Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acreanos estão pagando multa pelo “consumo excessivo” de energia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A conta de energia no Acre é uma das mais caras do Brasil. Em 2013, chegou a ser a primeira. O que não se sabia é que, desde o início deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  fixou a bandeira vermelha para todos os Estados do país, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima. Com isso, consumidores passaram a pagar RS3 a cada 100 kwh (quilowatts-hora) consumidos, o que encareceu ainda mais a conta de energia elétrica.


De acordo com o diretor do Sindicato dos Urbanitários, Mauro Bezerra, o sistema estabelece a cobrança de uma taxa extra para cada 100 kWh de energia usados. Os recursos arrecadados pelas distribuidoras, ainda segundo ele, financiam a produção de energia mais cara, devido principalmente ao uso mais intenso das termelétricas.

Anúncios


“Os acreanos foram presenteados com a tal da bandeira vermelha. É uma espécie de punição para as pessoas que consomem mais de 100 kwh”, repudiou a deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que apresentou um projeto de lei propondo a redução de ICMS no talão. A Eletrobras Distribuição Acre, antiga Eletroacre, figura sempre nas primeiras posições no ranking elaborado pelo Procon quando o assunto é reclamação dos consumidores.


As constantes quedas de energia, principalmente na zona rural, é um dos principais problemas da empresa. No mês passado, um agricultor do município de Xapuri derramou 300 litros de leite. O motivo do desperdício é a falta de energia que, por ser frequente, está desestimulando os produtores. As interrupções, segundo o morador, seriam causadas pela ausência de um dispositivo de segurança chamado por ele de “canela”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido