Menu

Pesquisar
Close this search box.

Unidos, Acre e São Paulo vão executar “Plano de Apoio aos Imigrantes”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo federal, em parceria com o Executivo de São Paulo e prefeitura de São Paulo, firmaram, nesta sexta-feira, 30, termo de compromisso de um “plano de apoio aos imigrantes”.


O documento é assinado por José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, pela secretária estadual Heloísa Arruda, também da Justiça, e pelo secretário municipal Rogerio Sotilli, dos Direitos Humanos. O ato ocorreu durante a Conferência Nacional sobre Migrantes e Refúgio.

Anúncios


Devem participar das ações os países-rota, os Estados do Acre e São Paulo. Mesmo com a parceria firmada, representantes dos governos trocaram provocações em declarações. Arruda disse que “o governo federal se comprometeu a organizar o fluxo dentro do Estado brasileiro, para não haver situações como agora, com pessoas colocadas em ônibus e transportadas em situações desumanas”.


Em palanque, Cardozo afirmou que “o governo federal não vai abrir mão” de políticas de acolhimento de migrantes. O governo federal anunciou aumento de vistos para o Brasil nas embaixadas de Porto Príncipe, no Haiti, e Quito, no Equador. Também foram anunciadas campanhas de comunicação no Haiti, Equador e Peru e reuniões de cooperação e combate à exploração no exterior.


No Acre, o governo disse que a Polícia Federal fará o registro inicial dos imigrantes e será emitido CPF e carteira de trabalho. O plano prevê que na capital Rio Branco será feito o acolhimento e intermediação de mão de mão de obra, além de mobilidade assistida a outros Estados. As informações são do Flolhapress.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido