Conecte-se agora

Diretor do Hospital do Amor diz que detecção do câncer uterino no Vale do Juruá é precário

Publicado

em

O diretor do Hospital do Amor, João Paulo Silva, disse que para a região do Juruá, o Hospital do Amor, que será instalado em outubro em Cruzeiro do Sul, tem uma importância fundamental, já que nas cinco cidades, há uma grande deficiência na detecção do colo de câncer de útero entre mulheres de 25 a 60 anos de idade. No Acre, o câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais mata as mulheres, perdendo para o de mama.

O gestor destaca que as prefeituras das 5 cidades do Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter), responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde, não investem em kits de exames de PCCU, nem na divulgação da importância do exame para a detecção e o tratamento do câncer de útero. “Não é mais para haver mortes de mulheres com câncer de útero no Acre. As prefeituras devem investir mais na prevenção com a compra dos kits para a coleta do PCCU, que é um exame preventivo anual que a mulher deve fazer para descobrir se tem câncer ou não e se tratar caso necessário. As prefeituras devem buscar alternativas nas zonas rural e urbana dessas mulheres para que realizem o exame”, cita.

João Paulo ressalta que em 2017, a cobertura de PCCU entre mulheres de 25 a 64 anos, em Rio Branco, foi de 0,77 % enquanto em Cruzeiro do Sul, foi de 0,13%.

A partir de outubro no Hospital do Amor em Cruzeiro do Sul, as mulheres poderão fazer o PCCU e as que tiverem mais de 40 anos, deverão também fazer mamografia, que detecta o câncer de mama. A unidade vai funcionar ao lado do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e vai atender mulheres de Tarauacá, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

No Hospital haverá um mamógrafo digital e um aparelho de ultrassonografia para exames pélvicos e de mama. Além da coleta para exame de PCCU, também serão feitas biópsias. As pacientes só serão encaminhadas para Rio Branco se houver alteração na biópsia.

E uma das duas carretas do Hospital de Amor, também fará atendimento em Cruzeiro do Sul. Na carreta, que conta com mamógrafo e salas de coleta, serão feitas 70 mamografias diárias e 50 exames de PCCU. “Vamos dar vazão a toda a demanda reprimida da região do Juruá com os atendimentos no Hospital e nas carretas”.

A instalação do núcleo e a vinda da carreta serão feitos por meio de convênio entre o Hospital do Amor e o governo do Estado.

Na rede

Com 4 defensores, Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul tem novo endereço

Publicado

em

A partir de segunda-feira, 3, a Defensoria Pública do Acre – DPE , em Cruzeiro do Sul, vai atender no novo prédio localizado na Avenida Coronel Mâncio Lima, próximo ao último Portal da via.

O serviço estava sendo prestado na sede da Justiça do Trabalho e a nova sede deverá proporcionar mais conforto e segurança aos servidores e à população assistida pela Defensoria.

Os atendimentos, nas áreas Cível e Criminal, funcionarão de forma presencial das 7h as 12h. O agendamento e o chat para atendimento virtual continuam disponíveis no site da DPE das 7h às 11h.

Atualmente a Defensoria de Cruzeiro do Sul conta com 4 defensores, que atendem a população também dos outros municípios do Vale do Juruá.

” Estamos buscando otimizar nossa prestação de serviço e com este novo prédio, possibilitaremos mais conforto e privacidade aos atendimentos”, explicou o defensor público Diego Luiz Sales, que coordena a Unidade de Cruzeiro do Sul

De acordo com a defensora-geral, Simone Santiago, vários investimentos estão sendo feitos para melhorar o atendimento nos municípios do interior. “Estamos adquirindo veículos, equipamentos, estruturando as sedes da Defensoria e a unidade de Cruzeiro do Sul, agora com o novo espaço, vai avançar na missão de garantir o acesso à justiça aos que mais precisam”, disse.

Continuar lendo

Na rede

Maternidade de Cruzeiro do Sul atende à nova Lei da Laqueadura e mãe de dez filhos é beneficiada

Publicado

em

A maternidade de Cruzeiro do Sul, atende à nova Lei da Laqueadura, que entrou em vigor no último dia 5 de março. Das 22 mulheres que estão no Sistema de Regulação para a realização da cirurgia que impede novas gestações, 5 já fizeram o procedimento de acordo com as novas regras.

Entre as principais mudanças estão a possibilidade de fazer a laqueadura durante o parto por cesárea, ou no dia seguinte, se o parto for normal, a não obrigatoriedade da concordância do cônjuge, e a idade mínima que passou de 25 para 21 anos. Se a mãe já tiver dois filhos, a idade de 21 anos, não é exigida e mulheres sem filhos também têm direito ao procedimento.

A laqueadura, ou ligadura das trompas é uma operação realizada como forma de esterilização feminina definitiva. A cirurgia leva vários nomes — ligadura tubária, laqueadura ou ainda Contracepção Voluntária Cirúrgica Definitiva – CCVD.

Mãe de dez filhos é beneficiada

Uma das beneficiadas com as novas regras foi a dona de casa Maria Luiza de Souza, de 36 anos, que mora no Rio Tejo, no município de Marechal Thaumaturgo. Grávida da décima filha, ela deu entrada no município de origem, no pedido para realizar a laqueadura. Junto com o marido, Francisco Elias, ela levou um dia e meio em um viagem de barco nos Rios Tejo e Juruá, para ter a filha Isabel em Cruzeiro do Sul e na mesma cirurgia cesárea, fez a laqueadura.

“Eu trabalho como agricultora e com um monte de filho fica difícil. Quando eu tive meus gêmeos se desse eu tinha feito. Ai surgiu essa oportunidade e agora estou protegida”, conta.

A gerente de Assistência à Saúde da Maternidade de Cruzeiro do Sul, enfermeira Sulenir Ferreira de Oliveira, explica que todo o processo da laqueadura começa pelas Unidades Básicas de Saúde. Em seguida a grávida passa pela consulta de um especialista na Maternidade, que marca a ligadura por meio do Sistema de Regulação. “As mulheres precisam estar conscientes de que se trata de uma cirurgia que é irreversível e, como todo procedimento cirúrgico, tem seus riscos. Se o parto da mulher for normal, no dia seguinte ela já poderá fazer a ligadura”, cita ela.

Sulanir diz que, com a nova lei, as cirurgias passaram a ser feitas via Sistema de Regulação, mas antes a Maternidade já fazia as laqueaduras.

Lei

A Lei 14.443/2022, dispensa o consentimento do cônjuge para autorizar a laqueadura, em mulheres, e vasectomia, em homens. Reduziu para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos no país. Antes, era 25 anos. Quem tem dois ou mais filhos vivos poderá realizar a cirurgia a partir dos 18 anos.

A gestante pode solicitar a laqueadura durante o período do parto, o que não era permitido na legislação anterior, de 1996. É necessário manifestar a vontade com 60 dias de antecedência da data prevista para o nascimento, em documento escrito e assinado. Entre a manifestação da vontade e a cirurgia, a pessoa interessada passará por aconselhamento por equipe médica quando receberá orientações sobre as vantagens, desvantagens, riscos e eficácia do procedimento. O objetivo é evitar a esterilização precoce.

Continuar lendo

Na rede

Ecoponto de Cruzeiro do Sul pega fogo e incêndio pode ter sido criminoso

Publicado

em

No final da tarde desta quinta-feira, 30, o Ecoponto de Cruzeiro do Sul, pegou fogo e as chamas foram apagadas pelo Corpo de Bombeiros com apoio de um caminhão pipa da prefeitura. No local, no Centro da cidade, a população deposita itens recicláveis como papelão, vidro e alumínio, que são recolhidos duas vezes por semana pela prefeitura e entregues em uma cooperativa. A estrutura ficou parcialmente destruída.

O secretário de Meio Ambiente do município, Igor Neves, acredita em incêndio criminoso. ” Não posso afirmar com certeza mas é muito provável que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa . É um local aberto e não tem metano como há no lixo doméstico para que haja combustão. Ainda não olhei as câmeras mas amanhã irei à Polícia fazer um Boletim de Ocorrência porque ali tem dinheiro público”, contou

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tenente Josadaque Ibernon, disse que 1.500 litros de água foram utilizados para apagar as chamas. Ele afirma que no local não havia nada que indicasse ter havido combustão.” Não foi possível identificar a causa mas não há indícios de combustão espontânea. As imagens das câmeras de segurança próximas podem mostrar o que houve”, pontua ele

Ecoponto premiado

Igor Neves afirma que o Ecoponto tem funcionalidade. Os itens recicláveis depositados no local são recolhidos duas vezes por semana e entregue em uma cooperativa, gerando renda para os cooperados.

Ressalta que a iniciativa já recebeu duas premiações. Uma estadual, de prefeito empreendedor do SEBRAE para o prefeito Zequinha Lima e outra do Ministério do Meio Ambiente para o Município como cidade com alternativa sustentáveis. ” Pessoas de fora já copiaram nossa iniciativa. O pessoal da produção do filme da Xuxa veio tirar foto no Ecoponto. As pessoas de fora dão mais valor do que a população local”, concluiu Igor.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul tem baixa vacinação da bivalente contra a Covid-19

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul só 283 pessoas tomaram a dose da vacina bivalente contra a Covid-19. O número é baixo já que o público alvo dessa dose é de 17.590 pessoas no município.

Devem tomar a bivalente pessoas Imunocomprometidas acima de 12 anos, Idosos de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos, população privada de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas acima de 12 anos vivendo em Instituições de Longa Permanência – ILP, Indígenas acima de 12 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas e ribeirinhos acima de 12 anos.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização da secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, enfermeira Elania da Silva Borges, faz um chamamento às pessoas do grupo prioritário.

“As vacinas estão disponíveis e o público prioritário deve procurar as Unidades de Saúde para tomar a bivalente”, alerta ela citando que ainda não há previsão da realização de busca ativa para vacinar o grupo prioritário. Até agora nem as 937 pessoas privadas de liberdade no município, (presos e socioeducandos), foram vacinados com a bivalente.

“No momento não temos nada em vista mas vamos montar estratégia de busca ativa”, afirmou Elania.

Os pontos de vacinação são as Unidades Básicas de Saúde- UBSs Francisco Souza dos Santo, ao lado do Mercado do Agricultor, na região central, 25 de Agosto, Senador Adalberto Sena , no Bairro Aeroporto Velho, Jesuíno de Souza Lins, no Bairro do Alumínio e Geosete Coelho Mariano, no Cruzeirinho.

Elania destaca que a bivalente não é 5° dose da vacina contra a Covid-19. “A bivalente não inicia esquema nem é a quinta dose. Pode tomar quem já fez duas doses e é do grupo prioritário. Só se recebermos uma Nota Técnica poderemos abrir pra população mas ainda não tem essa autorização”, relata ela citando que as demais vacinas contra a Covid-19, também seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde com exceção da Pfizer para adultos.

A vacinação da bivalente no Acre começou no dia 25 de fevereiro em Rio Branco e nos demais municípios, no dia 27. Os imunizantes bivalentes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, no dia 22 de novembro de 2022, para serem usadas como dose de reforço na população acima de 12 anos. As vacinas protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a ômicron e suas subvariantes.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas