O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) criticou o governo do Acre pelo que ele classifica como inércia do poder público na polêmica em torno do açaí produzido no município de Feijó. Segundo o parlamentar, a administração estadual tinha informações que atestavam o problema desde o mês de julho, “mas fez pouco caso e nada foi feito para resolver a questão de impacto econômico e social”.
“O problema não está no açaí, o problema está na forma de extração da polpa. Por que o governo não enviou a vigilância sanitária para orientar os produtores de açaí? Isso é uma falta de responsabilidade, uma falta de compromisso para ajudar o povo que sempre elegeu os governos do PT”, destaca Gonzaga.
Para o deputado tucano, “o governo não tem nem um pingo de consideração pela população, porque ninguém quer mais consumir o açaí. Primeiro, o governo deveria ter mandado a vigilância sanitária para orientar, depois deveria fazer a fiscalização da produção e venda do produto”, ressalta Luiz Gonzaga.
Ele informa que o mesmo problema ocorreu em Belém, mas o governo agiu e evitou prejuízos maiores para população e produtores que dependem da iniciativa. “O governo tem de deve, urgentemente, tomar providências, porque a forma que agiu é extremamente irresponsável”, enfatiza.
Gonzaga informa que recebeu telefonemas de produtores que pediam que ele intercedesse na questão. “É o açaí que gera renda e possibilidade para o povo sobreviver naquela localidade. Não é algo tão simples que o governo possa tratar com desdém. Famílias inteiras dependem deste produto”, finaliza.