Menu

Jorge Viana sai em defesa para que Alan Rick permaneça na FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A notícia de que o deputado federal Alan Rick (PRB) teria sido convidado a se retirar da FPA, nesta terça, 15, caiu como uma bomba em Brasília. Estava coincidentemente no gabinete  do senador Jorge Viana (PT), combinando uma entrevista a ser gravada, quando o deputado federal retornou uma ligação para o senador. Pelo tom da conversa entre os dois a decisão tomada pelos articuladores políticos do PT não condiz com a visão do senador acreano. A primeira reação de Jorge Viana foi achar muito grave um parlamentar federal sair da FPA. Jorge pediu um tempo a Alan para tratar do assunto com o seu irmão, o governador Tião Viana (PT).


A hora da diplomacia
Posteriormente após falar com o governador, Jorge chegou a conclusão de que não há de nenhuma das partes a intenção ruptura. O senador declarou: “Por enquanto, nada que uma boa conversa não resolva. Inclusive, está marcado ainda essa semana, em Rio Branco, um encontro entre Alan e Tião Viana que certamente vai superar essa situação e o mal entendido. Aliás, nesse momento de crise e dificuldade precisamos estar mais juntos do que nunca,” declarou Jorge Viana.

Publicidade

Candidata em Mâncio Lima
O prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB) terá a ex-vereadora do PT, Isete Pinheiro (PMDB) como candidata à sua sucessão. O lançamento da pré-candidatura teve o apoio da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), da ex-deputada Antônia Sales (PMDB) e do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB).


Histórico
Isete foi uma vereadora muito ligada ao ex-deputado federal Fernando Melo. Depois se tornou uma das principais secretárias municipais nas duas gestões de Cleidson Rocha. Pelo jeito está conseguindo unir internamente o PMDB.


Confusão à vista
A notícia não deverá cair bem nas hostes do PC do B de Mâncio Lima. O vice Ériton Maia (PC do B) estava contando como certa o apoio do PMDB para concorrer à prefeitura. Ériton sempre foi um vice fiel e esperava a retribuição em 2016.


Em busca de apoio
O jovem advogado Júnior Feitosa (PSB) está se movimentando para ser candidato a prefeito de Tarauacá. Nesses dias esteve com a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD). A sugestão é que ela aceite ser vice na chapa do advogado.


Precipitação
Júnior realmente tem chances de ganhar a eleição de Tarauacá em 2016. Resta saber se os cardeais da FPA aceitarão essa disputa interna na FPA com o prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Aparentemente Júnior tem o apoio da nacional do PSB. Mas será que um dos partidos que mais cargos tem no atual Governo Estadual vai jogar contra o seu principal patrão? Acho difícil.


Apoio incondicional
O senador Gladson Cameli (PP) está dando todo o suporte para o prefeito de Epitaciolândia, André Assem (PP). Tem corrido ministérios para conseguir importantes liberações para a prefeitura. Gladson afirma ter uma pesquisa eleitoral em que André aparece bem na ponta em 2016.


Balançado
Uma fonte próxima ao deputado federal César Messias (PSB) me adiantou que ele ainda não se resolveu sobre a disputa de 2016. Tem recebido insistentes pedidos para que seja o candidato em Cruzeiro do Sul. Se vai se balançar só o futuro dirá.


Situação cômoda
César poderá disputar a eleição, caso tope, no mandato de federal. Se ganhar vira prefeito e se perder continua como deputado. Particularmente acho difícil Messias aceitar essa missão. Mas como a política é como nuvens melhor esperar…


Crise pesada
No Senado, ouvi o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), conversando com a imprensa. Ele garantiu que será muito difícil o Governo Dilma conseguir aprovar o CPMF no Congresso Nacional. Tem gente da base governista que realmente não irá votar. Temem pelo desgaste nos seus estados.


Aguardem…
Estou em Brasília preparando material em vídeo e escrito para apresentar aos leitores da coluna. Por isso, peço paciência com as atualizações que não têm sido tão constantes.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido