Menu

Pesquisar
Close this search box.

Evo confirma presença em posse de Jair

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou participação na solenidade de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que ocorre nesta terça-feira, 1º de janeiro. Morales faz parte do pequeno grupo de chefes de governo que estarão em Brasília, sendo a maioria deles da América Latina.


A presença do boliviano chama a atenção por ele ser uma das poucas lideranças de esquerda da região que cumprimentarão Bolsonaro. Os presidentes esquerdistas da Venezuela, Cuba e Nicarágua foram desconvidados pelo presidente eleito.

Anúncios


Apesar de também fazer parte do grupo de líderes latino-americanos de esquerda e progressista, Evo Morales não é alvo dos ataques de Jair Bolsonaro, como costuma fazer com o Chavismo na Venezuela ou o Castrismo em Cuba.


O então candidato a presidente Jair Bolsonaro, por vezes, usava a figura de Evo Morales para defender o que ele chamava de autonomia das populações indígenas, citando a Bolívia como exemplo por ter eleito um índio para a presidência do país, enquanto que no Brasil, segundo ele, ficam confinados em seus territórios.


Aliado dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Evo Morales – mesmo com as diferenças no campo ideológico – tem evitado confrontos com o novo presidente brasileiro. Afirma apenas que, com Bolsonaro, a relação entre os dois países tende a ser diferente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido