Conecte-se agora

Idade nova

Publicado

em

Toniquim e Raimundo Fernandes, dois diletos amigos de longas datas, trocaram de idade nessa semana que recém passou. O primeiro, nascido no dia 21 de fevereiro de 1947, completou 69 anos; o segundo, nascido no dia 24 de fevereiro de 1955, chegou aos 61 bons “aninhos”.
 
Tanto um como o outro tem enorme folha de serviços prestados ao futebol acreano. O Toniquim, na condição de dirigente maior do esporte no Estado desde 1984, ainda nos tempos românticos do amadorismo; o Fernandes, na condição de integrante da crônica esportiva desde 1978.
 
Resumindo a participação do Toniquim na história do futebol local, ele foi só o cara que, quase ao mesmo tempo, além de tirar a sede da federação de imóveis alugados ou emprestados, dotando-a de um local próprio, ainda liderou a campanha para o advento do profissionalismo.
 
É certo que existem críticos agudos no que diz respeito a essa mudança do regime amador para o profissional do futebol acreano. Para estes, antigamente tudo era melhor dentro do campo. Mas a questão é a seguinte: contra quem os nossos times jogariam se ainda fossem amadores?
 
Fora essas duas realizações (sede própria e profissionalismo), o Toniquim passa à história como a criatura que construiu um estádio para a realização dos jogos do campeonato acreano. A Federação de Futebol do Acre é a única no país que possui o seu próprio estádio. Um mérito sim!
 
No que diz respeito ao Raimundo Fernandes, que foi meu aluno no extinto curso de jornalismo do Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre), dele se pode dizer, entre outras coisas, que se trata de um desses casos raros de busca obsessiva por um lugar ao sol nas lides jornalísticas.
 
Segundo depoimento do dito cujo, ainda criança, quando morava no seringal Maracaju, ele ouvia as vozes dos locutores no rádio e dizia aos seus irmãos que um dia seria ele quem mandaria os recados para o interior através das ondas hertzianas. Os irmãos riam e o chamavam de maluco.
 
O tempo provou que as palavras dele não eram ditas apenas da boca pra fora. Cinquenta e cinco anos depois de dizer aos irmãos que um dia seria radialista, o Fernandes foi além depois de migrar para a cidade e enveredou pelo jornalismo impresso, tendo passado por inúmeras redações.
 
Toniquim e Fernandes são dois personagens imprescindíveis do futebol acreano. A diferença básica entre eles eu diria que é apenas o local onde resolveram comemorar os seus aniversários. O Toniquim comemorou na Suíça. Já a festa do Fernandes aconteceu no seringal Novo Andirá.

Destaque 2

Olimpíadas: Brasil vence a Espanha e é bicampeão olímpico no futebol masculino

Publicado

em

Levou 116 anos, mas o Brasil tomou gosto pela medalha de ouro no futebol masculino. Depois do primeiro título, em 2016, o país se tornou bicampeão neste sábado, nos Jogos de Tóquio. A seleção treinada por André Jardine bateu a Espanha por 2 a 1, em Yokohama, no mesmo estádio onde foi pentacampeão mundial, com gols de Matheus Cunha e Malcom. Oyarzabal fez o gol da Fúria.

Com isso, o Brasil se torna o segundo maior vencedor do torneio olímpico, com dois ouros, atrás apenas de Reino Unido e Hungria, que possuem três medalhas douradas. No número total de idas ao pódio, com sete, o país já lidera no futebol masculino.

A medalha de bronze no futebol masculino nos Jogos de Tóquio ficou com o México, que venceu o Japão por 3 a 1.

O jogo

A partida começou com os espanhóis marcando no campo de defesa do Brasil e a seleção de Jardine com dificuldades para sair jogando. A pressão espanhola pouco se converteu em chances de gol, com exceção de uma bola cruzada na área que Diego Carlos, antes de cortá-la, quase marcou contra.

Aos poucos, o Brasil conseguiu encontrar espaços para fazer a transição para o ataque e o primeiro gol começou a ganhar corpo. Ele poderia ter vindo mais cedo. Unai Simón saiu mal do gol, fez pênalti em Matheus Cunha, mas Richarlison cobrou muito mal, por cima do gol.

Nos acréscimos do primeiro tempo, saiu a bola certeira de Matheus Cunha. Em bola cruzada na área, ele brigou com os zagueiros, conseguiu clarear a finalização e não perdoou: 1 a 0 Brasil.

No segundo tempo, a Espanha foi obrigada a buscar mais o ataque e tentar a virada. O empate não demorou muito a sair. Aos 15 minutos, Oyarzabal bateu de primeira o cruzamento e escreveu 1 a 1 no placar.

Os espanhóis estiveram mais próximos de vencer no tempo normal, com duas bolas na trave no segundo tempo. O time brasileiro sentiu o cansaço e o técnico André Jardine guardou as substituições para a prorrogação.

Malcom foi o primeiro a entrar e colocou o Brasil novamente no domínio das ações. Logo no começo do segundo tempo da prorrogação, recebeu lançamento no contra-ataque e fez na sáida do goleiro espanhol: 2 a 1 Brasil.

Continuar lendo

Cotidiano

Atlético Acreano vence o Vasco e assume a liderança isolada do campeonato estadual

Publicado

em

O Atlético-AC voltou a vencer e manteve 100% de aproveitamento na competição ao bater o Vasco (AC) por 2 a 0 nesta quinta-feira (29), no estádio Florestão, em Rio Branco, em jogo válido pela abertura da 4° rodada do primeiro turno do Campeonato Acreano.

Os gols da partida foram marcados pelo zagueiro Reginaldo que abriu o placar ainda no primeiro tempo. Já na etapa final o meia-atacante Psica, eleito melhor do jogo, marcou o segundo gol. Com o resultado, o Galo Carijó disparou na liderança com 9 pontos, seguido pelo Cruz Maltino que tem 6 pontos.

Na 5° rodada da competição, o Vasco pega o Náuas na próxima quarta-feira (4). O Galo joga contra o Plácido de Castro no dia 11 de agosto.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com

Continuar lendo

Destaque 7

Rio Branco e Humaitá empatam e Atlético bate o Náuas no Acreano

Publicado

em

Nesta quarta-feira (21), dois jogos movimentaram a 3ª rodada do Campeonato Acreano 2021, no Estádio Florestão. No primeiro jogo, o Rio Branco ficou no 0 a 0 com o Humaitá. Já na última partida da noite, o Atlético Acreano assumiu a vice-liderança do Campeonato Acreano ao bater o Náuas pelo placar de 1 a 0.

Ambos os confrontos foram pouco movimentados e sem muita emoção, pior para o Estrelão que ainda não brilhou na competição e segue sem vencer.

Já Galo e Náuas foi válido pela 2ª rodada do primeiro turno. O gol da partida foi marcado aos três minutos da etapa final por Digão, após passe de Ciel. No primeiro tempo, Euler desperdiçou uma grande oportunidade para abrir o placar.

O próximo duelo do Rio Branco será contra o Andirá. Já o Humaitá pega o Palácio de Castro. Porém, pela terceira rodada, o Galo encara o Vasco em jogo que pode definir a liderança. Já o Náuas vai enfrentar o Andirá.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas (PROIBIDA A REPRODUÇÃO)

Continuar lendo

Cotidiano

Estrelão estreia com empate contra o São Francisco pelo Campeonato Acreano

Publicado

em

Em um jogo movimentado e pegado, o Rio Branco e o São Francisco empataram pelo placar de 2 a 2 na tarde deste sábado, 10, no estádio Florestão, em Rio Branco. O jogo foi a estreia das duas equipes na temporada.

Tentando recuperar o espaço no cenário nacional, após uma má campanha na temporada 2020, o Estrelão começou perdendo a partida quando Marcilio, do São Francisco, abriu o placar com menos de 15 minutos no primeiro tempo, mas antes de encerrar a primeira etapa, aos 43, Nolasco empatou para o Estrelão após um cruzamento do lateral direito.

O jogo foi transmitido pelo ac24horas em parceria com a Federação de Futebol do Acre (FFA).

Após o intervalo, o jogo foi marcado por muitas faltas, mas o Estrelão virou a partida aos 51 minutos da segunda etapa com o gol de Rabiola, após a zaga do São Francisco afasta mal um cruzamento do lateral esquerda, a bola sobrou limpa para Rabiola colocar na gaveta.

Apesar de manter o ritmo da partida, o Estrelão pegou o empate aos 61 do segundo tempo, após uma cobrança de João Pedro para dentro da área, na qual Davi chegando por trás cabeceou para dentro da rede.

Os últimos 15 minutos guardaram bons lances e muitas faltas táticas, mas nada que resultasse na alteração do placar. O jogo terminou em 2 a 2, com gols de Nolasco e Rabiola, para o Estrelão, e de Marcilio e Davi, para o São Francisco.

Veja como foi a partida:

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas