O presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jamyl Asfury (PEN) recebeu nesta quarta-feira (5), um grupo de policiais civis para mediar com acordo com o governo do Acre, sobre as reivindicações da categoria que reclama não ter recebido benefícios no projeto encaminhado pelo Pode Executivo e aprovado no Pode Legislativo.
Segundo Jamyl Asfury, o governo tem interesse em abrir os canais de negociação e chegar a uma acordo que favoreça os dois lados da questão. “Sabemos que o Estado tem limitações nas dotações financeiras, mas o principal interesse é acordar propostas que possam ser cumpridas. Precisamos trabalhar dentro da realidade orçamentária de nosso Estado”, destaca.
O presidente do Sinpol/Acre, Itamir Lima que a categoria estaria com salários defasados, promoções atrasadas, data-base descumprida e efetivo insuficiente em todos o municípios. Segundo ele, a Polícia Civil do Acre está à beira de um colapso, já que parte muitos agentes de polícia estariam entrando com pedido de aposentadoria.
“O governo do Acre tem responsabilidade com a segurança do povo. Reconhecemos que precisamos avançar em alguns pontos, mas a equipe de governo está trabalhando para diminuir os indicadores de violência e ampliar a proteção do cidadão. Temos como exemplo os investimentos significativos na estrutura de segurança pública”, enfatiza Jamyl Asfury.
O deputado se comprometeu em intervir junto a equipe de articulação do governo e junto ao próprio governador – para abrir uma linha de diálogo com os policiais civis. “Tião Viana reconhece o trabalho prestado pela categoria. Ele sabe do compromisso e da honestidade de uma polícia que tem níveis de resolutividade invejáveis. Vamos chegar a um proposta que coloque fim a este impasse”, finaliza Jamyl Asfury.