Menu

Pesquisar
Close this search box.

Neuropsicóloga destaca aumento de Autismo nos últimos anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A incidência do autismo na população tem registrado grande aumento nos últimos 50 anos. Segundo neuropsicóloga francesa Bernadette Rogé, estudos epidemiológicos mostram que houve um salto de um (1) em cada grupo de 2 mil pessoas para 1 em 150.


A informação foi repassada em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 26, na sétima edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz realizada no Senado.

Anúncios


Bernadette Rogé destacou estudos à base de imagens que permitiram avanços no conhecimento da morfologia e funcionamento do cérebro de pessoas com autismo.


As pesquisas mostram, por exemplo, alterações na distribuição da massa cinzenta e de substâncias em áreas identificadas como o “cérebro social”, ativadas quando a pessoa se envolve em interações sociais. Anomalias na mesma região dificultariam a perfeita identificação da voz humana, “tratada como qualquer outro som”.


Ela ressaltou a importância de diagnóstico precoce e imediato início de intervenções para favorecer o desenvolvimento do autista, além da necessidade de suporte aos pais.


Sobre tratamentos, citou a prescrição de melatonina para ajudar a controlar distúrbios do sono e também da ocitocina, que ativa ligação hormonal estimuladora da confiança para interações sociais.


O autismo surge na infância e se caracteriza pela dificuldade de interação social, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. Atualmente, o transtorno é reconhecido como parte de um espectro de doenças, que variam de problemas brandos a graves, inclusive com a presença de retardo mental.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido