Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em agenda externa, Gladson Cameli busca investidores para ‘rondonizar’ Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na tentativa de fazer cumprir sua principal promessa de campanha em 2018, de abrir o Acre para o agronegócio, o governador Gladson Cameli (Progressistas) terá agenda sexta (11) e sábado (12) em Rondônia para consolidar negociações com investidores interessados em plantar soja e outros grãos em terras acreanas.


A busca por grandes empresários do agronegócio para aplicar parte de seus recursos no Acre passou a ser quase a pauta número um do novo governador. Gladson, que já tem bom trânsito no meio empresarial por conta do histórico familiar, oferece como principal garantia a segurança jurídica de que eles terão ao investir no Acre.

Anúncios


De acordo com Gladson Cameli, já há oito grandes grupos interessados na compra de terras no Acre. Entre eles está o Grupo Amaggi, que tem entre os acionistas majoritários a família do ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, e quer comprar 20 mil hectares de terra no estado.


Por segurança jurídica entende-se a não atuação rigorosa dos órgãos de controle ambiental do estado. Estes órgãos, por sinal, passaram a ser controlados por pessoas ligadas ao setor rural e sem a mínima experiência com o meio ambiente.


Este investimento pesado do agronegócio no Acre – sobretudo no plantio de soja – ganhou o nome de “rondonização”, numa referência ao estado vizinho, uma das principais potências no país na economia rural. Tal prática nunca foi bem vista pelos governos petistas, que enxergam no agronegócio um vetor para o aumento do desmatamento e a degradação ambiental.


Em Porto Velho, na sexta, Gladson Cameli terá reunião com o governador de Rondônia, Marcos Rocha. O progressista estará acompanhado de seu secretário de Agricultura, Paulo Wadt, “importado” de Rondônia. Wadt tem sido um dos principais interlocutores com o empresariado rural rondoniense interessado em investir no Acre.


Gladson Cameli participará da primeira rodada de negócios para a produção de grãos entre Acre e Rondônia. No sábado, ele terá agenda na Fazenda Céu Azul, no município de Cujubim (distante 220 km de Porto Velho). O objetivo é conhecer a experiência do empreendimento na produção agropecuária.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido