Menu

Pesquisar
Close this search box.

Falta de atenção prejudica aprovados no concurso da Secretaria de Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um email enviado a redação do ac24horas denunciava uma série de prejuízos causados a alguns dos aprovados que participaram ontem, 19, da etapa final (teste de capacidade física) do concurso público da Secretária Municipal de Saúde realizado no Ginásio do Sesi.


De acordo com o email, muitos dos aprovados tiveram problemas logo na apresentação do exame de aptidão emitido pelo médico, pois segundo prevê o edital, no item 11.6, o exame deve constar “ESFORÇO FISÍCO”.

Anúncios


Ocorre que muitos estavam assinalados como “APTIDÃO FISÍCA”, o que gerou um corre corre entre os candidatos que mediante autorização da banca examinadora saíram para corrigir o erro. Alguns teriam retornado, já outros foram impedidos de participar da etapa final.


Outro problema denunciado envolve a vestimenta de alguns dos participantes que teriam usado roupas inapropriadas (calça jeans completa) e fora do que prevê o edital, que determina o uso de bermuda, short ou calça ¾.


“A maioria estava como Aptidão Física, desde então começou a correria e o nervosismo entre os candidatos que estavam presentes, muitos desistiram, pois ficaram horas na fila pra conseguir o atestado, outros que retornaram ficaram desconcentrados e nervosos atrapalhando até na hora das provas. Cobraram tanto o atestado, mas esqueceram as vestimentas dos candidatos, pois muitos estavam com calças inteiras”, diz trecho do email.


O denunciante, que não se identificou, prometia entrar com um pedido de limitar e ainda convocava aos demais para tentar reverter à situação. “Todos que se sentiram prejudicados, assim como eu, procurem o Ministério Público antes do resultado final. ou até mesmo o juizado da Fazenda Pública para entrar com pedido liminar. Vamos nos unir!!”, conclui o candidato.


Presidente da Comissão Organizadora confirma incidente, mas nega privilégios
Em entrevista ao ac24horas, a presidente da Comissão Organizadora do Concurso da Semsa, Thaís Silva de Moura, confirmou o problema relacionado a obrigatoriedade do termo ‘ESFORÇO FÍSICO” no exame, mas negou que candidatos tenham participado dos teste com uso de roupas inapropriadas.


“Realmente alguns candidatos que não estiveram atentos ao edital e apresentaram o exame com o título diferenciado do que prevê o edital, mas a banca examinadora possibilitou a esses candidatos que reparassem o erro e, alguns, regressaram horas depois para realização do exame”, informou.


Thaís Silva lamentou o fato e atribuiu o incidente a falta de atenção quanto às determinações previstas no edital. “É de suma importância que o candidato obedeça as exigências, do contrário será excluído do certame”, explicou.
Quanto à vestimenta, Thaís Silva negou qualquer privilégio. Segundo ela, a comissão registrou apenas um fato envolvendo um candidato do sexo masculino, que teria ido de calça completa, porém, outro candidato cedeu o short para que o mesmo realizasse os exames. Eu acompanhei de perto e esse foi o único caso registrado quanto a vestimenta inadequada, porém foi resolvido pelo candidato”, esclareceu.


Em relação a uma possível ação para suspender o andamento do certame, Thais destacou que caberá a justiça acatar ou não, mas que esperar a conclusão do certame e o respeito aqueles que cumpriram com todas as exigências previstas no edital”, conclui.


Juizado e MP informam que não houve registro de denúncias


Por telefone, a reportagem do ac24horas foi informada pela servidora Amanda Aquino, do Juizado Especial da Fazendo Pública, que até as 11h da manhã desta segunda-feira, 20, não foram registradas qualquer denúncia envolvendo o certame, tampouco a Promotoria de Patrimônio Público do Ministério Público Estadual registrou qualquer pedido envolvendo a organizadora do certame.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido