Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre ocupa o 5º lugar no ranking nacional em gravidez precoce

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão Nacional Especializada em Anticoncepção, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgou um dôssie que aponta o ranking de gestações não planejadas entre jovens de 10 a 19 anos.


A medida tem como base dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher – PNDS 2006, onde o Pará é o 1º no ranking de gestações não planejadas entre jovens de 10 a 19 anos. O Acre registra mais de 28% de partos em meninas entre 10 e 19 anos. A média brasileira é de 20%.

Anúncios


De acordo com a pesquisa, o Brasil registra mais de 235 mil gestações não planejadas de mulheres jovens por ano. O custo para o país é de mais de R$ 540 milhões anuais, média de R$ 2.293,00 por gestação.


Do total de partos no SUS, 20% ocorre em meninas com idades entre 10 e 19 anos e os estados do Norte e Nordeste têm índice superior à média nacional – a taxa é de quase 30% no Pará, por exemplo.


As regiões Sul e Sudeste apresentam percentual de partos na adolescência mais próximo à média brasileira. O único estado fora do padrão é Santa Catarina, com 5% dos partos em mulheres nessa faixa etária.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido