Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputado quer CPI para apurar calote do Governo às terceirizadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O próximo ano poderá ser um tormento ao atual Governo do PT se a oposição conseguir instaurar as várias CPIs que pretende. Ainda mais por se tratar de ano de eleições municipais. Além das investigações da BR 364 que podem ser requentadas e a das Ruas do Povo, agora, surgiu a possibilidade de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) afirmou nesta terça, 24, que vai apresentar um requerimento para instalar a CPI das Terceirizadas. Quer saber se é o Governo o culpado pelo fato de trabalhadores de empresas que prestam serviços ficarem com os seus salários sempre atrasados. Por outro lado, o deputado Éber Machado (PSDC), que preside uma comissão na ALEAC que trata desses assuntos econômicos, admite que as responsabilidades são dividas. Crítica tanto os atrasos do Governo quanto a má gestão de algumas empresas que ganham licitações sem condições de cumpri-las.


Assista ao debate entre os deputados Jairo Carvalho e Éber Machado sobre as empresas terceirizadas acreanas que têm atrasado salários e criado problemas à economia regional.

Anúncios


video
play-sharp-fill


Cenas do próximo capítulo
Não é difícil prever o capítulo final da novela em que o senador Jorge Viana (PT) deu um “puxão de orelha” público no deputado federal Léo Brito (PT). Como o senador já negou ter tido essa atitude, apesar da clareza das suas palavras em O Globo, em breve, as pazes acontecerão no nicho petista.


Capítulo final
Será convocada uma entrevista coletiva com Léo e o Jorge. Os dois se abraçarão em frentes às câmeras. Vão dizer que tudo não passou de um mal entendido e que estão mais unidos do que nunca. E, a culpa de tudo, é a intriga da oposição obviamente. Essa é a cena que antevejo. Aguardem…


A profecia do Lula no Acre
Conversei com o presidente do PT, Ermício Sena, que me explicou porque o ex-presidente Lula (PT) virá ao Acre, mesmo num momento politicamente ruim. Nos anos 90, Lula, vindo de Assis Brasil para Rio Branco teve uma visão de que se o Acre produzisse alguma coisa venderia tudo para o Peru e outros países vizinhos.


Maior do que a visão lulista
Mas o que Lula não previu é que o Acre venderia ainda os seus produtos sustentáveis para a Alemanha, os Estados Unidos, o Japão e Marte, como diz o jornalista Ray Melo. Por isso, Lula vai inaugurar a Dom Porquito, um misto de capital privado e público, em Brasiléia. Irá comprovar a sua profecia. Só não entendo o que tem de sustentável em vender carne de porco e afins.


Pelo ar é mais fácil
Pena que vão levar o Lula para a fronteira com a Bolívia de avião, na segunda 30. Seria legal ele passar de carro pelos últimos 30km antes de chegar em Brasiléia. Iria sacolejar por quase uma hora para chegar ao destino. Quem sabe pediria para alguém tomar providências sobre o trecho que parece mais com as crateras do solo lunar. Isso é mais fácil dele conseguir com a Dilma (PT) do que trocar o ministro da economia.


Cada um que se vire
Ermício desmentiu que o PT está mobilizando ônibus para levar os fãs do “Pai dos Pobres” à fronteira. Ele me disse que quem quiser que se mobilize para fazer selfies com o operário bem sucedido que virou presidente e teve cerca de R$ 50 milhões passando pelas suas contas bancárias pessoais, desde 2011. Claro que isso tudo fruto do seu empreendedorismo pessoal. Um exemplo…


Por que o PT ainda não tem candidato em Cruzeiro?
Um importante membro da FPA me explicou essa questão. Segundo ele, a maioria dos cargos governamentais no município foram divididos entre o PT e o PSB. O PC do B e outros partidos nanicos foram praticamente alijados da partilha comprometendo a união da FPA.


Mudança de rumos
Assim a maioria dos partidos nanicos irão apoiar o candidato do prefeito Vagner Sales (PMDB), Ilderlei Cordeiro (PMDB). O PT queimou o nome que tinha e, segundo me informaram, o ex-prefeito Itamar de Sá (PT), não pode ser candidato por questões jurídicas.


Coelho da cartola
A cada dia surgem novas especulações. Apesar de se tratar do Partido dos Trabalhadores, em tese, os nomes são sempre de empresários. Mas o PT vai precisar na realidade de uma mágica para ter um candidato competitivo.


Fincado onde está
O deputado estadual Joza da Farmácia (PTN) me garantiu que o seu partido não apoiará ninguém da oposição em Cruzeiro do Sul.  Quanto a ele mesmo ser o candidato da FPA, não senti muita convicção do parlamentar.


O plano B do PT
Uma outra fonte governista, em Cruzeiro do Sul, já mais conformada pelo deputado federal César Messias (PSB) não ser candidato me disse o seguinte: “Quem ficará mais forte na disputa será o ex-deputado Henrique Afonso (PSDB)”. Ele supõe que os votos da FPA irão para ele.


Apologia ao crime
O deputado federal Major Rocha (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara para falar do inquérito que pediu para instaurar por um fato acontecido na Plenária da Juventude do PT. Havia fotos de Zé Dirceu, Derlúbio Soares e outros mitos petistas como heróis. Como são condenados pela Justiça, Rocha acha que é uma apologia ao ilícito.


Oposição sem vingança
Que o momento para o PT é muito difícil está óbvio. Mas se a oposição quiser aproveitar essa maré de enfraquecimento das esquerdas no Brasil terá que se aperfeiçoar muito ainda. Se nas eleições vierem com discursos de vingança contra os atuais detentores do poder correm o risco de cair na descredibilidade. Acho que as pessoas estão mais interessadas na saída dessa crise em que se meteu o país do que em ódio e vingança. E para se achar saídas é preciso de projetos e planejamentos que passem credibilidade à população. Se não for assim será trocar seis por meia dúzia e a crise não irá se dissipar.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido