Inaugurado há menos de um ano, em Cruzeiro do Sul, o Centro de Saúde do Produtor Rural, que prioriza atendimento a ribeirinhos e produtores rurais já atendeu mais de 20 mil pessoas, no município. A unidade básica de saúde se tornou referencia em saúde pública no Vale do Juruá.
O projeto idealizado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB) é apontado como um dos mais importantes investimentos em saúde pública pelas comunidades rurais de Cruzeiro do Sul e dos municípios do Juruá, que buscam os diversos serviços oferecidos pelos profissionais que trabalham no loca.
O Centro do Produtor Rural Zinho Santos conta com cinco médicos, nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria e psiquiatria. Os profissionais atendem a população da zona rural e zona urbana, além de dar suporte total até para pacientes de municípios do Estado do Amazonas.
Alguns pacientes relatam costumavam esperar meses por uma consulta. “Agora, a situação é bem diferente. Depois que nosso posto foi construído a coisa mudou, no mesmo dia sou atendida, recebo o medicamento e volto para casa satisfeita”, diz a produtora Maria de Fátima, de 58 anos.
Mais de 120 pessoas são atendidas por dia, com consultas médico odontológicas, atendimentos na área da psicologia, exames de pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, vacinação e uma equipe permanente de saúde com visitas nas residências de pequenos produtores.
Saúde e Dignidade
A prefeitura de Cruzeiro do Sul investiu em obras e aquisição dos novos equipamentos para proporcionar mais qualidade na saúde pública municipal. Mas nem sempre foi assim. Se hoje o município dispõe de total estrutura, no passado a situação era complexa.
O prefeito Vagner Sales destaca que o quadro era caótica ao assumir a prefeitura. “Encontramos os postos de saúde destruídos, com veículos sucateados e um quadro de profissionais insuficiente para a demanda da população. Transformar essa dura realidade foi um dos maiores desafios”.
O peemedebista ressalta que foi preciso muito planejamento e dedicação dos responsáveis pela área de saúde do município, além do apoio do senador Sérgio Petecão (PSD) e os deputados federais Márcio Bittar (PSDB), Antônia Lúcia (PSC), Flaviano Melo (PMDB) e Gladson Cameli (PP), para resolver a questão.
“Cruzeiro do Sul contou com o apoio imprescindível da bancada federal, que em Brasília, nos auxiliou na liberação de emendas parlamentares para a saúde. Hoje o povo cruzeirense tem orgulho do sistema de saúde público municipal, uma conquista que só foi possível através da política participativa”, diz Vagner Sales.
Segundo Sales, quando ele assumiu o município, Cruzeiro do sul tinha 17 postos de saúde. Em cinco anos de sua administração, foram construídos 15 novas unidades. A previsão é que até o final do segundo mandato, sua gestão serão entregues mais cinco, totalizando 37 postos de saúde.
“O montante de recursos investidos em saúde, nesses cinco anos ultrapassa a marca dos R$ 15 milhões de reais. um gestor público, seja ele governador ou prefeito, quando faz uma obra ele não está fazendo um favor pra população, ele está cumprindo com a obrigação constitucional do cargo que está exercendo”, finaliza Vagner Sales.