Menu

Pesquisar
Close this search box.

Astrônomos internacionais ministrarão oficinas no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre receberá de 04 a 14 de agosto o GalileoMobile  BraBo – projeto itinerante educacional científico que consiste na segunda edição de uma expedição de pesquisadores brasileiros, espanhóis, portugueses e norte-americanos que estarão agora na Bolívia (Pando) e no Brasil (Acre e Rondônia) pesquisando sobre etnoastronomia (ciência que estuda, por intermédio dos costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos). O grupo desenvolverá atividades educativas envolvendo estudantes de escolas públicas, professores e graduandos de licenciaturas nas áreas das Ciências e também ações voltadas para pessoas com baixa visão.


Na segunda-feira, dia 04, a expedição estará visitando o Centro de Atendimento a Deficientes Visuais (CADV) em Rio Branco e nos dias 05 e 06 de agosto acontecerão oficinas para professores e alunos da Rede Pública de Ensino.  Os alunos das escolas públicas serão divididos em duas faixas etárias – Nível Básico (12 a 17 anos) e Avançado (Ensino Médio acima de 14 anos). Estudantes de cursos superiores de licenciatura em Ciências e professores receberão orientações mais ampliadas. Temas como Constelações 3D, espectroscópio, relógio solar equatorial, rotações, órbitas, galáxias e expansão do Universo serão abordados. Em Rio Branco as oficinas da Expedição Galileo Mobile acontecerão no Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Rio Branco (Av. Brasil, n° 920, Bairro Xavier Maia).

Anúncios


No dia 07 e 08 o grupo estará em Sena Madureira, onde com o apoio de professores e técnicos do IFAC as ações acontecerão na Escola Estadual Dom Júlio Matiolli. E nos dias 11 e 13 de agosto as oficinas estarão acontecendo na sede do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul (Estrada da APADEC, nº 1.192 Ramal da Fazenda Modelo, bairro Nova Olinda).


Todos os dias o grupo de astrônomos estará ainda promovendo observações do céu. Na Capital a previsão é que os telescópios sejam instalados na praça do Parque São Francisco, na Avenida Getúlio Vargas.


A expedição GalileoMobilie tem o apoio de um grupo de professores do Instituto Federal do Acre dos Câmpus de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. O professor de Física do Câmpus Rio Branco, Cleyton de Souza, explica que a recepção da expedição do Acre é também resultado de uma das ações do Grupo de Astronomia Amadora do Acre – Gama Hidra (www.gamahidra.com.br e www.facebook.com/gamahidra), movimento que visa divulgar o conhecimento científico em Astronomia para todos que busquem contemplar e compreender o Universo. O nome Gama Hidra é uma referência a Gama Hidra Fêmea, estrela que representa o Estado do Acre na bandeira do Brasil. Na bandeira esta estrela está localizada abaixo da primeira letra “O” da palavra Progresso.


“Além do GalileoMobile, estamos afinando parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI”, complementou o professor.


Mais informações sobre a II Expedição GalileoMobile: www.galileo-mobile.org


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido