da vez na internet, são os ambientes #instagramaveis, e nossa garota InACREditavel está em busca dos cantinhos mais Instagramáveis do país. Ela vai provar que o Acre tem vários, é fazer a pose, clicar e compartilhar.

E não deixem de conferir e usar a tag #acreinstagramavel e seguir a @marimaritavares para ficar por dentro das novidades.

video
play-rounded-fill

Mari Tavares

Terapeuta acreana cria um método que promete a ampliação da visão e consciência

Publicado

em

Qual foi o resultado da sua reflexão semanal sobre a mensagem compartilhada pela Lady Gaga, postada na última coluna? E sobre a frase: “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo,” de José Roberto Marques, Presidente do IBC? Se houve percepções diferentes de antes, já houve avanços, pois novas percepções e pensamentos geram novas ações. Novas ações geram novos caminhos e novos resultados na vida. O autoconhecimento apoia o ser humano na cura das sombras, no aumento da vibração e do potencial de realização, além de contribuir muito para o alinhamento dos pensamentos com os sentimentos e ações.

Hoje, vamos falar dos benefícios do Acesse e Viva a sua Verdade e do que se trata. O Acesse e Viva a sua Verdade refere-se ao nome do método que aplico nos meus trabalhos de autoconhecimento e ampliação de visão e consciência. Foi criado por mim, diante das várias experiências e formações que fui me permitindo vivenciar ao longo da vida na área de desenvolvimento humano, especificamente, em relacionamentos e sexualidade.

No meu caminhar, a medida que eu fui despertando para a importância do autoconhecimento, comecei a perceber o quanto eu estava desconectada de mim mesma por não me conhecer e como as pessoas, em geral, estavam também. Nos meus atendimentos presenciais e online, conheci muitas pessoas que sonhavam com algo muito distante do que realmente estavam vivenciando. Elas não viviam seus sonhos na realidade. Então, questionei a mim mesma: e eu? Estou vivendo os meus sonhos? Em algumas áreas da vida percebi que estava sim, mas na maioria, não.

Diante disso, iniciei uma maratona no intuito de me conhecer o máximo possível. Depois de 3 anos de buscas intermináveis, descobri os meus dons e talentos, os meu valores, a minha linguagem de amor, o trabalho dos meus sonhos, melhorei meus relacionamentos de forma surpreendente, exclui da minha vida tudo que me fazia mal e comecei a sentir que estava cada dia mais leve, menos reativa, mais produtiva, me comunicando melhor, mais espiritualizada, mais consciente e extremamente conectada com canais de comunicação até então desconhecidos por mim, como a da intuição  energética e transcendente.

Comunicação energética e transcendente é a que transcende as dimensões do tempo e do espaço, sem limitações físicas ou barreiras lógicas. Percorre os caminhos da mente e transporta a energia do emissor, a qualidade dos seus pensamentos e a sua situação emocional. É uma comunicação emitida por nós, a todo momento, mas de forma inconsciente. Porém, é tão sentida, percebida e interpretada como qualquer outra. Todos nós somos seres energéticos, nos comunicamos dessa forma também.

Entretanto, a partir dessas novas percepções e transformações que fui tendo em minha vida, senti uma vontade imensa em compartilhar com outras pessoas, para que elas também percebessem essa “desconexão” e buscassem uma “reconexão”. Reconexão com a sua alma, com a sua verdade e com o seu coração.

O Acesse e Vida a sua Verdade é um processo de autoconhecimento e aceleração de resultados com foco na solução, desenvolvido em sessões presenciais ou online, em que ajudo as pessoas a ampliarem sua visão e consciência sobre si mesmo, sobre as pessoas que se relacionam e sobre o mundo, em curto período de tempo, no intuito de viverem uma vida mais autêntica e mais congruente com a essência do seu ser e da sua alma. Utiliza-se para tanto, abordagens como: Constelação Sistêmica de Bert Hellinger; Constelação Estrutural de Matthias Varga e e Isa Sparrer; algumas metodologias de Coaching; terapia tântrica (corporal e sensitiva); e terapias transpessoais e de cura energética como o Alinhamento Energético e o Thetahealing.

Por meio desse trabalho, o cliente vai se percebendo mais e consegue enxergar o seu verdadeiro lugar no mundo, tendo coragem para viver uma vida com mais liberdade, conectada e alinhada à sua própria verdade, à sua missão e propósito de vida, pois sinto que pela falta de autoconhecimento, as pessoas perdem muito tempo e energia vivendo a verdade dos outros, buscando referências no que já tem dado certo ou seguindo padrões, destinos e lealdades familiares.

Expansão desse trabalho na Justiça do Trabalho

Quando encontrei o meu lugar no mundo, comecei a expandir esses trabalhos que acredito tanto e há poucos dias, em 7 de outubro, foi aprovado um projeto pioneiro e inovador pelo Presidente do TRT da 14 Região (Acre e Rondônia), o desembargador Dr. Osmar Barneze. O projeto consiste em realizar Constelações Sistêmicas Estruturais como solução de conflitos na Justiça do Trabalho. O projeto foi idealizado pela juíza do trabalho, Dra. Renata Palcoski, e terá a minha participação como Consteladora e Advogada Sistêmica.

Lembro-me que quando comecei a estudar sobre esse tema, pouquíssimas pessoas se interessavam. Me sinto muito feliz em ver que algo que eu sempre acreditei e aplico na minha vida e no meu trabalho, já é conhecido mundialmente e só cresce a cada dia. No Brasil, todos os Tribunais de Justiça já aplicam alguma prática de Direito Sistêmico, mas na Justiça do Trabalho ainda não há projetos como esse, atuando em processos através das Constelações Estruturais. A intenção é promover uma Justiça mais humanizada e consensual.

Nesse contexto, Dra. Renata Palcoski afirma: “Tendo em vista que a Constelação Sistêmica Estrutural sustenta-se em um sistema de regras gramaticais com a atitude focada em solução, depreende-se que essa abordagem tem afinidade com os tipos de conflitos existentes na Justiça do Trabalho, uma vez que o nascedouro de tais conflitos é a relação de trabalho havida entre as partes. Logo, a utilização da Constelação Sistêmica Estrutural pelo CEJUSC-JT, por meio de temas recorrentes nas demandas enfrentadas na seara laboral, a exemplo do tema da terceirização, traz uma nova ferramenta na busca da solução de conflitos trabalhistas, e por essa razão, justifica-se a sua pioneira utilização no TRT da 14ª Região.”

Continuar lendo

Mari Tavares

Autoconhecimento pode te ajudar a combater a depressão

Publicado

em

Como comentei na coluna da semana passada, a minha intenção é realizar um trabalho com missão e propósito de vida em que eu possa contribuir com vocês expressando sempre a minha verdade na área de relacionamentos e sexualidade, ou seja, as minhas experiências e pontos de vista, influenciando positivamente, o máximo de pessoas possíveis a buscarem também acessar cada vez mais os caminhos necessários para viver uma vida conectada e alinhada à sua própria verdade, pois sinto que pela falta de autoconhecimento, as pessoas estão muito desconectadas de si mesmas, perdendo muito tempo vivendo a verdade dos outros, buscando referências no que já tem dado certo para os outros ou seguindo padrões, destinos e lealdades familiares.

Ao meu ver, esse nosso caminhar de evolução pela vida seria muito mais fácil, se aprendêssemos desde pequenos, a buscar a nossa verdade dentro de nós, ouvindo mais a nossa intuição, essência e a linguagem do coração. Nesse caso, o apoio dos pais e das escolas para as crianças seguirem esse caminho seria o ideal, pois assim estaríamos contribuindo com uma geração mais autoconsciente, empoderada e donas de seus destinos, criando novos hábitos e padrões para serem seguidos e vistos como referências pela nossa descendência.

Autoconhecimento e a Constelação Sistêmica

O título desta coluna de hoje, Acesse e Viva a sua Verdade, refere-se ao nome do método que aplico nos meus trabalhos de autoconhecimento, presenciais ou online. Foi criado por mim diante das várias formações que fui me permitindo vivenciar ao longo da vida na área de desenvolvimento humano, especificamente, em relacionamentos e sexualidade.

Durante o meu caminhar, em 2014, conheci a abordagem de Constelação Sistêmica, criada pelo alemão chamado Bert Hellinger. A Constelação Sistêmica ou Constelação Familiar significa “posicionamento sistêmico” e é uma ciência universal das ordens da convivência humana, com possíveis efeitos terapêuticos. Por isso, sempre que eu falar sobre relacionamentos, abordarei com base nos ensinamentos deste homem incrível que abriu mão de tantos momentos da vida pessoal para contribuir com a evolução da humanidade. Todavia, apesar da tradução para o português ter sido Constelação e não ̃posicionamento ̃, é importante salientar que nada tem a ver com misticismo, esoterismo, astrologia ou previsão de futuro.

Já em relação ao nome “Sistêmica” é pelo fato de nós seres humanos estarmos interagindo o tempo todo em sistemas, como se fizéssemos parte de uma grande rede de sistemas, todos interconectados, inclusive somos formados por sistemas, desde o menor existente que é o átomo, com os seus elementos (elétrons, prótons e nêutrons) aos maiores do nosso corpo como o sistema digestivo, linfático, respiratório, todos também com os seus elementos. Em sentido mais amplo e externo, há os sistemas dos ambientes que nos relacionamos como o sistema familiar, o organizacional e o social.

Bert Hellinger nasceu em 1925, foi prisioneiro de um campo de concentração em 1942 e foi padre. Durante 16 anos, permaneceu em uma tribo africana chamada Zulus como missionário. Nos anos 60, começou a participar de grupos de estudos e percebeu a fenomenologia como fonte de conhecimento. Era um filósofo, teólogo, pedagogo e psicoterapeuta que passou pela vida buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos, por meio de pesquisas realizadas nos seguintes campo da ciência: psicodrama de Jakob Moreno (1930); análise transacional de Eric Berne (1956); terapia primal de Arthur Janov (1960); escultura familiar de Virginia Satir (1964); lealdades invisíveis de Ivan Boszormenyi-Nagy e Geraldine M. Spark (1974); pensamento sistêmico de Gregory Bateson; e campos morfogenéticos de Rupert Sheldrake (1995). Infelizmente, Bert Hellinger faleceu há poucos dias, em 19 de setembro, porém sua energia, vida, história e todo o seu conhecimento deixado para a humanidade, estará sempre vivo em nós.

O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo, baseado em três leis naturais e universais que regem o equilíbrio dos sistemas e a relação entre os seus elementos. Essas leis são conhecidas como Leis Sistêmicas ou Ordens do Amor (Hierarquia, Pertencimento e Equilíbrio entre o Dar e o Receber).

Nas próximas colunas, escreverei sobre como funciona esse trabalho que realizo chamado “Acesse e Viva a sua Verdade”; como você pode se beneficiar por meio dele; como essas Ordens do Amor nos influenciam no dia a dia em diversas áreas da nossa vida (família, trabalho, finanças, doenças, relacionamentos entre pais e filhos, relacionamentos amorosos e outros); e como podemos encontrar soluções para os nossos conflitos e problemas, além de conseguirmos enxergar o que é necessário fazer para alcançarmos os resultados que desejamos e sonhamos.

O que podemos aprender com a luta da cantora Lady Gaga contra a depressão:

Ao finalizar, deixo esse vídeo em que transmite algumas dicas, compartilhadas pela cantora Lady Gaga, de como alguém pode acessar a sua verdade por meio de suas buscas e como pode vivenciá-la na prática, sendo mais feliz e em paz.

Lady Gaga percebeu no seu caminho de evolução que era essencial, em primeiro lugar, se aceitar como é, aceitar a sua história.

video
play-rounded-fill

“Não importa quanto sucesso você tenha, independente de quantas oportunidades, fama, fortuna… Não importa quantas pessoas te aceitam na sua frente. A pessoa que realmente precisa te aceitar é você mesmo”

Depois, começou a trilhar o caminho para alcançar a sua verdade. Iniciou uma investigação profunda em diferentes áreas para se conhecer melhor, se curar e aprender a dizer não para tudo que não faz sentido e sim, para tudo que faz sentido e para o que faz seu coração e sua alma vibrar. Para isso, passou por um processo de autoreflexão e autorreconhecimento do que realmente gosta de fazer e o que não gosta, do que faz bem e do que não faz, bem como das suas forças, virtudes, qualidades e vulnerabilidades.

“Eu comecei a pesquisar sobre medicina ayurvédica, positividade e meditação. Procurei por mantras, eu faço acupuntura, faço cupping. Eu rezo, às vezes. Eu faço música, escrevo poesia. Sou atriz agora e isso tem me ajudado muito. Essas foram as coisas que eu comecei a fazer, mas o que me ajudou mais e que eu quero falar para todos vocês. É que eu percebi que parte da minha identidade é dizer não para as coisas que não quero fazer. Eu tive que tomar decisões como: Por que estou infeliz? Então, o que eu fiz? Comecei a dizer não. Não vou fazer isso. Não quero fazer aquilo. Não vou tirar aquela foto. Não vou naquele evento. Não vou defender isso porque não é o que eu acredito. E lentamente, mas de verdade, eu lembrei de quem eu era. E aí, você se olha no espelho e diz: Sim! Eu posso ir pra cama com você todas as noites porque essa pessoa eu conheço. Eu me conecto comigo mesma durante o dia e me pergunto: Eu quero mesmo fazer isso? E se a resposta for não, eu não faço. E você também não deveria fazer”.

Sugestão para a semana:

Reflita sobre a frase que a cantora Lady Gaga disse na entrevista: ”quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

Por Gisele Chaves

Continuar lendo

Mari Tavares

Os benefícios do autoconhecimento

Publicado

em

Nossa coluna agora está ainda mais especial, todas as terças-feiras vamos ter o conteúdo da terapeuta Gisele Chaves, conheça um pouco sobre ela e veja tudo o que será abordado em seus artigos.  Tenho certeza que vocês irão gostar muito! Beijos da Mariana Tavares. 

O começo de tudo

Tudo começou em uma formação de Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC que foi a primeira, depois iniciou uma maratona de participações em cursos, imersões e formações de autoconhecimento.

“Quanto mais visão e consciência eu adquiria sobre mim mesma, sobre as pessoas, sobre os sistemas em que eu interagia e o mundo, mais eu me conectava com a minha verdade e conseguia força e coragem para vivenciá-la e depois comecei a ter um desejo interno muito forte de inspirar outras pessoas a seguirem também este caminho.

Desse modo, eu estaria realizando um trabalho com propósito e missão de vida, estaria sendo coerente com a minha verdade, estaria me unindo a pessoas com propósitos parecidos, vibração parecida e me sentiria mais pertencente, pois o maior medo do ser humano é o não pertencimento. Em segundo lugar, a morte. “ Relata Gisele.

Gisele estará todas as terças-feiras por aqui:

Já percebeu quantas loucuras o ser humano faz para pertencer? Nos afastamos da nossa própria essência para pertencer, deixamos de viver a nossa verdade para pertencer…Uma das raízes mais profundas de cada indivíduo está no seu sentido de pertencimento. Mesmo que não percebemos, fazemos de tudo para pertencer a um grupo, principalmente quando se trata de família, de sistema familiar.

Através desse site, nas terças-feiras, espero compartilhar com você toda a minha verdade e contribuir para que você também acesse e viva a sua verdade.

Tenho certeza de que você se sentirá muito mais livre e feliz.

É um prazer ter você por aqui e uma grande honra auxiliá-lo de alguma forma a trilhar seu caminho.

Seja muito bem-vindo!

Conteúdos

Pretendo abordar assuntos na área de relacionamentos, utilizando a abordagem das Constelações Sistêmicas e sexualidade, por meio da Filosofia do Tantra. Sinto que apesar de termos acesso a qualquer tipo de informação hoje em dia por meio da internet, há uma carência muito grande de conteúdos confiáveis nessas áreas.

Escolhi as Constelações Sistêmicas e a Filosofia do Tantra por terem sido conhecimentos fundamentais no meu processo de evolução como ser humano e me trouxeram a maioria das respostas que eu buscava desde criança e hoje estou aqui, provocando nas pessoas as mesmas perguntas e reflexões, além de despertar o potencial de transformação pelo qual eu passei!

Com amor, com carinho, com sentimento de muita liberdade e sempre preocupada com o desenvolvimento humano, pois viemos para essa terra para nos desenvolvermos cada vez mais, para nos conhecermos na essência, ampliarmos nossa consciência, ocuparmos o nosso lugar no mundo e contribuirmos com todos por meio dos nossos dons e talentos. De que adianta ficarmos fechados na nossa “caixinha” se temos tanto a contribuir, não é? Como um dos meus maiores valores é a contribuição, não consigo aprender algo que me faz bem e não compartilhar. É muito mais forte do que eu.


Gisele Chaves é advogada desde 2005 e Consteladora Sistêmica desde 2013. 

Continuar lendo

Mari Tavares

Alerta! Estudos apontam que Instagram vicia mais que álcool e nicotina

Publicado

em

Você deve ter lido sobre a blogueira de viagens que admitiu montagem após seguidores notarem nuvens artificiais em suas postagens.

Seguida por mais de 300 mil pessoas no Instagram, a influenciadora digital Tupi Saravia enfrenta uma saia justa depois de usuários descobrirem manipulações em suas fotografias.

A influencer disse que nunca escondeu o uso de aplicativo de edição. Natural de Buenos Aires, na Argentina, ela utilizava app de edição de imagens para montar seu próprio céu. Se a quantidade de nuvens não favorecesse, ela incrementava as fotografias com nuvens extras.

As pessoas começaram a suspeitar quando diversas fotografias (todas editadas) viralizaram nas redes. Tupi admitiu que usava aplicativo para editar em conversa como o site BuzzFeed.

A blogueira editava a quantidade de nuvens no céu:

“Eu não consigo acreditar como essa história foi longe. Eu uso um app chamado Quickshot para ajudar na composição da foto quando o céu não favorece”, justificou. A jovem, porém, ponderou que nunca escondeu a edição das fotografias. Ela citou a ajuda dada para um seguidor que usava o mesmo programa.

A ditadura dos likes

As redes sociais podem se tornar espaços bem artificiais e tóxicos, ainda mais se tratando de ambientes de culto à imagem. Caso do Instagram, que implementou o fim das curtidas. Na prática, apenas você consegue ver quantas pessoas curtiram determinada foto. O Instagram alega que a decisão de retirar likes foi tomada pensando na saúde mental das pessoas… Temos nossas dúvidas… Mas isso é assunto para outra matéria.

Depressão e Redes Sociais

O Instagram intensificou casos de depressão e ansiedade:

“Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, justificou a companhia controlada pelo Facebook.

Os pesquisadores parecem enxergar a ação com bons olhos, já que entre Stories e posts, os índices de depressão e ansiedade aumentaram 70% nos últimos 25 anos. Segundo trabalho da Royal Society for Public Health, do Reino Unido, o Instagram é mais viciante que álcool e cigarro, principalmente entre os mais jovens. O estudo mostra que 90% dos adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos usam as redes sociais. Os resultados detectaram alteração no sono, na autoimagem e medo de ficar fora dos acontecimentos da atualidade.

Em grande medida, o fenômeno se dá pela ideia de vida perfeita vendida por muitas pessoas. Sabemos que a perfeição não existe, mas isso não quer dizer que deixe de causar efeitos psicológicos. Portanto, especialistas recomendam atenção com o tempo gasto nas redes sociais e claro, nunca deixar de buscar ajuda profissional quando precisar.

Estamos de olho!

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas