Menu

Sesacre contrata sem licitação e será investigada pelo MP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma dispensa de licitação praticada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) agora é alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE). A contratação, que ocorreu há pelo menos cinco anos, diz respeito à implantação de um sistema virtual nos hospitais públicos da Capital e interior.

A ordem para a investigação é do promotor Adenilson de Souza, que deve conduzir as investigações. Ele é o responsável pela Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social. A abertura de inquérito civil foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira, dia 24.

Anúncio

Segundo o promotor, ser dever precípuo do Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais indisponíveis, nestes compreendendo-se a defesa intransigente do patrimônio público e erário. Portanto, será apurada a denúncia de que o sistema Diraya teria foi adquirido por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Andaluz de Saúde.

Ainda de acordo com o MPE, “o sistema possui a mesma filosofia de trabalho do Cartão Nacional de Saúde, juntamente com o Sistema de Regulação da marcação de consulta, no que concerne à informatização dos setores de ambulatório, emergencial, internação, faturamento, recursos humanos, almoxarifado, farmácia e UTI. Tudo será apurado”, diz a notificação da instituição.

Procurada, a Sesacre confirmou o uso do sistema desde 2008, quando houve a parceria entre as instituições. Além disso, esclareceu que todo o processo tem sido acompanhado pelo Ministério Público. Segundo a Secretaria de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) “concluiu pela possibilidade de contratação direta por inexigibilidade de licitação.”

A pasta afirmou, ainda, que tudo foi publicado no Diário Oficial, dando publicidade aos atos administrativos, e que, “portanto, a Sesacre cumpriu com todo o trâmite processual exigido pela Lei de Licitação para a contratação com esse fundamento”, finaliza.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.