Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson terá em seu palanque os melhores e os piores prefeitos do interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apontados como os principais cabos eleitorais em seus respectivos redutos, os prefeitos podem ser fator de ajuda ou atrapalho para os candidatos ao governo do Acre em 2018. À primeira vista o senador Gladson Cameli (PP) aparenta ter certa vantagem ao contar em seu palanque com os dois prefeitos mais bem avaliados do Estado, e ao mesmo tempo carregar o fardo dos cinco donos das maiores rejeições.


Destes, dois são de seu partido, o Progressistas. Ainda pior para o pré-candidato é o fato de o prefeito com o segundo maior percentual de reprovação ser de sua cidade natal, Cruzeiro do Sul. Já o adversário direto de Cameli, o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre (PT) terá cabos eleitorais nas prefeituras com considerável avaliação positiva, mas longe de serem unanimidade.

Anúncios


É o que aponta a pesquisa Delta. Além de analisar a preferência do eleitorado na disputa para governo e Senado e avaliar o governo Sebastião Viana (PT), também sondou como a população do interior avalia seus prefeitos.


No topo do ranking como os melhores gestores continua Zezinho Barbary (MDB), da isolada Porto Walter. Ele tem a aprovação de 69,22% dos moradores do município. Em segundo lugar vem o emedebista Mazinho Serafim, de Sena Madureira, cuja gestão é considerada ótima/boa por 58% dos entrevistados.


Sena Madureira é o terceiro maior colégio eleitoral do Acre, sendo um dos principais alvos da disputa entre os concorrentes ao Palácio Rio Branco. Após Serafim, a prefeitura com a melhor avaliação é a de Fernanda Hassem (PT), em Brasileia; a petista é bem avaliada por 38% dos seus munícipes.


Na quarta colocação surge Kiefer Lima (PP), de Feijó. O novato prefeito da terra do açaí tem sua administração aprovada por 33,32% da população. A boa avaliação destas duas gestões da oposição (Sena e Feijó) é essencial para o palanque de Gladson Cameli. Juntos, estes dois colégios somam quase 50 mil eleitores.


Isso compensaria uma eventual rejeição a Cmaeli por ser aliado de Ilderlei Cordeiro (PP) em Cruzeiro do Sul. O gestor sul-cruzeirense tem sua neófita gestão rejeitada por 82,35% dos moradores do segundo mais importante colégio eleitoral acreano. Outro peso a ser carregado pelo senador é Tarauacá com Marilete Vitorino (PSD), reprovada por 73% dos entrevistados.


Com o sétimo maior número de eleitores, Senador Guiomard tem o prefeito com a pior avaliação do Estado, e é aliado de Cameli. André Maia (PSD) conseguiu a proeza de não registrar nenhuma referência como bom ou ótimo (0,00%) entre os entrevistados pela Delta, ficando com 89,46% de reprovação.


Marcus Alexandre tem uma situação menos desconfortável ao colocar ao seu lado os prefeitos das cidades geridas pelos partidos da Frente Popular. A aprovação destes gestores governistas flutua entre 38% e 16%.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido