Menu

O vice ideal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os novos movimentos das nuvens políticas podem reabilitar o nome do secretário da SEDENS, Edvaldo Magalhães (PC do B) para ser vice de Tião Viana (PT). Se o PT Nacional decidir que Anibal Diniz (PT) será o candidato ao Senado não existe outra alternativa para manter a unidade da FPA do que oferecer cargos relevantes aos partidos aliados. A vice e a presidência da ALEAC entrariam nas negociações.


Sonho “possível”
Edvaldo teria a certeza de ser pelo menos por oito meses o governador do Acre, caso a FPA consiga reeleger Tião Viana, que sairia para o Senado, em 2018. Esse sonho sempre foi acalentado por Magalhães. Mas as urnas nunca mandaram-lhe uma mensagem positiva para realizá-lo

Publicidade

Experiente
As gestões de Magalhães na ALEAC e na SEDENS não deixam dúvidas da sua capacidade de gestor.  Além disso, Edvaldo já mostrou a sua lealdade ao “projeto” e o fato de ser do Juruá poderá viabilizar a sua candidatura.


Na frente
A vantagem de Edvaldo Magalhães (PC do B) para ser vice está no passado. Em 2006, Edvaldo abriu mão da vaga para César Messias (PSB) para viabilizar a candidatura de Binho Marques (PT).  


Très bien madame
Alheia as fofocas sobre a vaga da FPA ao Senado, a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) está na França. Ela representa o Congresso Nacional como presidente da Comissão de Relações Exteriores, na questão da transferência de tecnologia para a fabricação de um submarino nuclear brasileiro.


Longe de jogar a toalha
Por telefone, a comunista garantiu que está tranquila. “Não acredito que um partido, o PT, que deseja ficar 20 anos no poder no Acre, vai querer todas as vagas majoritárias em 2014. Isso não tem nem lógica,” afirmou.


Construindo a unidade
Perpétua está fazendo um jogo de paciência. Ela revelou que tem conversado bastante com os outros partidos da FPA para consolidar as suas pretensões. “Inclusive, tenho mantido conversação também com personalidades nacionais do PT para explicar o quadro no Acre,” garantiu.  


Alternativas
A deputada admite que precisa do PT para ser candidata ao Senado. “Mas se houver uma insistência com o nome do PT, nós do PC do B vamos nos reunir para fazer o que for melhor para o partido,” disse ela.


Focada
Perpétua Almeida afirmou estar focada com a concordância do diretório nacional do PC do B para concorrer ao Senado em 2014. “Não vou entrar nessa ‘guerra’ de contrainformações. Não existe nada ainda resolvido. Vou trabalhar pela união da FPA e esperar pelos desdobramentos,” finalizou.


Resumindo
A vaga de vice da FPA dependerá diretamente da escolha do candidato ao Senado. Se o PT ficar com a vaga certamente o vice será de outro partido.


Plano nacional
Ao contrário da disputa no Acre a corrida presidencial de 2014 já tem os nomes principais postos no tabuleiro. Além de Dilma (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (PSB) só devem aparecer novos candidatos “nanicos” que não mudarão em nada o atual cenário.


Contradição
O antipetismo nunca foi tão grande no país depois das manifestações de rua de junho. Mesmo assim, Dilma (PT) lidera com folga as pesquisas de intenções de voto. Vai entender…

Publicidade

Reabastecido
O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou satisfeito da Festa no rio Gregório dos índios Yawanawa. Ele afirma que esse é o maior evento de turismo que o Acre tem atualmente. Com a participação de pessoas de vários países.


Novas energias
Na realidade o senador acreano vai precisar mesmo de muita energia positiva da Floresta. As coisas não andam fáceis dentro do PT. As eleições internas estão criando um grande desgaste político para o PT no ano que antecede as eleições gerais.


Unidade “partida”
Jorge que sempre foi um zelador da unidade do PT está vendo seu trabalho ir pelo ralo. Não há como juntar mais os pedaços do “travesseiro de penas” que virou a disputa pela presidência do PT acreano.


“Ferida” aberta
O vereador da Capital Gabriel Forneck (PT) acha que o processo eleitoral interno do PT vai expurgar o veneno que rola atualmente nos bastidores do partido. Segundo ele, não adiantaria ter apenas um candidato e continuar o descontentamento de alguns filiados que falam mal de tudo pelas costas.


Quando o carnaval chegar
Mas não se iludam. Quando chegar a hora da disputa eleitoral os petistas estarão juntos novamente numa trégua conveniente. Passadas as eleições, ganhando ou perdendo, as desavenças internas voltarão outra vez.


O mantra verde
O deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) não está perdendo nenhuma oportunidade na mídia para reafirmar a sua candidatura ao Governo. Seja na TV, no rádio ou na imprensa escrita Henrique está sempre reafirmando a sua intenção.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido