Uma gotinha e uma picada que podem fazem toda a diferença. Começa no próximo sábado, 8, em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação que busca manter o Brasil livre da poliomielite e garantir a erradicação do sarampo. A proposta é do Ministério da Saúde.
No Acre, a meta para 2014 é de imunizar cerca de 30 mil crianças contra a paralisia infantil, além de outra 24 mil contra o sarampo, rubéola e caxumba. A meta é para todo o Estado.
Para Alissandra Santos, gerente estadual da vigilância epidemiológica da Sesacre, “a vacina é segura, induz à boa imunidade do intestino e também do humor, possibilita a imunização dos contatos com as pessoas vacinadas, além de ser recomenda pela Organização Mundial de Saúde [OMS]”, garante à Agência Acre.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990. No entanto, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).
Assim como o Sarampo, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que no passado acometeu milhares de crianças.