Menu

Pesquisar
Close this search box.

Saúde recolhe 10 barbeiros na área urbana de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cidade de Cruzeiro do Sul passa por um momento delicado para a área de Endemias. Em um mês foram coletados ao menos dez barbeiros, mosquito que transmite doença de chagas. Em um dos besouros, foi confirmada a presença do parasita que transmite a doença.


O coordenador de Endemias do município, Hélio Cameli, explica que a flora da região propicia a aparição dos barbeiros e destaca ainda que, como os insetos não estão conseguindo se alimentar de sangue animal nas matas, acabam procurando as residências.

Anúncios


“Na nossa região, existem muitas palmeiras e, inclusive, nos locais onde foram encontrados os barbeiros as palmeiras são predominantes. Eles são atraídos pela luz e vai para as casas em busca de se alimentar e aí que pode sugar o sangue da pessoa e acabar transmitindo a doença”, explica.


A região do Vale do Juruá está em alerta após as primeiras mortes por doença de chagas registradas no estado no final de fevereiro.


Para conter a aparição do inseto nas áreas onde foram detectados, a Saúde informou que está fazendo a borrifação. “A partir do momento que tivemos conhecimento do que estava acontecendo, fizemos borrifação domiciliar e ao redor da casa onde foi encontrado o barbeiro. Estamos orientando que, caso encontre o inseto, nos traga para que possamos fazer a identificação”, finaliza o coordenador.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido