Menu

Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que é ‘boca de urna”?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cada dois anos, os brasileiros exercem sua cidadania elegendo aqueles que irão governar por quatro anos seu país, estado ou município.


Neste período cresce também as dúvidas dos eleitores quanto aos seus direitos e deveres, uma das maiores dúvidas é com relação a famosa ‘boca de urna’, considerado crime que pode levar o infrator para a cadeia.

Anúncios


Saiba como identificar a ‘boca de urna’


Para ajudar o eleitorado acreano, a reportagem do ac24horas explica que é fácil reconhecer quanto alguém está cometendo o crime de ‘boca de urna’. Em muitos casos, o próprio eleitor comete o crime sem se dar conta.


Aqueles que realizarem qualquer manifestação pública com o uso de alto-falantes e amplificadores de som, pequenos comícios, carreatas ou até mesmo distribuir material de propaganda política, aliciar ou tentar influenciar o voto do eleitor estará cometendo um crime previsto no artigo 39, parágrafo 5o, I e II, da Lei Ordinária 9.504/97.


A denúncia


O eleitor que perceber a prática criminosa por parte de terceiros deverá informar a polícia mais próxima e, assim, contribuir para a isenção e respeito ao processo eleitoral. Outra pratica bastante comum de ‘boca de urna’ é o transporte de eleitores aos locais de votações.


Por isso, muito cuidado com carona de amigos, terceiros ou até mesmo de estranhos, que circulam pelas ruas oferecendo carona, pois no final ele cobrará a gentileza lhe oferecendo uma colinha do candidato dele.


Penalidades


O eleitor ou candidato que for flagrado cometendo qualquer das infrações citadas poderá ser condenado de seis meses a um ano; ou a prestação de serviços à comunidade; ou pagamento de multas que variam de cinco à R$ 15 mil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido