Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul firma parceria com o Ministério Público para ações de combate à dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

combate_02
A prefeitura de Cruzeiro do Sul ganhou um novo parceiro no combate à dengue no município. Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público Estadual (MPE) selou um pacto entre os profissionais em saúde e a Justiça Comunitária, um recurso que será utilizado na conscientização dos moradores para que o número de casos siga em queda na segunda maior cidade do Acre.


As intervenções passam a contar com o apoio da Justiça Comunitária que fará acompanhamento e, quando necessário, mediação direta, através do Ministério Público junto aos moradores, em alguns casos, onde se negam a contribuir com as ações do poder público no combate à doença. Só no primeiro semestre mais de quatro mil casos foram registrados. Em 2014, o número de casos ultrapassou 24 mil.


De acordo com a Coordenação de Vigilância Entomológica, as ações de combate e prevenção à dengue foram intensificadas com base também na resistência de uma grande parcela de moradores de Cruzeiro do Sul. A Coordenadora de Entomologia, Muana Araújo, explica que, “já foram encontrados dezenas de casos de reincidência. A pessoa se nega a colaborar. Aí todo o trabalho corre o risco de ser perdido”.

Anúncios


Combate_04
Muana Araújo destaca que o reforço da Justiça Comunitária nas ações do poder público municipal que tem dado resultado positivo, ajudando no declínio dos índices da doença que estão caindo cada ves mais. “Agora, quem não quiser colaborar, fazendo sua parte no combate à dengue, vai ter que se explicar com o MP e assumir suas responsabilidades perante a comunidade”, destaca a coordenadora.


Os agentes da Justiça receberam da Secretaria Municipal de Saúde, um mapa, diagnosticando a realidade de cada bairro do município, com identificação das residências onde o combate à dengue não tem sido aderido pelos moradores. O psicólogo, Marcelo dos Santos, que coordena a Justiça Comunitária em Cruzeiro do Sul, disse que todos os casos serão tratados de forma isenta.


O MP vai mediar o conflito e alertar para a responsabilidade do proprietário ou morador e, se ainda assim, houver resistência, a lei prevê até prisão para os infratores. “Esperamos que não seja preciso, mas onde se fizer necessário usaremos a lei, para que a pessoa entenda que é dever de cada um zelar pela saúde e bem estar de todos”, enfatiza Marcelo dos Santos.


Segundo a Secretária Lucila Brunetta, o município tem utilizado de todos os recursos e apoios disponíveis para garantir a normalidade da rotina dos agentes e os procedimentos para manter as residências livres de infestações do mosquito.


combate_03
“Nosso foco continua sendo o combate ao mosquito, aliado a conscientização da população. Não basta só o prefeito Vagner Sales contratar os agentes, montar estrutura e dar o apoio a nossa Secretaria. Isso nós já temos. Queremos também, é o total apoio da nossa população, especialmente daquele morador resistente, que não ajuda, não colabora e não pensa no seu próprio bem estar e de sua família”.


Para o Prefeito Vagner Sales, a melhor resposta a seus opositores, está na redução significativa dos número de casos de dengue em Cruzeiro do Sul. “Esta vitória se deu graças aos nossos profissionais que não mediram esforços e de grande parte da população que nos apoiou. Nunca contamos com o apoio do Governo do Acre, este sempre fechou as portas pra nossa administração. Mas, isso não nunca nos abalou. Redobramos as ações de combate, conseguimos importantes parceiros e graças a Deus, desde março colocamos a Dengue em níveis aceitáveis pelo Ministério da Saúde. Continuamos em alerta, pois nossa meta é diminuir ainda mais os números. E para isso a população sem dúvida nos ajudará mais uma vez, finalizou Sales.


Combate_05


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido