Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais de 2,2 milhões de eleitores do Amazonas devem ir às urnas hoje

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No dia 5 de outubro, brasileiros de todas as cidades saem de casa com o mesmo intuito: o exercício da cidadania praticado através da urna eletrônica. No Amazonas, a expectativa é que o número de eleitores passe dos 2,2 milhões. Segundo estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) as 70 zonas eleitorais espalhadas pelo Estado, totalizam 2.226.89 eleitores amazonenses que terão a oportunidade de escolher democraticamente seu presidente, senador, deputados federais e estaduais.


Das 70 zonas eleitorais, 13 delas estão localizadas em Manaus, um total de 1.243.844 de eleitores só na capital amazonense. A maior zona eleitoral da cidade, a 70ª zona, será atendida por 57 escolas e compreende bairros como Cidade Nova, Nova Cidade, Santa Etelvina, Novo Israel, Monte Sinai, Terra Nova, Monte das Oliveiras e Colônia Santo Antônio.

Anúncios


Os 62 municípios do Amazonas representam 983.047 dos eleitores do Estado, entre as cidades com maiores números de eleitores estão, respectivamente, Parintins (64.280), Itacoatiara (55.269) e Manacapuru (52.231). Japurá, a cidade com menor número de eleitores fica a 744 km de Manaus e contará com seis escolas para registrar os votos de seus 3.816 eleitores.


A etnia Tikuna é a mais numerosa do Brasil, ocupando 26 terras indígenas principalmente no alto Solimões, em cidades como Tabatinga, a 1,106 km da capital, 36ª zona eleitoral do estado. Nesta zona haverão 14 seções distribuídas em três comunidades indígenas, Comunidade Belém do Solimões e Comunidade Umariaçu I e II. Pra essas seções é esperado aproximadamente 3 mil votos indígenas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido