Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vagner Sales: o candidato “oculto” das eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem chega no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul e segue para o centro da cidade se depara com milhares de placas de candidatos de todas as coligações. Mas a predominância do azul no percurso é notável. O prefeito Vagner Sales (PMDB), apesar de não ser candidato das eleições de 2014, parece que não está brincando de fazer política. Vagner apoia com intensidade a sua esposa, deputada Antônia Sales (PMDB), para vice-governadora, a filha, candidata a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) e o jovem advogado Jonathan Donadoni (PMDB) para estadual. As preferências eleitorais do prefeito estão explicitas tanto no visual de campanha quanto na quantidade de carros de som que transitam por Cruzeiro do Sul. O município respira política nessa reta final das eleições e Vagner mergulhou de cabeça na campanha para reforçar o seu time em 2015. Se vai conseguir ou não já é com o eleitorado.


Campo de disputa
A FPA do Acre realiza na sexta, 26, uma caminhada pelo bairros de Cruzeiro do Sul com a presença dos seus candidatos majoritários. Enquanto isso no mesmo horário o prefeito Vagner Sales inaugura a Praça Orleir Cameli no coração da cidade.

Anúncios


Estratégias
A passeata da FPA acontecendo no exato momento da inauguração da praça mostra que ninguém quer perder espaço junto aos eleitores de Cruzeiro do Sul. A rivalidade entre Vagner e o candidato à reeleição Tião Viana (PT) está pra lá de explícita.


Enquanto isso…
Bocalom (DEM) que andou esses dias também por todos os municípios do Juruá adotou uma estratégia interessante. No final de semana, enquanto se dedicará a fazer campanha no Alto Acre, deixará o seu candidato a vice-governador Henrique Afonso (PV) mobilizando eleitores no Juruá.


A Meca de votos
O voo para Cruzeiro do Sul está diariamente lotado de candidatos a deputado estadual. Na quinta, 25, pude contar oito diferentes. Inclusive, o atual presidente da ALEAC, deputado Élson Santiago (PEN), que fez do Juruá o seu principal colégio eleitoral.


Muitos caciques para poucas vagas
A principal chapa de estaduais da FPA será muito disputada. Para conseguir uma das vagas os candidatos, na minha avaliação, precisarão de mais de seis mil votos. Deputados com mandato e ex-secretários terão que se “estrebuchar” se quiserem se eleger.


A lista da degola
Os principais candidatos da chapa: Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT), Élson Santiago (PEN) Jamyl (PEN), Maria Antônia (PROS), Lourival Marques Filho (PT), Reis (PT), Daniel Zen (PT) Dr. Jacson (PT) e Astério Moreira (PEN). Todos “pesos pesados” disputando seis vagas.


A volta dos que não foram
Conversando com Élson Santiago, ele me disse que pelo que tem visto na campanha apenas 12 dos atuais deputados têm chance de retornar em 2015. Mesmo porque nove nem disputaram a reeleição.


Possíveis surpresas
Na chapa do PC do B com o PTB tem dois candidatos que podem ter mais votos do que o esperado. Jair Santos (PC do B) e Iria Mattos (PC do B). A vereadora de Cruzeiro do Sul está com uma campanha bem visível na cidade.


Força de campanha
Quem se impressiona com o volume de campanha a deputado estadual de Ney Amorim (PT), na Capital, fica ainda mais impressionado no interior. No Juruá, que nunca foi sua base eleitoral, o número de carros envelopados e placas de Ney são notáveis.


Campanha de majoritário
Acredito que nem os candidatos ao Governo e ao Senado da oposição conseguiram fazer uma campanha tão “vistosa” quanto Ney. Mesmo a campanha de Tião Viana, em alguns lugares, não tem a mesmo visibilidade.


Favoritos
Jonas Lima  e Ney Amorim irão disputar para ver qual dos dois terá mais votos. Só não aponto Jonas como possível secretário da ALEAC porque o deputado não tem a simpatia dos cardeais do PT que são da DR. Mas Jonas está fazendo uma forte campanha para a sua reeleição.


Lembranças esquecidas
Quando se comemorou os 27 anos da Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC) esqueceram de um pequeno detalhe: falar do seu criador. Flaviano Melo (PMDB) criou a FUNTAC no seu governo e empregou técnicos que atualmente são algumas das principais lideranças do PT.


Semana de decisão
Dependendo das performance dos quatro candidatos ao Governo nessa reta final teremos uma noção se vai haver ou não um segundo turno. Algumas pesquisas que foram divulgadas mostram que a diferença é pequena entre a soma dos três da oposição e a do candidato à reeleição Tião Viana. Mas nessa disputa o que me impressiona é o silêncio dos eleitores. Não acredito que o segundo turno seja captado por nenhum instituto de pesquisa. Se acontecer vai ser por vontade dos eleitores. E nesse caso, começará uma nova eleição no Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido