Menu

Pesquisar
Close this search box.

Policial da Força Nacional morre durante emboscada em conflito de terra

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O clima na região de Rio Pardo, em Porto Velho é de tensão depois que um policial da Força Nacional de Segurança Pública foi morto durante o enfrentamento com cerca de 170 posseiros, que após serem despejados de uma área de terra decidiram retornar ao local. Segundo informações da imprensa rondoniense os manifestantes estão revoltados depois que o Governo Federal não cumpriu o acordo de que, no máximo 30 dias, assentaria as famílias em um outro local. Passados mais de um ano sem definição os posseiros resolveram voltar para a Floresta Nacional (Flora) do Bom Futuro.


273e07a6534d0bea99c4813e69b93609_940x


Os protestos começaram na manhã de quarta-feira (13) quando os posseiros denunciaram supostos abusos de homens da Força Nacional, Grupo de Operações Especiais (Goe) e fiscais do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO) que estão em operação na Floresta Nacional, em Rondônia.

Anúncios


Os moradores relatam que os policiais teriam até baleado um morador durante a ação. Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas no protesto que derrubou árvores e queimou pontes na linha 6, estrada que dá acesso ao Distrito. Por conta disso os servidores federais ficaram sitiados dentro da Flona. São cerca de 10 camionetes com 40 servidores que estão ‘presos’ na selva.


6994abbe992be77ca4099c05e7c4fd8c_940x


De acordo com representantes dos posseiros, eles reivindicam a reabertura de negociação entre Governo do Estado e ICMBIO para permuta de áreas públicas que permita a manutenção das famílias que foram despejadas.


Um comboio composto por homens da Polícia Federal, Polícia Militar, Ibama e Força Nacional estavam voltando de uma Operação quando foram surpreendidos com uma ponte em chamas e com vários disparos efetuados pelos posseiros, neste momento, houve uma intensa troca de tiros.


As últimas informações sobre os conflitos em Rio Pardo, são de que um grupo de moradores cercaram e invadiram a base onde estavam militares da Força Nacional e houve conflito.


Os policiais reagiram com bombas de efeito moral, sendo que os manifestantes incendiaram uma viatura que ficou totalmente destruída pelo fogo.


Um policial foi atingido com um disparo e morreu no local. Um helicóptero está sendo aguardado em Buritis para resgatar o corpo do militar. Em virtude da situação os policiais da força de segurança deixaram o local.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido