As obras do Hospital Epaminondas Jácome, que fica em Xapuri, foram entregues pelo secretário de Saúde, Gemil Júnior. Quem acompanhou a agenda foi o governador Sebastião Viana. Ao todo foram investidos R$ 500 mil na reestruturação da unidade de saúde que ficou prejudicada após a cheia histórica do rio Acre, em 2015.
Segundo informou a Secretaria de Saúde, toda a rede elétrica foi refeita, além da recuperação das paredes, troca das janelas e pisos, restabelecimento do centro cirúrgico e instalação de 24 aparelhos de ar-condicionado. O hospital dispõe de 28 leitos, centro de obstetrícia, raios X e farmácia. Há quatro médicos contratados e quase 90 servidores.
Gemil Júnior classifica a entrega do hospital como um novo capítulo da saúde pública em Xapuri e lembrou que em nenhuma outra gestão vivenciou uma cheia como a do ano passado. “Isso é um recomeço, um dia após o outro. Com a ajuda do governador Tião Viana, vamos mudando a história de Xapuri.”
O hospital de Xapuri foi inaugurado em 1967. Em 2014, ele realizava em média mais de 1.500 consultas mensais, além de 13 partos, informou o governo.