Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião sanciona a criação do dia do católico e data é classificada como feriado estadual

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicado na edição desta terça-feira, 28, no Diário Oficial do Estado, a criação do Dia Estadual do Católico a ser comemorado no dia 20 de janeiro de cada ano. A lei, criada pelo deputado Manoel Moraes (PSB) foi sancionada pelo governador Sebastião Viana (PT). Ainda de acordo com a publicação, a data deverá constar no calendário estadual de eventos, como feriado estadual.


O dia do católico  foi inspirado pelo projeto de lei do Dia do Evangélico, feriado criado no estado em 2010 após a aprovação de uma lei elaborada pelo ex-deputado Helder Paiva.

Anúncios


A data escolhida para a celebração é em alusão ao dia de São Sebastião, padroeiro do município acreano de Xapuri, reduto eleitoral do deputado criador do projeto de lei.


O projeto de Manoel Moraes foi apresentado no final de novembro do ano passado. Na ocasião, o reitor da Diocese de Rio Branco, padre Mássimo Lombardi, criticou o projeto. ““Existe o Dia da Consciência Negra para lembrar esses povos que tanto sofreram, o Dia da Mulher, porque ela tem que ser mais valorizada. O Católico não precisa de um dia. Nós católicos somos felizes e não temos nada para reivindicar”, afirmou o padre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido