Menu

Sinteac é o único que pode representar os professores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma decisão recente garantiu ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), a legitimidade de representar os professores e profissionais administrativos e de apoio ligados ao setor educacional do Acre. A decisão é da Justiça do Trabalho, e foi anunciada nesta quinta-feira, dia 11.


Segundo a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, a Justiça não aceitou que duas instituições sindicais representassem a mesma classe, neste caso, o Sinteac, e o Sinproacre, o Sindicato dos Professores Licenciados do Acre, que surgiu após o Sinteac e conseguiu a representação por meio de uma nota técnica do Ministério do Trabalho.

Publicidade

“Nós entramos com um mandado de segurança, e o nosso estava correndo, e só foi julgado agora. O juiz diz que só existe uma categoria, que são os profissionais em Educação, e não foi feita uma assembleia de incisão, que é o que a lei exige, para saber se a categoria os queria representando, mas eles não fizeram”, comenta.


Segundo Nascimento, uma outra ação judicial foi conquistada no Poder Judiciário para barrar um novo sindicato que estava sendo criado para representar os profissionais administrativos. “A sociedade acreana conhece é o Sinteac, independente de quem seja o presidente, de partido político. Isso só veio reforçar nossa existência”, completa a presidente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido